Cinema com Rapadura

Críticas

Círculo de Fogo (2013): Tokusatsu versão blockbuster. Obrigado Del Toro!

Em uma aposta ousada, Guillermo Del Toro presta homenagem a um gênero de nicho e entrega não só uma ficção científica de ação extremamente competente, mas um dos longas mais divertidos do ano.

  segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A Aventura de Kon Tiki (2012): uma grande jornada a favor do conhecimento

História real de herói norueguês empolga com ótima trilha e fotografia, mas peca pela simplicidade dos personagens.

  sexta-feira, 09 de agosto de 2013

RED 2 (2013): sequência perde o fôlego em trama pouco interessante

Resta ao elenco ter inspiração suficiente para instigar o público.

  sexta-feira, 09 de agosto de 2013

Crítica | Os Smurfs 2 (2013): sequência desperdiça seu elenco e força da franquia

A despeito do carisma dos pequenos seres azuis e dos bons atores presentes no elenco, esta continuação simplesmente não decola, com um roteiro sem graça sabotando todo o seu potencial.

  terça-feira, 06 de agosto de 2013

Wolverine – Imortal (2013): o lado vulnerável do guerreiro invencível

Mesmo sofrendo com um último terço completamente deslocado do restante do filme, a sequência é uma aventura sólida, que lida de modo atípico com as angústias de seu protagonista.

  terça-feira, 30 de julho de 2013

Amor Pleno (2012): um Malick perdido entre idealizações e divagações

Raso, maçante e frio. Novo trabalho do diretor norte-americano falha onde “A Árvore da Vida”, seu antecessor, triunfou, apesar de possuírem semelhanças evidentes.

  terça-feira, 30 de julho de 2013

Augustine (2012): estreante entrega nova viagem à historia da mente humana

Longa de estreia de Alice Winocour tem resolução abrupta e buracos em sua temática principal que, entretanto, não apagam o forte trabalho de som, fotografia e ótimas atuações.

  terça-feira, 30 de julho de 2013

Turbo (2013): Animação da DreamWorks não passa da marcha lenta

Filme se rende às soluções fáceis e genéricas.

  quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Concurso (2013): versão nacional estereotipada de comédia americana

Com quatro rapazes como protagonistas e uma série de situações bisonhas vividas por eles em um único dia, agora é a vez de o Brasil imitar o adorado “Se Beber, Não Case!”.

  domingo, 21 de julho de 2013

O Cavaleiro Solitário (2013): adaptação não resiste à megalomania

Apesar desta superprodução dirigida por Gore Verbinski contar com um bom elenco, um visual incrível e uma ótima trilha sonora, seu roteiro não se sustenta e a dupla de protagonistas não funciona, com o filme se arrastando por suas intermináveis duas horas e meia de duração.

  domingo, 14 de julho de 2013

Os Amantes Passageiros (2013): Pedro Almodóvar volta às comédias

Cineasta mostra que ainda tem bom humor e realiza filme apenas para divertir.

  terça-feira, 09 de julho de 2013

Meu Malvado Favorito 2 (2013): um ex-supervilão como herói e pai apaixonado

Gru, suas filhas e os Minions estão de volta, com o ex-vilão agora tendo de lidar com o crescimento das garotas, um romance acidental e um novo inimigo, em continuação que tenta reprisar o sucesso comercial do filme original.

  terça-feira, 09 de julho de 2013

Truque de Mestre (2013): ilusionismo ultrapassa limite do verossímil

Roteiristas e diretor se perdem em meio a trama original, dando vida a uma história recheada por exageros mágicos e personagens desinteressantes.

  terça-feira, 09 de julho de 2013

A Bela que Dorme (2012): boa premissa se perde por falta de foco

Desperdiçando uma oportunidade de refletir sobre a temática da eutanásia, longa italiano se desenvolve entre diversas perspectivas, todas, porém, vazias.

  terça-feira, 09 de julho de 2013

O Homem de Aço (2013): reboot ruma ao sol, mesmo com tropeços e quedas

Trazendo novos conflitos existenciais ao Superman e atualizando o clássico herói para o público de hoje, este novo filme de Zack Snyder tem seus problemas e o diretor pesa demais a mão na ação no último terço da projeção, mas o saldo final ainda é deveras positivo.

  segunda-feira, 01 de julho de 2013

Guerra Mundial Z (2013): apocalipse com roupagem pop e reflexiva

Produzida e protagonizada por Brad Pitt, esta superprodução alivia no sangue e no gore para atrair um público maior, mas apresenta seus fortes temas de maneira sólida.

  sábado, 29 de junho de 2013

Todo Mundo em Pânico 5 (2013): o pior filme da série

Comédia de paródia tem humor patético, atuações vergonhosas e roteiro preguiçoso, fazendo o espectador desejar mais do que nunca o fim da franquia.

  sábado, 29 de junho de 2013

Tabu (2012): uma obra prima sobre memória e nostalgia

Referenciando F. W. Murnau, o diretor Miguel Gomes constrói uma poética história que remete à simplicidade de tempos passados enquanto homenageia o cinema mudo.

  sexta-feira, 28 de junho de 2013

Universidade Monstros (2013): uma prequência que faz jus ao original

A Disney/Pixar leva o público de volta a Monstrópolis, usando as clássicas comédias universitárias dos anos 1980 como referência para contar a origem da amizade entre Mike e Sully.

  domingo, 23 de junho de 2013

Minha Mãe é uma Peça (2013): a impagável D. Hermínia vai aos cinemas

Paulo Gustavo e sua personagem hilária são responsáveis por uma adaptação engraçada, mas que falha em ser cinema de qualidade.

