Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Andor | Segundo episódio coloca Cassian em rota de colisão com poderes maiores que ele

Três primeiros capítulos da nova série de "Star Wars" já estão disponíveis no Disney Plus.

(Imagem: divulgação/Disney)

Atenção: este texto contém spoilers do segundo capítulo de “Andor”. Siga por sua conta e risco.

Antes da estreia de “Andor” no Disney Plus, o showrunner Tony Gilroy havia afirmado que a solução encontrada pela equipe de produção foi focar na gravação dos episódios em blocos de três, cada um dando cabo de um arco específico na vida de Cassian Andor (Diego Luna). Com isso, o segundo capítulo da nova série de “Star Wars” ganha tons claros de um episódio “de meio”, continuando os eventos do primeiro e preparando o terreno para o desfecho do arco no terceiro.

Sendo assim, a função deste capítulo é colocar Cassian em rota de colisão com Syril Karn (Kyle Soller), inspetor metódico com aspirações imperiais da Preox-Morlana. Ele investiga a morte de dois seguranças da empresa, mortos por Cassian na noite anterior enquanto este procurava por pistas sobre o paradeiro de sua irmã, Kerri.

Ferrix, presente, 5 ABY

O episódio é ambientado na noite do mesmo dia do capítulo anterior. Na oficina de Timm (James McArdle), Bix (Adria Arjona) vê o aviso enviado pela Pre-Mor a todo o planeta Ferrix, colocando uma recompensa por “um homem de Kenari”. Ela sabe que o alvo é Cassian Andor, e parte para avisá-lo. O que ela não imagina é que Timm também viu o chamado, e denuncia Cassian por ciúmes.

Enquanto isso, nos é revelado que Cassian, na verdade, mora com Maarva (Fiona Shaw), uma senhora que parece ser a matriarca do local. O droide B2EMO pertence a ela e a Cassian, e segue como um bastião de bom senso sumariamente ignorado por todos. Ao chegar em casa, ele se depara com a dupla pronta para confrontá-lo sobre o chamado posto pela Pre-Mor. Ninguém sabe que Cassian Andor é nativo de Kenari — oficialmente, ele é do planeta Fest. Ainda assim, para amigos íntimos, ele contou sua história real. De algum jeito, essa informação chegou em Timm, e agora Cassian irá pagar o preço por sua falta de discrição.

Bix e Cassian se encontram em um bar logo em seguida, onde ela revela que o comprador para o equipamento imperial que ele precisa vender chegará ao planeta pela manhã. Mesmo assim, Cassian não parece seguro, pois decide fazer preparativos para ir embora de Ferrix do mesmo jeito. No dia seguinte, ele contrata os serviços de um transportador para levá-lo até o planeta Tassar. O piloto já está ciente do chamado posto pela Pre-Mor e não vende barato seus serviços, ele só não sabe que irá transportar justamente o homem procurado pelo aviso…

Enquanto isso, na Pre-Mor…

O inspetor Syril Karn segue sua investigação sobre a morte de dois seguranças da empresa, contra as ordens de seu superior, que o havia mandado suspender a busca e declarar o caso resolvido para não atrair atenção indesejada. Mas Karn é do tipo que não larga um rastro após farejar algo, e mortes são algo que não se pode deixar passar.

Sua natureza metódica e sua paixão pela ordem fazem com que ele contate o sargento Linus Mosk, da Força Tática Corporativa da Pre-Mor. Com Cassian devidamente identificado como suspeito, uma força-tarefa de 12 soldados é montada e enviada a Ferrix. Nem os soldados, nem Mosk parecem preocupados com o procedimento adequado ou em confirmar se Cassian é mesmo quem eles procuram. Todos eles já foram radicalizados, mas por outra causa — a imperial.

Luthen

O timing da chegada de Luthen a Ferrix é perfeitamente alinhado com o aviso de Bix sobre o comprador chegar na manhã seguinte. Em uma sequência à parte, vemos a chegada de Luthen (Stellan Skarsgard) ao que parece ser Morlana One, agora de dia. Ele estaciona sua nave a uma distância segura do centro e toma o transporte público, onde se vê em uma situação inevitável para qualquer pessoa que eventualmente se locomove dessa forma: um senhor querendo puxar papo.

