Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

[LISTA] Representatividade no cinema: conheça os filmes com temática LGBTQ que estreiam em 2019

De filmes aclamados pelo Oscar àqueles que versam sobre a "cura gay", saiba quais os principais longas preocupados com a representatividade LGBTQ que estreiam no ano de 2019.

No ano de 2018, o cinema nos presenteou com diferentes (e excelentes) narrativas com a temática LGBTQ, como o já clássico “Me Chame Pelo Seu Nome” e o leve “Com Amor, Simon“. E 2019 promete ser ainda mais inclusivo, com direito à indicação ao Oscar de Melhor Filme a um longa com protagonistas envolvidas em um relacionamento homoafetivo. Para você não perder nenhuma estreia, o Cinema com Rapadura preparou uma lista com os principais lançamentos de longas LGBTQ de 2019. Veja abaixo!

A Favorita

Em “A Favorita”, Olivia Colman interpreta a rainha Anne, e Rachel Weisz, sua fiel conselheira e amiga Sra. Sarah. A Inglaterra do século XVIII está em guerra com a França, mas a rainha Anne está mais preocupada em caçar patos ou comer doces. No entanto, a situação complica para a Sra. Sarah quando uma nova servente (Emma Stone) chega ao castelo com planos de se tornar a mais nova conselheira da rainha.

Com a direção de Yorgos Lanthimos (“O Sacrifício do Cervo Sagrado”), o filme não possui uma forte temática LGBTQ, mas figura nesta lista pelo fato de suas protagonistas se envolverem em uma relação homoafetiva.

“A Favorita” estreou em 24 de janeiro de 2019 no Brasil.

Boy Erased: Uma Verdade Anulada

Baseado no livro de Garrard Conley, a trama conta a história de como um rapaz, filho de um pastor conservador, foi forçado a fazer uma terapia para “curar” sua homossexualidade, para não perder seus amigos, sua família e o Deus para o qual ele rezou cada dia da sua vida. Ao confrontar o passado, ele reflete sobre as complexas relações entre família e fé, a dificuldade de crescer como uma pessoa gay em uma comunidade conservadora e as lutas que ocorrem quando se tenta suprimir essa identidade sexual.

Recentemente, a Universal Pictures cancelou a estreia do longa no Brasil, o que gerou especulações nos fãs de que o filme teria sido censurado pelo atual governo.

“Boy Erased: Uma Verdade Anulada” já está disponível em DVD e Blu-Ray.

Rocketman

A cinebiografia sobre a vida de Elton John (Taron Egerton) irá contar a história do consagrado cantor por dois pontos de vista: em meio à sua recuperação do vício em drogas e álcool na década de 1990, e contando a história do início da sua carreira artística.

Considerando que o cantor é abertamente homossexual, espera-se que este seja um relevante foco da obra.

O filme está previsto para estrear nos Estados Unidos em 17 de maio de 2019.

Mapplethorpe

A cinebiografia do fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe (Matt Smith) retrata sua vida momentos antes de ele e Patti Smith se mudarem para o famoso Hotel Chelsea, lar de um mundo de chiques boêmios. Lá, ele começa a fotografar seus habitantes e seu novo círculo de amigos, incluindo artistas e músicos, socialites, estrelas de cinema e membros do underground S & M, nos anos 80.

O trabalho de Mapplethorpe exibia erotismo de uma maneira que nunca havia sido examinada nem exibida antes para o público. Explorando a intersecção de sua arte, sua sexualidade e sua luta pelo reconhecimento mainstream, o longa oferece um retrato cheio de nuances de um artista no auge de seu ofício e dos impulsos autodestrutivos que ameaçam minar tudo.

O longa tem estreia prevista nos EUA para 1º de março deste ano.

Tell it to the Bees

Baseado no livro homônimo de Fiona Shaw, o filme retrata a história de amor entre uma mãe solteira (Holliday Grainger) e a médica de seu filho (Anna Paquin) na década de 50 na Inglaterra, em um momento no qual a sociedade não estava confortável com relacionamentos do mesmo sexo.

O filme tem estreia nos EUA prevista para 3 de maio deste ano.

Rafiki

Este filme tem uma premissa aparentemente simples, mas já foi alvo de muita polêmica. “Rafiki” conta a história de duas mulheres que encontram amor e compreensão uma na outra.

O longa foi inicialmente banido do Quênia porque trata de um assunto considerado crime em seu país de origem: homossexualidade. “Rafiki” então se torna uma obra essencial, pois retrata um tema ainda considerado tabu por alguns governos e camadas da sociedade.

A previsão de estreia nos EUA é de 19 de abril deste ano.

The Death and Life of John F. Donovan

No longa, Kit Harington fará o papel de John F. Donovan, um ator de Hollywood que tem sua vida transformada quando sua correspondência com um menino de 11 anos é exposta. O filme vai explorar o lado sombrio e solitário da vida das celebridades, a homossexualidade de Donovan e sua conexão com seu jovem fã.

“The Death and Life of John F. Donovan” estreou no Festival de Toronto em 2018, e terá estreia na França em março de 2019, ainda sem previsão para outros países.

Tem algum filme que não está na lista? Qual destes longas você está mais ansioso para ver? Deixe nos comentários!

Boo Mesquita
@boomesquita

Compartilhe


Conteúdos Relacionados