Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Loving (2016): lição ainda não aprendida

Baseado em fatos reais, o argumento é fenomenal e – para a tristeza da humanidade – de exposição socialmente necessária. Apesar do ótimo elenco, como filme, a obra não alcança seu potencial.

  sexta-feira, 03 de março de 2017

Crítica | Redemoinho (2016): quando o melhor da televisão e do cinema se encontram

Ousando em sua estreia cinematográfica, um diretor experiente do meio televisivo constrói um projeto visceral, que presta homenagem ao seu estado natal e oferece boas perspectivas ao nosso cinema.

  sexta-feira, 03 de março de 2017

Crítica | Logan (2017): finalmente vimos o verdadeiro Wolverine

A emocionante trajetória do herói envelhecido em busca daquilo que ele mal conhece e da esperança incorporada em uma inocente vítima da ignorância humana.

  quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Crítica | Um Homem Chamado Ove (2015): coração leviano

Preenchido por um surpreendente sentimentalismo nostálgico e colorido por um azul delicado do frio sueco, esse comédia resulta numa saborosa quebra da cinematografia nórdica

  terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Crítica | Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016): exemplar extraordinário de estudo de personagem

As longas elipses revelam uma falha de concepção no roteiro, prejudicando o terceiro ato, bem aquém do primeiro. Entretanto, as atuações grandiosas e a direção eficaz garantem muita qualidade no primeiro grande trabalho de Barry Jenkins.

  terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Crítica | A Grande Muralha (2016): quando o resultado é entregue antes do fim

William Garin (Matt Damon) está num mundo que pensa dominar, mas longe disso. Muitas novidades são apresentadas e somos colocados em uma história de batalhas cheias de soluções extravagantes, mas muito mal distribuídas durante os três atos do filme.

  sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Crítica | John Wick – Um Novo Dia para Matar (2017): bem-vindo ao mundo alucinado de John Wick!

John Wick está de volta em filme de ação competente e divertido, que demonstra que não é preciso "inventar a roda" para satisfazer o público.

  sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Crítica | Aliados (2016): uma excelente espionagem vintage

Partindo de um argumento nada original, o filme já começa em descrédito. Entretanto, a produção é feita com muito esmero e poucas falhas, destacando-se a atuação de Marion Cotillard, a direção de arte e o figurino.

  sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Crítica | A 13ª Emenda (2016): muito mais que doze anos de escravidão

Documentário original da Netflix reconstitui a história e reúne nomes respeitados para discutir a segregação racial do sistema prisional americano.

  terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Crítica | Sing Street – Música e Sonho (2016): uma catarse musical contagiante

Diretor irlandês atinge sua maturidade cinematográfica e, com muita música e uma energia vibrante no melhor estilo "Quase Famosos" (2000), parece saber mais do que nunca os sentimentos que quer transmitir.

  terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Crítica | LEGO Batman – O Filme (2017): divertida homenagem ao Cavaleiro das Trevas

Referenciando todas as versões do personagem desde sua criação por Bob Kane e Bill Finger, esta produção reconhece a importância do Batman para a Cultura Pop, brincando com uma engraçadíssima caricatura deste em uma anárquica aventura animada.

  terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Crítica | Toni Erdmann (2017): Os tiozões também têm coração!

O filme alemão, indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira, é uma viagem bem humorada e emocionante em que um amalucado pai busca apenas a felicidade de sua filha.

  segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Crítica | Cinquenta Tons Mais Escuros (2017): um perigoso desastre

Existem três modos de enxergar esse "Cinquenta Tons Mais Escuros", segundo filme da trilogia iniciada em "Cinquenta Tons de Cinza", baseado no livro homônimo de E.L. James. Ele pode ser visto como um drama erótico fracassado, uma comedia involuntária bem-sucedida ou como uma obra perigosa que justifica e romantiza o comportamento machista e possessivo.

  sábado, 11 de fevereiro de 2017

Crítica | Minha Vida de Abobrinha (2016): uma animação sensível sobre angústias profundas

Com pouco mais de uma hora de duração, longa é eficiente ao contar uma história singela sobre os sentimentos mais profundos do ser humano, do abandono e da necessidade de amar e se sentir amado

  quarta-feira, 08 de fevereiro de 2017

Crítica | Um Limite Entre Nós (2016): roteiro soberbo e excelente elenco

Embora a direção não seja criativa, o irretocável roteiro é interpretado com maestria pelo elenco sublime, em um show de atuação de Denzel Washington e Viola Davis.

  sexta-feira, 03 de fevereiro de 2017

Crítica | O.J.: Made in América (2016): Fama e Racismo correm paralelos

Documentário de 7h47m é uma obra de arte documental sobre uma história que, por si só, renderia a dezenas de filmes.

  sexta-feira, 03 de fevereiro de 2017

Crítica | Beleza Oculta (2016): oculta não, inexistente

“Implorando por Lágrimas”: é esse o subtítulo ideal para o novo filme de Will “expressão de paisagem” Smith.

  sexta-feira, 03 de fevereiro de 2017

Crítica | O Chamado 3 (2017): Coitada da Samara por ter que aturar esse filme

Com história e direção desastrosas, esta nova continuação do ótimo "O Chamado" é um péssimo exemplo de tentativa de atualização de uma franquia esquecida.

  sexta-feira, 03 de fevereiro de 2017

Crítica | Estrelas Além do Tempo (2016): mais importante do que marcante

Uma história extremamente relevante contada de maneira conservadora, mas que se destaca graças a seu conteúdo e boas interpretações.

  sexta-feira, 03 de fevereiro de 2017

Crítica | Armas na Mesa (2017): Chastain domina a tela

Em atuação fenomenal, a atriz Jessica Chastain toma tanta atenção para si, que a importância de temas como venda de armas e corrupção, em plena Era Trump, acabam ficando em segundo plano.

  sexta-feira, 03 de fevereiro de 2017

Crítica | Lion – Uma Jornada Para Casa (2017): O Google salva?

