Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Andor | Terceiro episódio entrega ação, reviravoltas e a conclusão de um arco espetacular

Três primeiros capítulos da nova série de "Star Wars" já estão disponíveis no Disney Plus.

(Imagem: divulgação/Disney)

Atenção: este texto contém spoilers do terceiro capítulo de “Andor”. Siga por sua conta e risco.

Como prometido, o terceiro episódio de “Andor” entregou a conclusão do primeiro arco da nova série de “Star Wars“. A estrutura evidencia a escrita mais pragmática do criador e showrunner Tony Gilroy, buscando deixar claro o que cada episódio pretende entregar e como utilizar isso para criar a expectativa desejada nos espectadores.

Chegou a hora de Cassian Andor (Diego Luna) enfim arcar com as consequências de seus atos, sendo o responsável pela morte de dois seguranças da empresa Preox-Morlana no primeiro capítulo da série. Para contar essa história, o novo episódio chega carregado de ação e reviravoltas, dando mais uma bela amostra daquilo que “Star Wars” consegue ser quando deixa de lado a mesma narrativa que anda em círculos ao redor de sua Trilogia Original.

Passado, Kenari

Após ver a líder de sua tribo morrer no episódio anterior, o jovem Cassian Andor (ou “Kassa”) finalmente entra na nave que caiu em seu planeta natal, Kenari. A nave era um transporte Separatista, segundo o emblema na manga dos uniformes da tripulação, apesar de não ficar claro com qual lado das Guerras Clônicas Kenari estava alinhado (se é que estava). Também não fica claro qual o propósito da nave em si, visto que a tripulação toda estava com a pele amarelada quando a queda acontece.

Ao encontrar a sala de comando da nave, o jovem Kassa fica confuso ao ver seu próprio rosto refletido nos painéis de controle. Isso, junto ao luto pela companheira que morreu, é o suficiente para que ele tenha um ataque de raiva e comece a quebrar tudo no local.

É quando entra Maarva e sua equipe. Eles estão no local para pegar qualquer recurso útil que possa ser roubado dos destroços, e sabem que precisam ser rápidos, já que uma patrulha da República está prestes a chegar para investigar. Sabendo que Kassa seria morto se encontrado lá, Maarva decide levá-lo consigo, mesmo tendo em mente que provavelmente o estaria separando do povo ao qual ele pertence. E assim Kassa torna-se Cassian.

Presente, 5 ABY

Em Ferrix, Cassian Andor segue os preparativos para partir. Ele deixa dinheiro suficiente com Maarva (Fiona Shaw) para cobrir as dívidas que tem com Brasso (Joplin Sibtain) e mais gente, e logo se encaminha para o galpão onde irá encontrar o misterioso comprador do sistema de segurança imperial que ele precisa vender para poder sair do planeta.

Enquanto isso, na oficina de Timm (John McArdle), Bix (Adria Arjona) descobre que foi justamente ele, seu próprio namorado, quem denunciou Cassian à Pre-Mor. As Forças Táticas Corporativas já estão no planeta, e logo a população local inteira toma conhecimento do fato. Os moradores de Ferrix, teoricamente, estão sob jurisdição da Pre-Mor, mas isso não significa que eles gostem de quem veste azul, e sabem que, se alguém da empresa está no planeta, coisa boa não é.

A equipe das Forças Táticas, lideradas pelo inspetor Syril Karn (Kyle Soller), vai direto para a casa onde Cassian mora junto a Maarva e B2EMO. Eles tentam intimidar a senhora de todo jeito, mas é quando o próprio Cassian tenta contatar seu droide que ele revela sua localização. Agora, é questão de tempo até eles o encurralarem.

Em meio ao tumulto causado pela atuação truculenta da polícia da Pre-Mor, Bix acaba detida por parte das Forças Táticas e, com o tumulto, Timm acaba morto. Enquanto isso, a população local logo se organiza. Os avisos são dados através de batidas em metal, e todos os estabelecimentos da cidade fecham. As pessoas somem das ruas e, logo invertem-se os papéis: quem está cercado é quem veste azul.

No galpão, Cassian Andor e Luthen (Stellan Skarsgard) finalmente se encontram. Logo fica claro o real propósito de Luthen: alistar Cassian para juntar-se a ele. Apesar de não ser mencionado nenhuma vez, é evidente que a causa em questão é a luta contra o Império — a Rebelião. No entanto, eles precisam sair logo dali quando são encurralados pelas Forças Táticas, em uma das melhores cenas de ação das séries de “Star Wars” até agora.

Com tudo vazio, eles rumam para a torre do sino, no centro da cidade. É quando o barulho das batidas no metal cessa, a nave das Forças Táticas bate após Brasso amarrá-la a um pedaço de ferro velho, e Cassian e Luthen fazem sua saída triunfal da cidade. O protagonista acaba tirado de uma família pela segunda vez. Agora, ele sabe que está envolvido em algo muito maior do que ele.

Curiosidades

– As naves utilizadas pela Força Tática Corporativa são baseados nas naves LA-AT, utilizadas pela República para transporte de tropas durante as Guerras Clônicas. A ideia é clara, traçando um paralelo entre a Pre-Mor/Império e a República como sendo a força irresistível que vem de fora e toma o que pertence a planetas incapazes de se defenderem.

– Em “Star Wars”, cada planeta costuma ter uma característica que o torna especial de alguma forma. Finalmente nos é revelada a característica de Ferrix: ele funciona como uma espécie de ferro-velho, onde naves de grande porte são mandadas para serem desfeitas e virar matéria-prima para reutilização. Outros planetas do tipo já apareceram antes na franquia, como Bracca (no jogo “Jedi: Fallen Order” e na série “The Bad Batch“) e Lotho Minor (na série “The Clone Wars“).

– A nave na qual Cassian Andor mantinha seu esconderijo era a mesma nave utilizada por Maarva e sua equipe durante a sequência ambientada no passado.

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Conteúdos Relacionados