Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 28 de junho de 2022

Only Murders in the Building | Episódios iniciais mostram que nova temporada mantém a essência, mas sem a mesma eficiência

Série permanece muito divertida, mas o que já incomodava no ano anterior parece ganhar ainda mais espaço.

Uma das mais gratas surpresas de 2021, a série “Only Murders in the Building” trouxe uma mistura muito agradável entre mistério e humor, além de utilizar a mídia podcast como poucos fizeram no audiovisual até agora. Aclamada por público e crítica, além de terminar com um grande cliffhanger, era óbvio que uma segunda temporada não tardaria a acontecer. E ela veio mesmo, até antes que a série completasse um ano de lançamento!

A nova temporada teve seus dois primeiros episódios lançados, e o Cinema com Rapadura traz para você as primeiras impressões — sem spoilers, relaxa!

==

“Only Murders in the Building” construiu uma base de fãs sólida, tanto pelo encanto da série como um todo, quanto pelos ávidos por desvendar o mistério da vez, ou ainda com os fanáticos pelos atores do elenco — sobretudo, é claro, pela estrela Selena Gomez. Os episódios iniciais mostram que os criadores respeitaram essa base até onde foi possível, mantendo muito do espírito da obra intocável.

A temporada começa exatamente onde a anterior parou. Com a síndica do Arconia, Bunny Folger (Jayne Houdyshell) aparecendo ensanguentada nos braços de Mabel (Gomez) enquanto Charles (Steve Martin) e Oliver (Martin Short) chegam ao local, os personagens são os principais suspeitos do crime e estão sendo interrogados pela polícia. Eles acabam sendo liberados, o que abre margem para uma segunda temporada do podcast do grupo, em que agora a investigação terá como foco provar a liberdade deles. A dinâmica do trio principal, o humor pastelão de Charles e Oliver, a acidez de Mabel, o mistério do assassinato, as situações constrangedoras e hilárias… Tudo que funcionou anteriormente e fez com que tantos se apaixonassem pela obra está presente.

É difícil julgar uma trama de assassinato e investigação sem assistir aos demais episódios, uma vez que uma estratégia básica desse subgênero é apostar na confusão inicial e dar espaço para que as resoluções sejam costuradas no decorrer da narrativa. Ainda assim, é possível questionar algumas decisões do roteiro da nova temporada, baseado não apenas na experiência prévia, mas também nos próprios episódios anteriores.

“Only Murders in the Building” foi muito bem em seu ano anterior, mas é inegável o quanto a obra sofreu com problemas de ritmo, sobretudo quando abria mão de avançar no mistério ou apostar no humor para focar no drama — especialmente dos personagens secundários. Agora, não bastasse essa prática ser mantida, temos a adição de novos coadjuvantes que, além de precisarem de um mínimo de desenvolvimento (o que gasta mais tempo de tela dos episódios relativamente curtos), ainda são responsáveis por separar o trio principal. E não existe nada na série que funcione tão excepcionalmente bem quanto os protagonistas agindo juntos.

Enquanto o passado de Mabel e sua amizade pregressa com Tim Kono faziam a trama andar na temporada anterior, agora tudo indica que Charles será esse mecanismo — com direito a flashbacks da sua infância e tudo. Mas isso não significa que os demais são deixados de lado, afinal, eles passaram de curiosos para suspeitos de um crime, fazendo com que a investigação em formato de podcast sirva não só para esclarecer a verdade, como também para livrá-los da cadeia. Contudo, muitas perguntas ficaram abertas no ano anterior, e ao menos por enquanto, a série está preferindo abrir novos questionamentos e, até então, ignorar os que já existem. Será preciso muito cuidado dos roteiristas para que esses fios narrativos não fiquem confusos demais e acabem sufocando a própria obra.

Não há como negar que “Only Murders in the Building” retorna com a mesma essência da temporada que a consagrou. Foi com despretensão que a obra conquistou seus fãs, e acompanhar Charles, Oliver e Mabel se divertindo, resolvendo crimes e gravando podcasts é mais do que suficiente para agradar. Contudo, por vezes vemos sinais de abandono dessa simplicidade narrativa que tanto funcionou anteriormente, com a chegada de vários novos personagens e subplots sendo aprofundados sem necessidade. Seguir por esse caminho pode se tornar a agulha fincada no pescoço da série.

=

Os dois primeiros episódios da segunda temporada de “Only Murders in the Building” chegaram ao Star Plus nesta terça-feira (28). Os lançamentos dos capítulos seguintes serão semanais, sempre nas terças.

>> Leia nossa crítica da primeira temporada

Martinho Neto
@omeninomartinho

Compartilhe


Conteúdos Relacionados