Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 20 de setembro de 2022

Andor | Entre ação e espionagem, nova série de Star Wars impressiona pela maturidade e objetividade

Série estreia no Disney Plus em 21 de setembro, com os três primeiros episódios.

(Imagem: divulgação/Disney)

Mais uma série de “Star Wars” vem aí, então é hora dos fãs se prepararem para as redes sociais virarem uma zona de guerra. “Andor” chega ao Disney Plus amanhã (21) com três capítulos, e é algo totalmente diferente de qualquer coisa produzida pela franquia desde “Os Últimos Jedi“. Felizmente, a série promete não ser polêmica como o filme referido, mas algo que certamente irá agradar os gregos e troianos do fandom.

Para o espectador ocasional, a necessidade de conhecer a fundo o universo de “Star Wars” é praticamente inexistente. É importante saber que ela se passa antes de “Rogue One: Uma História Star Wars” e acompanha um dos protagonistas do spin-off de 2016, o espião Cassian Andor, vivido novamente por Diego Luna. A série é criada e escrita por Tony Gilroy, que tem no currículo suspenses de espionagem como os filmes da “Trilogia Bourne“. Ele também comandou as refilmagens de “Rogue One“, que deram ao filme um tom mais sério, focando mais na “guerra” nas estrelas. Ou seja, se você gostou dele, certamente vai gostar de “Andor”.

Antes de Rogue One

Ok, ele se passa antes de “Rogue One“… mas e daí? Se sabemos o que acontece no final do filme, já sabemos o final da história de Cassian Andor também. Muitos torceram o nariz quando “Andor” foi anunciada justamente por essa razão. Até há um pouco de sentido por trás dela, mas histórias são muito mais do que seu desfecho, não é mesmo? A trajetória de um personagem desde o começo importa tanto quanto o final, pois é através dela que vemos sua evolução. Histórias refletem as mudanças pelas quais passamos em nossas vidas, e personagens fictícios também têm as suas.

Mas vale refrescarmos um pouco a memória. “Rogue One” acompanha a história de Cassian como membro da equipe que dá nome ao filme, um grupo de pessoas deslocadas na galáxia que o destino (ou a Força) junta para uma missão de extrema importância: roubar os planos da Estrela da Morte. A arma mais perigosa do Império tinha poder de fogo para destruir planetas inteiros, e só foi destruída pelo próprio Luke Skywalker (Mark Hamill) no “Star Wars” clássico.

Um dos motes do filme é justamente como pessoas ordinárias têm sim algo a perder em um contexto de opressão política. A maior parte da trama se passa pelo ponto de vista da líder da equipe, Jyn Erso (Felicity Jones), que está em sua própria jornada de transformação. Ali, Cassian já é um dos principais espiões da Aliança Rebelde. Agora, vamos ver como ele próprio passou de um desajustado, tentando apenas sobreviver mais um dia, até chegar a futuro crucial. Se o filme já trabalha temas maduros como liberdade, opressão e bem comum, espere isso também em “Andor” e você não irá se decepcionar.

Mas… e o Baby Yoda?

Infelizmente, aqui não tem Baby Yoda. Você não irá assistir à série e encontrar um novo mascote fofo e pequenino para comprar em pelúcia (apesar de o droide B2EMO ser encantador e fácil de se identificar). Em “Andor”, a ordem do dia foi focar na narrativa em si, deixando de lado questões como fan service ou mesmo um enredo mais palatável para a família. Não que crianças não possam assistir, elas só talvez não vão entender. Mas até aí, muitos adultos também não vão entender, já que não têm entendido nem o próprio mundo onde vivem, não é mesmo?

A série é essencialmente adulta em sua trama, mas continua sendo “Star Wars”. A maioria das características clássicas da franquia está lá, como um protagonista que vem de baixo para se tornar um herói, a luta contra um inimigo muito mais forte e até mesmo o humor tradicional da franquia, mais próximo ao de “Rogue One” e da Trilogia Original de George Lucas do que ao das séries mais recentes, como “The Mandalorian” e “O Livro de Boba Fett“.

Ou seja, o diferencial de “Andor” é justamente sua história e a jornada do personagem. Diego Luna está excelente no papel, atribuindo uma malícia inocente a Cassian, típica de quem acha que é mau, mas é apenas inexperiente. O restante do elenco também chama a atenção, principalmente Maarva (Fiona Shaw) e Luthen (Stellan Skarsgard), os mentores do protagonista, que o moldam como o espião que conhecemos. Os vilões são igualmente cativantes, como o inspetor Syril Karn (Kyle Soller) e a agente de inteligência Dedra (Denise Gough), ambos tão jovens quanto Cassian e ansiosos por provar seu valor.

==

“Andor” estreia no Disney Plus em 21 de setembro, com os três primeiros episódios. Depois, a série segue com capítulos inéditos toda quarta-feira. O Cinema Com Rapadura terá recap dos episódios no site, trazendo todos os detalhes e curiosidades, então fique ligado!

>> Clique aqui para ler os recaps dos três primeiros episódios

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados