Cinema com Rapadura

Notícias   domingo, 03 de fevereiro de 2019

Boy Erased: Uma Verdade Anulada | Estreia do filme no Brasil é cancelada pela Universal; entenda o caso

Fãs e autor do livro reclamam de censura pelo governo brasileiro, mas Universal afirma que decisão foi puramente comercial.

Boy Erased: Uma Verdade Anulada | Estreia do filme no Brasil é cancelada pela Universal; entenda o caso>

“Boy Erased: Uma Verdade Anulada”, filme baseado no livro de Garrard Conley, que conta a história de um jovem homossexual que é forçado a passar por uma terapia de “cura gay”, teve sua estreia cancelada no Brasil. A Universal Pictures Brasil informou a situação ao responder um tweet que questionava por que o filme, que tinha sua estreia programada para a última quinta (31) no país, não havia sido lançado. Veja abaixo:

Em primeiro momento, a Universal Brasil não divulgou nenhuma outra informação sobre o caso, que está sendo observado por muitos como um ato de censura do governo. O autor do livro levou sua preocupação ao Twitter, compartilhando um tweet que indicava que ativistas brasileiros estão reportando ato de censura. Veja abaixo:

“Boy Erased foi censurado no Brasil. Eu estava sentindo que isso iria acontecer e é triste que este tipo de coisa esteja acontecendo em um país tão maravilhoso”.

“Nós estamos recebendo informações de que a estreia para janeiro de ‘Boy Erased’ foi cancelada no Brasil. Ativistas locais estão reportando censura do governo brasileiro. Mais informações em breve”.

Mathew Shurka, co-fundador do grupo Born Perfect, que tem como objetivo acabar com terapias de conversão, foi o responsável pelo surgimento da comoção nas redes sociais sobre o suposto ato de censura.

O ator Kevin McHale, conhecido pela série “Glee”, também compartilhou uma mensagem contra o governo brasileiro, assumindo que o problema seria a censura:

“Meus queridos brasileiros, ‘Boy Erased’ foi banido do Brasil. Seu presidente está censurando conteúdo LGBT+. Banir um filme sobre os perigos da terapia de conversão é PERIGOSO! Bolsonaro é uma ameaça para as vidas LGBT+. Eu te amo Brasil, e vou lutar com vocês!”.

No entanto, respondendo à assessoria do grupo B9, a Universal Brasil confirmou que a decisão foi puramente comercial, antecipando a pouca bilheteria que o longa teria no país. O filme estreou em 2 de novembro nos EUA e conquistou quase US$7 milhões no país, somando pouco mais de US$1 milhão internacionalmente, de acordo com o BoxOfficeMojo. Além disso, o longa não conquistou grande atenção na temporada de premiações, e assim o público para o filme seria reduzido. Por fim, segundo a assessoria, o custo de marketing do filme não seria coberto pela bilheteria que o filme teria no Brasil, situação semelhante ao que aconteceu com “Bem-Vindo à Marwen”, com Steve Carell.

Estrelado por Lucas Hedges (“Lady Bird”), a trama conta a história de como um rapaz, filho de um pastor conservador, foi forçado a fazer uma terapia para “curar” sua homossexualidade, para não perder seus amigos, sua família e o Deus para o qual ele rezou cada dia da sua vida. Ao confrontar o passado, ele reflete sobre as complexas relações entre família e fé, a dificuldade de crescer como uma pessoa gay em uma comunidade conservadora e as lutas que ocorrem quando se tenta suprimir essa identidade sexual.

Assista ao trailer:

Além de Hedges, o elenco do filme conta com Nicole Kidman (“O Estranho que Nós Amamos”), Russell Crowe (“A Múmia”), Xavier Dolan (“Elephant Song”), David Joseph Craig (“O Presente”), Michael “Flea” Balzary (“Em Ritmo de Fuga”), Cherry Jones (“Uma Repórter em Apuros”) e o músico Troye Sivan.

“Boy Erased: Uma Verdade Anulada” já está disponível em DVD e Blu-Ray.

Saiba Mais: ,

Louise Alves
@louisemtm

Compartilhe


Notícias Relacionadas