Luthen não desenvolve o assunto, então o senhor acaba falando sozinho. Seu relato, entretanto, é interessante, falando sobre como antes da chegada do Império era possível atravessar as largas planícies do planeta em seu próprio transporte, enquanto agora os habitantes são obrigados a pagar para se locomover em seu próprio planeta. No final, o senhor comenta um ditado local: “se não está aqui, nem vale a pena procurar”. Luthen sabe que o que ele procura, no caso, está em Ferrix. Ou melhor, quem ele procura.

Apesar do pouco tempo de tela, Luthen será um personagem importante em “Andor”, sendo um dos articuladores da Rebelião (ainda em estágio inicial), e provável responsável pela radicalização de Cassian. Sob esse aspecto, o contraste com Maarva é interessante: enquanto ela usa sua expertise para ensinar Cassian a se esconder e proteger, Luthen usa seu conhecimento para seduzi-lo à causa que, no fim, irá custar sua vida.

Kenari, passado

No caminho para o local onde a nave do episódio anterior caiu, Cassian Andor (ou melhor, “Kassa”) passa por uma mina a céu aberto, através da qual a República, o regime vigente à época, extrai boa parte dos recursos naturais de Kenari. Mais tarde, descobrimos que o planeta tornou-se inabitável por conta de um acidente causado pela mineração, que deixou a atmosfera tóxica.

Na cena seguinte, o grupo de adolescentes e crianças finalmente chega ao local do acidente. A nave está enfiada no solo da floresta, e dois membros da tripulação estão do lado de fora, desacordados. Quando a líder do grupo se aproxima para investigar, um dos dois acorda e lhe dá um tiro pelas costas. A jovem morre na hora. Em meio ao desespero dos adolescentes, Kassa observa tudo com ódio no olhar. Provavelmente esta foi a primeira de muitas mortes que ele viu por conta de um colonizador, e ele parece saber de quem é a culpa.

Curiosidades

– No pátio de naves em Ferrix, outra nave fica mais clara a partir de um novo ângulo. Um cargueiro VCX-100, mesmo modelo da nave Ghost, de “Star Wars Rebels“. Mas, nesse caso, sabemos que dificilmente trata-se da mesma nave, já que a Ghost pertence a Hera Syndulla e está em ação no planeta Lothal.

– O emblema nas mangas da tripulação da nave que caiu um Kenari lembra o emblema do Projeto Stardust, no qual Galen Erso (Mads Mikkelsen) trabalhava em “Rogue One“. Talvez este novo símbolo seja algo diferente, relacionado à mineração. Ou talvez indique uma subdivisão do projeto relacionada à obtenção de matéria prima para o mesmo. De qualquer forma, o resultado final exige muito metal. Afinal, a Estrela da Morte é a maior arma da galáxia.

– “As Forças Táticas Corporativas são a primeira linha de defesa do Império, e a melhor maneira de manter a lâmina afiada é usá-la”, diz o sargento Mosk. A galáxia é certamente muito grande para que o Império esteja presente em todos os lugares e em todas as esferas de atuação. Sendo assim, permitir o uso da força e violência a quem tem dinheiro para tanto é a melhor forma de garantir que quem está embaixo não vá se indignar com quem está em cima. O Império se sustenta através de uma hierarquia reforçada pelo medo.

– O homem que toca o sino em Ferrix ficou famoso entre os fãs de “Star Wars” após aparecer no primeiro trailer. Ainda que não se saiba muito sobre ele, a figura é peculiar: ele usa trajes e ferramentas industriais e o próprio sino parece ter sido cortado de um pedaço de viga de aço. Tudo isso reforça ainda mais a premissa da série: acompanhar a vida de pessoas ordinárias, normalmente deixadas de lado pelas histórias da franquia.

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Conteúdos Relacionados