  domingo, 23 de junho de 2013

Juan dos Mortos (2011): crítica e humor dão tom ao diferente ataque zumbi

Um grito de protesto da população cubana, longa diverte e reflete sobre a situação político e econômica de um país cujo antigo regime ainda deixa marcas.

  sexta-feira, 21 de junho de 2013

Segredos de Sangue (2013): Chan-wook Park estreia no cinema ocidental

Em seu primeiro trabalho em língua inglesa, o diretor sul-coreano responsável por "Oldboy" dá a sua perturbadora versão para o desabrochar de uma jovem, enquanto esta descobre sua verdadeira natureza.

  sexta-feira, 21 de junho de 2013

Um Golpe Perfeito (2012): “heist movie” despretensioso e desempolgante

Joel e Ethan Coen concedem questionável roteiro para Michael Hoffman, que realiza comédia sem graça, mesmo com elenco talentoso.

  domingo, 16 de junho de 2013

A Filha do Pai (2011): uma história que cativa pela simplicidade

Drama francês marca estreia de Daniel Auteuil na direção, apresentando uma narrativa autêntica e revigorante com boas doses de humor.

  domingo, 16 de junho de 2013

Depois da Terra (2013): relação entre pai e filho é o foco de morna ficção científica

Repleto de simbolismos e alguns paralelismos com a trajetória real de seus protagonistas, este novo trabalho de M. Night Shyamalan se mostra deveras insensível, sendo incapaz de resgatar o diretor promissor de outrora de sua péssima fase.

  domingo, 09 de junho de 2013

Odeio o Dia dos Namorados (2013): imitação ou referência?

Comédia nacional se aproveita da ideia de Charles Dickens para fazer merchandising com apenas alguns vislumbres de diversão.

  domingo, 09 de junho de 2013

Kátia (2013): doc acerta ao valorizar pessoa em vez da causa

Filme é corajoso ao contar a rotina da primeira travesti eleita para um cargo político na história do Brasil.

  domingo, 09 de junho de 2013

Réquiem para Laura Martin (2011): bizarro em temática, ruim em execução

Problemas em fotografia, montagem e som, além de roteiro forçado e caricato soam como instrumentos desafinados que não se encaixam, resultando em um Réquiem mal-acabado .

  domingo, 09 de junho de 2013

O Grande Gatsby (2013): filme é grandioso, mas longe de ser perfeito

Baz Luhrmann retorna com longa-metragem de visual impressionante, trilha sonora que tem tudo para estourar e trama bem amarrada. Isso não o salva, contudo, de ser vítima de seus próprios excessos e escolhas equivocadas.

  terça-feira, 04 de junho de 2013

Camille Outra Vez (2012): magia e destino em comédia reflexiva

Usando o expediente fantástico da viagem no tempo para explorar os sentimentos de dor, perda e amor de sua protagonista, o longa se mostra uma ótima mistura de drama e comédia, graças à singular sensibilidade de Noémie Lvovsky.

  terça-feira, 04 de junho de 2013

A Fuga do Planeta Terra (2013): animação desperdiça boa premissa

Ao subestimar seu público alvo, a fita até que tenta discutir sobre família e preconceito, mas não sai do lugar comum, entediando crianças e adultos igualmente.

  domingo, 02 de junho de 2013

Bonitinha, mas Ordinária (2009): a volta de Maria Cecília não impressiona

Desenvolvida desde 2008, a nova versão tenta atualizar a trama, mas não atinge um bom nível de satisfação.

  domingo, 02 de junho de 2013

Giovanni Improtta (2011): José Wilker em comédia pouco “felomenal”

Estreia de José Wilker na direção traz de volta o famoso personagem Giovanni Improtta, criado por Aguinaldo Silva

  domingo, 02 de junho de 2013

Se Beber, Não Case! Parte III (2013): um encerramento fraco para a trilogia

Comédia perde o atrativo na tentativa de se diferenciar de seus antecessores, resultando em um entretenimento pouco empolgante.

  domingo, 02 de junho de 2013

Faroeste Caboclo (2013): adaptação de música de Renato Russo é ousada

Assim como a canção, filme desrepeita padrões e traz um western trágico em plena capital federal.

  domingo, 02 de junho de 2013

A Criada (2009): o cinema digital em boas mãos

Longa chileno indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 2009 se ancora no vínculo entre público e personagem para construir uma narrativa íntima e naturalista.

  domingo, 02 de junho de 2013

Além da Escuridão – Star Trek (2013): o presente visto pelos olhos do futuro

Equilibrando ação, humor e drama, essa continuação do reboot de 2009 é tão eficiente quanto seu antecessor, embora derrape um pouco ao prestar uma excessiva homenagem ao passado da própria franquia.

  terça-feira, 28 de maio de 2013

Velozes e Furiosos 6 (2013): um arroz com feijão bem divertido

Entregando exatamente a mistura fetichista de carros, pancadaria e mulheres que o público-alvo espera, a única novidade na fita é um abraço ao absurdo ainda maior, o que não é algo necessariamente ruim.

  terça-feira, 28 de maio de 2013

Sem Proteção (2012): Robert Redford dirige thriller de potencial desperdiçado

Apesar de mensagens políticas e ideológicas maduras, roteiro as substitui por investigação atropelada e de ritmo lento, também resultando em desfecho decepcionante.

  terça-feira, 28 de maio de 2013

O Abismo Prateado (2011): um agora urbano, mas ainda melancólico Karim Aïnouz

Livremente adaptado da música “Olhos nos Olhos”, de Chico Buarque, filme faz retrato silencioso e cru sobre o fim repentino de uma etapa da vida de uma mulher e o começo de outra.

  terça-feira, 28 de maio de 2013