Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Andor | Galáxia se expande e um novo ciclo começa para Cassian no quarto episódio da série de Star Wars

Quarto episódio já está disponível no Disney Plus.

(Imagem: divulgação/Disney)

Atenção: este texto contém spoilers do quarto capítulo de “Andor”. Siga por sua conta e risco.

Com a conclusão do primeiro arco da série, “Andor” começa um novo ciclo. O protagonista Cassian Andor (Diego Luna) agora está recrutado pelo líder rebelde Luthen (Stellan Skarsgard), e segue para o planeta Aldhani, onde participará de sua primeira missão.

O episódio serve também para apresentar algumas instituições chave em “Star Wars“, como o Senado Galáctico e o Bureau de Segurança do Império, ambos sediados em Coruscant. O planeta é a capital do Império, e era uma das principais localizações da Trilogia Prequel, lançada nos cinemas por George Lucas entre 1999 e 2005.

Por ser o centro político e financeiro da galáxia, o planeta está relativamente protegido de rebeliões e da futura Guerra Civil Galáctica, retratada na Trilogia Original. Quem sofre com as batalhas, infelizmente, são apenas os sistemas e planetas na periferia da galáxia, principalmente a Orla Exterior. Foi assim nas Guerras Clônicas, é assim na Guerra Civil e será assim na guerra entre a Resistência e a Primeira Ordem, vista na Trilogia Sequel. O arco de Finn (John Boyega) e Rose (Kelly Marie Tran) no planeta Canto Bight em “Os Últimos Jedi” explica de forma cristalina a dinâmica política e financeira da galáxia, e por que quem sofre é a periferia, e não o centro.

Aldhani

A bordo de sua nave, Luthen apresenta a Cassian a oportunidade de participar de uma missão de sua célula rebelde por 200 mil créditos. É muito dinheiro, e logo a série explica de onde sai essa verba, mas, por enquanto, o que importa é a relutância de Cassian. Nesse momento de sua vida, ele ainda prefere a possibilidade de acordar todos os dias em vez de dar sua vida a cada oportunidade de lutar contra o Império. Ainda há muito a percorrer, quatro anos, mais especificamente, até ele se tornar o espião que sacrifica tudo pelo bem maior em “Rogue One: Uma História Star Wars“.

Mas não há nada que dinheiro não compre, e aqui Cassian logo vende seus serviços como piloto e ladrão para a próxima missão após ouvir as cifras astronômicas que Luthen oferece. O que será roubado é todo o armamento da guarnição imperial no planeta Aldhani. A líder da missão é Vel (Faye Marsay), que também reluta em aceitar Cassian como membro de sua equipe. Mas sem opções e precisando de ajuda, ela acaba cedendo. Os outros membros de sua equipe também fazem cara feia inicialmente, mas sabem que todo reforço é bem-vindo.

Bureau de Segurança do Império (BSI)

Em Coruscant, a oficial Dedra Meero (Denise Gough) chega ao quartel general do BSI para uma reunião comandada pelo major Partagaz (Anton Lesser). Entre os tópicos debatidos, o sumiço de um equipamento de navegação imperial encontrado em Ferrix, em meio a um conflito da população local contra as Forças Táticas Corporativas da empresa Preox-Morlana. Como resultado, os inspetores da Pre-Mor, incluindo Syril Karn (Kyle Soller), foram dispensados, e o sistema Morlani passou para jurisdição do Império.

O equipamento recuperado fora roubado de um planeta no setor pelo qual Dedra é responsável, o que a leva a tentar convencer o tenente Blevin (Ben Bailey Smith), encarregador do setor da galáxia onde o sistema planetário Morlani está localizado, a entregá-la a investigação do caso. Ela chega a levar o caso até Partagaz, mas acaba sendo recusada.

Longe dali, também em Coruscant, Karn retorna à casa de sua mãe após ser aparentemente dispensado pela Pre-Mor. Seu caminho pode levá-lo ao BSI futuramente; sua postura certamente condiz com o esperado dos agentes de lá.

Coruscant 

Após deixar Cassian em Aldhani, Luthen também segue para Coruscant, onde outro campo de batalha o espera: o político. Na capital do Império, ele comanda uma loja de artigos históricos — fachada para o negócio real, que é obter verba para seguir viabilizando a atuação de sua célula rebelde.

A cliente que ele espera é ninguém menos que a senadora Mon Mothma (Genevieve O’Reilly), de Chandrilla. Ela é uma das principais articuladoras da oposição ao Imperador Palpatine no Senado Imperial, e futura líder política da Aliança Rebelde. Mas agora, em 5 BBY, ela enfrenta problemas para conseguir financiar a célula de Luthen. Vigiada por todos os cantos, sua cartada é atrair um novo financiador, o que deixa Luthen desconfortável.

Dentro de sua própria casa, Mothma também enfrenta problemas. Seu marido, Perrin (Alistair Mackenzie), está cada vez mais alinhado com a causa imperial, organizando jantares para colegas que trabalham dentro do escritório do Grande Vizier Mas Amedda (que preside as sessões do Senado, onde age em nome do Imperador). A crise conjugal parece estar alinhada e progredindo paralelamente com seu envolvimento na rebelião. O quão alinhada, só o tempo dirá.

Curiosidades

– Na cena inicial, Cassian conta que lutou em Mimban quando tinha 16 anos. O planeta é o mesmo no qual o jovem Han Solo (Alden Ehrenreich) lutou quando fazia parte do Império, e onde conheceu seu mentor, Tobias Beckett (Woody Harrelson) em “Han Solo: Uma História Star Wars“. Não há como saber ao certo, mas pela idade estimada de Cassian e Han, é bem possível que eles estivessem ambos presentes no planeta ao mesmo tempo.

– Cassian menciona diversas células rebeldes quando fala que “se perguntava quem era” Luthen: Aliança, Sep, Frente Partidária (tradução para os Partizans). Todas elas viriam a ser unificadas sob a égide única da Aliança Rebelde.

– Durante a reunião no BSI, um dos planetas mencionados é Arvala-6. Outro planeta do sistema, Arvala-7, ficou famoso ao aparecer em “The Mandalorian”. É onde Kuill (Nick Nolte) morava, e onde o Mandaloriano (Pedro Pascal) encontrou Grogu, mudando para sempre a história de “Star Wars”.

– O “adiantamento” que Luthen dá a Cassian é um cristal de kyber azul. É o mesmo tipo de cristal utilizado em sabres de luz, e geraria uma lâmina azul. Também é o mesmo material que serve como catalisador para o laser da Estrela da Morte. Ou seja, extremamente poderoso e, no contexto da série, raríssimo. A posse de um certamente levantaria questões a respeito de quem o possui. Luthen recomenda que Cassian não aceite menos de 50 mil créditos caso o venda. Por US$ 15 é possível comprar um em Galaxy’s Edge, parque temático da franquia na Disney.

– Ao dar o cristal a Cassian, Luthen menciona os “invasores de Rakata”. O Império Infinito de Rakata era o regime que dominava a galáxia conhecida 25 milênios antes dos acontecimentos de “Andor”. Sua queda foi o que abriu caminho para a formação e consolidação da Velha República.

– A loja de Luthen tem diversos artefatos interessantes. O que ele apresenta a Mon Mothma inicialmente vem do planeta Utapau, visto em “A Vingança dos Sith” na sequência em que Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) confronta o vilão General Grievous. Outro artefato está logo à frente, uma armadura igual à utilizada pelo Mandaloriano em “The Mandalorian”. Mas apenas o peitoral e as ombreiras — infelizmente, sem o capacete.

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados