Cinema com Rapadura

  terça-feira, 05 de dezembro de 2023

RapaduraCast 798
Antigamente é que era bom no cinema… MESMO?

Comente nas redes sociais e participe do nosso debate, porque aqui você sabe: "Assistir é apenas o começo"!

1x 1.5x 2x
0:00:00

Jurandir Filho, Rogério Montanare, Imaginago e Felipe Mesquita batem um papo nostálgico sobre cinema, streaming, CGI, home vídeo e muito mais. Ao longo das décadas, a expressão “antigamente é que era bom” ecoa nos corredores do tempo. Muitos cinéfilos nutrem uma saudade palpável dos tempos áureos do cinema, quando as telonas eram dominadas por clássicos inesquecíveis, narrativas cativantes e uma experiência única que parecia resistir ao implacável avanço do tempo. Contudo, a reflexão sobre essa afirmativa suscita uma intrigante discussão: será que o cinema antigo era realmente melhor, ou estamos envoltos pela névoa da nostalgia?

A experiência do cinema antigo era única, mas será que isso a torna superior? A tecnologia avançou, possibilitando efeitos visuais inimagináveis, narrativas mais complexas e uma diversidade de vozes que antes eram marginalizadas. O cinema contemporâneo, em sua vasta gama de estilos e gêneros, oferece algo para todos os gostos. Além disso, a dinâmica da sociedade mudou significativamente. Os temas abordados no cinema refletem as preocupações e questões da época. Se o cinema antigo retratava uma sociedade diferente, é natural que as histórias e abordagens também evoluam. A diversidade cultural, étnica e de gênero, antes negligenciada, agora encontra espaço na tela, contribuindo para uma representação mais inclusiva e autêntica.

O apelo por grandes bilheteiras muitas vezes resulta em fórmulas repetitivas e falta de originalidade. Blockbusters dominam as telonas, deixando menos espaço para produções independentes e narrativas mais ousadas. O home vídeo hoje mudou: ao invés de VHS/DVD/Blu-ray, o streaming vem dominando e sendo a casa para muitos filmes feitos em diversos lugares do mundo.

Na boa, antigamente é que era bom mesmo?


|| ASSINE O RAPADURACAST
Spotify: Escute o RapaduraCast no app! Segue e avalia a gente lá!
iTunes
: Tem iPhone/iPad/Mac? Adiciona aí!
Pocket Casts: Assine no app de podcasts!

|| NOSSOS CONTATOS
Youtube: Rapadura no YouTube! Se inscreve lá!
Instagram
@cinemacomrapadura
Twitter: @rapadura

|| CRÉDITOS
Edição/Trilha: Joel Suke


Tags: , , ,

Compartilhe

Participantes

Felipe Mesquita
Felipe Mesquita
@felipe_mgm
Imaginago
Imaginago
@Imaginago
Jurandir Filho
Jurandir Filho
@jurandirfilho
Rogério Montanare
Rogério Montanare
@rmontanare

Ouça Também