Com personagens mal explorados e uma Índia estereotipada, o longa que conta a incrível história de um jovem em busca de sua casa através do Google Earth padece de uma boa direção.

  sábado, 28 de janeiro de 2017

Crítica | Até o Último Homem (2016): Nascido Para Matar encontra Cartas de Iwo Jima

Após 10 anos de hiato, Mel Gibson volta ao posto de diretor com "Até o Último Homem" para contar a história do soldado que não queria usar armas durante a Segunda Guerra Mundial.

  sábado, 28 de janeiro de 2017

Crítica | A Qualquer Custo (2016): um bom exemplar de western contemporâneo

Apesar do roteiro intrincado, é ótima a representação atual do “Velho Oeste”. O clima seco e o calor que Jeff Bridges e elenco suportam é quase sensível também ao espectador.

  sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Crítica | Quatro Vidas de um Cachorro (2017): um tanto contraditório

Sem novidades artísticas que possam se destacar, o filme ficou marcado pela triste polêmica que o cerca.

  sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Crítica | Resident Evil – O Capítulo Final (2017): um “game over” abaixo da média

Quinze anos depois, creio que as esperanças para um bom filme com versões decentes dos personagens dos games que originaram a franquia já foram pelo ralo. O que os fãs esperavam aqui era uma conclusão razoável para esta longeva série. E não vão encontrar nada disso.

  quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Crítica | Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood (2017): um agradável reencontro

Um filme que traz de volta o espírito do clássico oitentista e tenta se encaixar no cenário do humor atual, apostando sempre no carisma de seus personagens já marcantes.

  quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Crítica | A Espera (2015): arte para ser sentida

Em razão de um roteiro cuja narrativa é pouco dinâmica, é imprescindível que o espectador entre em sintonia com a direção minimalista e o ritmo lento.

  quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Crítica | Max Steel (2016): crianças também merecem bons filmes

O filme se reduz a duas virtudes: um bom elenco de apoio (Andy Garcia e Maria Bello), ainda que mal utilizado, além de um CGI razoável. No mais, a produção é fadada a ser um fracasso cinematográfico.

  quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Crítica | Manchester à Beira-Mar (2016): o nó górdio do luto

Uma história pequena, mas emocionalmente carregada, conduzida com um tom minimalista e com poderosos nomes em seu entorno tem de tudo para fazer sucesso em premiações.

  quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Crítica | Os Penetras 2: Quem dá mais? (2017): talentos mal aproveitados em um filme que não faz sentido

Confirmando a indústria brasileira de cinema de comédia como uma grande 'desperdiçadora' de talentos, aqui nada parece fazer sentido; desde sua concepção primária bizarra, passando por escolhas narrativas duvidosas e chegando até um resultado final abaixo da crítica

  quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Crítica | xXx – Reativado (2017): o 7×1 dos filmes de ação

Em todas as entrevistas que deu sobre seu retorno ao papel de Xander Cage, Vin Diesel disse que fez esse filme para se divertir, algo que aparentemente conseguiu. O mesmo não pode ser dito do público que vai pagar para ver esse desastre.

  segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Crítica | Jackie (2016): a biografia exagerada da Primeira Dama

O retrato irregular dos dramas vivenciados pela Primeira Dama que o mundo aprendeu a amar.

  segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Crítica | A Criada (2016): uma fábula erótica coreana

Uma direção de arte impecável e atuações poderosas conduzidas por um diretor experiente constroem mais um filme coreano que tem cativado públicos ao redor do mundo.

  quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Crítica | Um Cadáver Para Sobreviver (2016): o humano como ferramenta

Estreando no país diretamente na Netflix, o filme é uma realização surpreendente de dois diretores iniciantes, numa trama que mistura profundas reflexões sobre a humanidade com a mais inventiva estética indie e comédia nonsense.

  segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Crítica | La La Land – Cantando Estações (2016): magnífico é pouco

Tecnicamente impecável, o enredo singelo é esquecido diante de tantos atributos executados com maestria: direção de arte, atuações, trilha sonora, fotografia, design de produção, figurino, iluminação, montagem e, claro, a direção maravilhosa de Damien Chazelle.

  sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Crítica | Eu Fico Loko (2017): história repetitiva e roteiro retalhado

O filme tem na mão alguns elementos que funcionam, como o relacionamento com a avó e a quebra da quarta parede pelo próprio Christian Figueiredo, mas o que sobressai é o roteiro falho e a direção pouco corajosa.

  sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Crítica | Assassin’s Creed (2016): um tombo sem feno para aparar

Havia em "Assassin's Creed" o potencial para ser o "Homem de Ferro" das adaptações de jogos para o cinema. Mas, assim como os melhores gráficos do mundo não podem salvar um game de péssima jogabilidade, nem o melhor dos visuais resgata um filme de ação entediante.

  quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Crítica | É Apenas o Fim do Mundo (2016): alegoria da despedida

Uma história minimalista, realizada com maestria por um jovem diretor francês com forte sensibilidade estética, mergulha o espectador num turbilhão emocional diante da morte.

  terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Crítica | Eu, Daniel Blake (2016): um retrato do nosso tempo

Em uma narrativa seca e quase documental, o protagonista-título luta contra um sistema brutal para manter sua dignidade.

  domingo, 08 de janeiro de 2017

Crítica | Dominação (2016): boas ideias desperdiçadas em péssima execução

Uma obra cuja proposta se mostra muito acima de sua realização, desde as primeiras concepções de sua ideia como história a ser contada, até sua versão final em tela

  sábado, 07 de janeiro de 2017