Cinema com Rapadura

Colunas   segunda-feira, 04 de agosto de 2014

Jorge Furtado volta aos cinemas com o doc O Mercado de Notícias

Cineasta critica a imprensa em importante momento político brasileiro.

Jorge Furtado - O Mercado de NotíciasO gaúcho Jorge Furtado fez carreira na televisão e no cinema após o sucesso do curta “Ilha das Flores” (1989). Multifacetado, realizou longas como “Saneamento Básico – O Filme” e “Meu Tio Matou um Cara” e agora retorna aos cinemas com o documentário “O Mercado de Notícias”, premiado no Cine PE – Festival do Audiovisual (leia matéria com o diretor), que estreia nesta quinta-feira (07).

Sem amarras para criticar o jornalismo brasileiro, suas disposições políticas e a recepção dos telespectadores que nem sempre investigam as informações recebidas, o cineasta questiona a ética e as notícias a partir de casos famosos da imprensa brasileira. O argumento foi inspirado na peça teatral homônima do inglês Ben Johnson, escrita em 1625, e que também é representada no longa de Furtado.

Sem deixar de lado o bom humor, Furtado entrevista diversos jornalistas das mais diferentes áreas para traçar um perfil da imprensa e, acima de tudo, estimular um maior senso crítico do público. No site oficial do filme, você encontra mais detalhes sobre o longa, como entrevistas, casos jornalísticos e a pesquisa realizada pelo diretor para o documentário. (foto: Rede Globo)

+ Clarisse

Seguem em Maranguape, a 24km de Fortaleza (CE), as filmagens de “Clarisse (ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois)”, novo longa dirigido pelo cineasta cearense Petrus Cariry. Estrelado por Sabrina Greve (“Quando Eu Era Vivo”) e Everaldo Pontes (do ainda inédito “Os Pobres Diabos”), o drama acompanha uma filha e um pai, que está no fim da vida. A filha reavalia seus traumas familiares guardados desde a infância.

“Clarisse (ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois)” é o último filme da Trilogia da Morte, iniciada com “O Grão” (2007) e “Mãe e Filha” (2010). Petrus assina o roteiro ao lado de Rosemberg Cariry e Firmino Holanda. A produção é de Bárbara Cariry. As gravações seguem para Fortaleza na próxima semana, com previsão de término para 24 de agosto.

+ Jogo do Copo

O terror nacional “Jogo do Copo”, dirigido por Amanda Maya e produzido pela LA Film, ganhará exibições nos canais Sony, AXN Brasil e Sony Spin antes de seguir carreira em festivais nacionais e internacionais. A trama mostra um grupo de atores que decide fazer uma festa de Halloween para arrecadar fundos para uma nova peça. A ideia é fazer com que os convidados paguem para jogar o Ouija, famoso jogo do copo que se comunica com os mortos.

Isolados - José Wilker e Bruno Gagliasso+ José Wilker

O cearense José Wilker será homenageado no 42º Festival de Cinema de Gramado, com a exibição de “Isolados”, último filme que participou. Com direção de Tomas Portella e roteiro de Mariana Vielmond, filha de Wilker, o suspense acompanha um psiquiatra, vivido por Bruno Gagliasso, que se apaixonou por sua ex-paciente, papel de Regiane Alves. Um dia, eles decidem viajar para as montanhas em busca de tranquilidade, sem saber que no local estão acontecendo assassinatos em série.

+ Debate crítico em Gramado

O Festival de Gramado também realizará a mesa “50 Anos de Crítica: Enéas, Goida e Hélio”, encontro organizado pela Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS) e a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) no dia 12 de agosto, às 14h, na sala de debates da Sociedade Recreio Gramadense. Enéas de Souza, Goida e Hélio Nascimento são os mais respeitados críticos de cinema do Rio Grande do Sul e o debate pretende refletir sobre a importância da bagagem cultural de quem escreve sobre filmes e o que significa o exercício da crítica fora do eixo Rio-São Paulo.

+ Semana dos Realizadores

O Rio de Janeiro recebe em novembro a VI Semana dos Realizadores, com mostras competitivas, exibições especiais, palestras e debates. O festival adiou para o dia 14 as inscrições para a categoria longa-metragem, enquanto curtas e médias têm até hoje (04) para serem submetidos. As inscrições podem ser realizadas diretamente no site do festival.

+ Slow Film

De 11 a 14 de setembro, Pirenópolis, em Goiás, sedia a quinta edição do Slow Film – Festival Internacional de Cinema, Alimentação e Cultura Local, único evento em seu perfil no Brasil. O espanhol “El Somni – El Celler de Can Roca”, recentemente exibido em Berlim e dirigido por Franc Aleu, está na programação, que exibirá 20 filmes, dentre ficções, documentários e animações, de longa e curta- metragem, em sua grande maioria inéditos no Brasil. A entrada é franca.

+ Mídias Alternativas

Com o objetivo de fomentar a produção audiovisual brasileira por meio do incentivo e da valorização dos produtos multimídia, o 21º Festival de Vitória  promove o 3º Concurso de Mídias Alternativas. Podem concorrer filmes de todo o Brasil, com duração máxima de dois minutos, de gênero cinematográfico livre, feitos em qualquer tipo de suporte de captação (câmera fotográfica, celular, etc.) e realizados entre 2013 e 2014. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de agosto pelo site.

+ Mostra Imovision

A Mostra Imovision 25 anos entra em cartaz de 07 a 13 de agosto na programação do Cinema de Arte do Shopping Iguatemi Fortaleza e no Cinema do Dragão-Fundação. Serão exibidos em pré-estreia os longas “Bem-vindo a Nova York”, de Abel Ferrara; “As Férias do Pequeno Nicolau”, de Laurent Tirad; “Paraíso”, de Mariana Chenillo; “O Casamento de May”, de Cherien Dabis; “A Pedra da Paciência”, de Atiq Rahimi; “O Samba”, de Georges Gachot, e “Geronimo”, de Tony Gatlif.

+ Projetos Culturais

O Canal Brasil lançou um portal para inscrições de projetos para longas-metragens de ficção, documentários, séries de programas (duração de 25 minutos por episódio) e séries de interprogramas (duração de 2 a 5 minutos ou 12 a 15 minutos por episódio) sobre cinema, música ou irreverência. Para acessar, clique aqui.

+ Dica da Semana

Um Toque de Pecado“Um Toque de Pecado” (2013, China/Japão/França), de Jia Zhangke

Jia Zhangke é considerado um dos principais cineastas chineses em atuação. Responsável por filmes como “O Mundo” (2004) e “Em Busca da Vida” (2006), Zhangke lançou ano passado “Um Toque de Pecado”, premiado no Festival de Cannes como Melhor Roteiro e no Festival de Toronto como Melhor Filme em Língua Estrangeira.

A trama acompanha quatro histórias diferentes em uma China contemporânea, cheia de violência, injustiça e vingança. Zhangke faz um trabalho espetacular atrás das câmeras, considerado um dos melhores filmes do ano passado por diversos especialistas, inclusive este colunista.

Aliás, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresentará, de 05 a 17 de agosto, a Mostra Jia Zhangke – A Cidade em Quadro com a toda obra do diretor (12 longas e seis curtas), além de uma Masterclass, a primeira em toda a América Latina, ministrada pelo próprio cineasta.

“Um Toque de Pecado” já está disponível para locação e venda nas melhores lojas do ramo. Assista abaixo ao trailer legendado em inglês:

https://www.youtube.com/watch?v=WFYj12Xl5NQ

Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados