Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 03 de agosto de 2012

Pesquisa mapeia os hábitos de consumo de filmes na TV por assinatura

Modelo TV Everywhere possibilita novas formas de ver filmes.

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) reafirmou a obrigatoriedade dos canais brasileiros por assinatura de exibir, durante a sua programação semanal, pelo menos 3h30 de conteúdo nacional e produção independente no horário nobre, seja com séries, filmes, documentários ou animações. A Lei da TV por Assinatura (Lei 12.485), publicada em 2011, deve ser cumprida até o final de 2013 por todas as emissoras, sujeitas a penalização. A determinação incentiva não somente a produção nacional, mas também revela que cada vez mais fica acessível aos consumidores a contratação dos canais fechados.

Não é segredo para ninguém que o avanço das novas tecnologias e as formas de se ver televisão (ou mesmo cinema) são abrangentes e se revelam essenciais na vida das pessoas. O consumo de filmes nos canais por assinatura foi tema de pesquisa realizada pelo grupo Troiano, que entrevistou 2.120 pessoas, de 18 a 60 anos de idade, das classes A, B e C, para mapear o comportamento dos consumidores que gostam de filmes.

O estudo apontou que 92% dos brasileiros estão conectados à internet de alta velocidade e possuem aparelhos móveis (notebooks, tablets e/ou smartphones). Com isso, há uma transformação natural que busca maior controle e liberdade de escolher a programação da forma que eles quiserem, quando e onde preferirem. 81% dos entrevistados concordam totalmente que essa facilidade é atrativa, já que nem sempre quando eles ligam a TV está passando algo que querem assistir ou o que eles querem ver está em outro horário da grade de programação. Dessa forma, o poder de escolha se aproxima do que acontece nas salas de projeção cinematográfica, onde o espectador tem total comando ao escolher o filme a ser visto.

Essa mudança e comodidade retomam a discussão sobre o avanço dos aparelhos móveis. Um quarto dos entrevistados revelaram a necessidade de assistir a filmes nas plataformas móveis, além de dois terços reconhecerem tal tendência e acreditarem que é para isso que estamos caminhando. Assim, as plataformas móveis já são vistas como grande responsáveis por mudanças e adequações futuras. Projeta-se que, logo mais, será comum o espectador estar assistindo a um filme na TV ou no iPad enquanto interage com seu network nas redes sociais sobre o que está vendo.

Visionando essa tendência, a Rede Telecine lançou no dia 1º de agosto um serviço baseado no modelo TV Everywhere, uma nova forma de acesso ao acervo de seus filmes. Intitulado Telecine Play, o projeto reúne cerca de 1.500 títulos da Rede, tanto estreias quanto clássicos, disponíveis em múltiplas plataformas: computadores, notebooks e iPads. A partir de setembro, tablets e smartphones com sistema Android e iPhones também serão compatíveis, bastando apenas que o usuário esteja conectado à internet.

Na pesquisa, o conceito do Telecine Play foi testado e teve um índice altíssimo de aprovação, ganhando nota 9 (em escala de zero a dez) na avaliação dos entrevistados. Com o recurso, o assinante poderá organizar o seu acervo da forma que preferir, criando suas próprias listas e buscando títulos pelo nome de atores e diretores. Os filmes também poderão ser escolhidos pelo país de produção, prêmios em festivais, além de outros subgêneros de pesquisa. Todo esse conteúdo estará disponível de forma personalizada e com recursos exclusivos, como áudio dublado ou original com legenda eletrônica.

O objetivo é entregar o comando ao espectador e, ao mesmo tempo, oferecer uma plataforma ágil, prática e moderna. Assim, não existirão mais desculpas para perder aquele filme que você quer tanto ver!

Diego Benevides
@DiegoBenevides

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