Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 08 de junho de 2022

Obi-Wan Kenobi | Com fórmula típica de Star Wars, quarto episódio entrega ação e suspense

Quarto capítulo da minissérie já está disponível no Disney Plus.

(Imagens: divulgação/Disney)

[ATENÇÃO! Este texto contém spoilers do episódio 4 de ‘Obi-Wan Kenobi’. Siga por sua conta e risco.]

Era difícil “Obi-Wan Kenobi” entregar um quarto episódio impactante como foi o terceiro. E, realmente, não foi. Ainda assim, a diretora Deborah Chow traz uma boa dose de ação e suspense carregada de referências e easter eggs para os fãs de “Star Wars” se divertirem, principalmente à série “The Clone Wars” e ao jogo “Jedi: Fallen Order“.

O capítulo segue uma fórmula típica da franquia: os heróis se infiltrando em uma base inimiga para uma operação de resgate. Note que, sem isso, boa parte de “Star Wars” simplesmente não existiria. Para quem gosta das “rimas” propostas por George Lucas como alma da franquia, é algo legal. Do contrário, pode ser um pouco cansativo.

A rima, aqui, é com o primeiríssimo filme, “Uma Nova Esperança” (1977), com o resgate da princesa Leia (Carrie Fisher) a bordo da Estrela da Morte. Naquele filme, a personagem era salva por Luke Skywalker (Mark Hamill), Han Solo (Harrison Ford), Chewbacca (Peter Mayhew), C-3PO (Anthony Daniels), R2-D2 (Kenny Baker) e, claro, Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness). Agora, uma jovem Leia vivida por Vivien Lyra Blair, é resgatada por Kenobi (Ewan McGregor) de dentro da Fortaleza Inquisitorius, quartel-general dos Inquisidores do Império.

Jabiim

Após o confronto com Darth Vader (Hayden Christensen) na estação mineradora em Mapuzo, Ben está em situação crítica. Ele é levado por Tala (Indira Varma) e o droide NED-B até Jabiim, onde uma célula rebelde atua, e posto em um tanque de bacta. A cena contrasta os tratamentos de Kenobi e Darth Vader. Ambos têm cicatrizes psicológicas profundas, mas não é esse tipo de cura que bacta proporciona. E as cicatrizes físicas de Ben são muito mais fáceis de se curar do que as de Vader.

A célula rebelde em Jabiim é composta, na verdade, por um grupo de trabalhadores de esgoto. Nesse momento da cronologia da franquia, ainda não há uma Aliança Rebelde formalmente estabelecida, apenas pequenas células operando de forma independente. Elas serão unificadas apenas anos depois, em um momento mostrado na série “Star Wars Rebels“.

Em Jabiim, o grupo é liderado por Roken (O’Shea Jackson Jr.), que trabalha junto a Sully (Maya Erskine) e um pequeno contingente de funcionários, que deixam claro não serem soldados. Roken, inclusive, menciona que já fora casado antes com uma mulher sensível à Força, que foi caçada e assassinada pelos Inquisidores. A princípio, os rebeldes hesitam em ajudar Ben a resgatar Leia, mas logo concordam.

A caracterização de Ben também é algo importante a partir desse momento. Antes, ele usava trajes comuns, cobertos por um robe com capuz. Ainda que o robe fosse algo bem típico dos Jedi, eles não eram os únicos a usar essa vestimenta, então o disfarce era até passável. Agora, Kenobi está vestido mesmo com os robes característicos dos Jedi, não mais roupas de civis. Sua conexão com a Força está mais forte a cada momento e ele passa a usar mais seu sabre de luz em combate.

Nur, Fortaleza Inquisitorius

O quartel-general dos Inquisidores fica em uma lua do sistema Mustafar, onde Darth Vader tem sua base. Isso possibilita ao Sith manter um controle rígido sobre seus subordinados. Lá, a Inquisidora Reva (Moses Ingram) segue fazendo de tudo para encurralar Obi-Wan Kenobi, inclusive torturando garotas de dez anos de idade como Leia Organa. A cena do interrogatório entre as duas é ótima, com excelentes atuações de ambas, deixando clara a psicopatia de Reva e a resiliência de Leia.

Enquanto Reva e Leia medem forças, Tala e Ben se infiltram na fortaleza para resgatar a garota. Toda a sequência dos dois remete ao resgate de “Uma Nova Esperança“, com C-3PO e R2-D2 direcionando Luke Skywalker, Han Solo e Chewbacca à cela onde Leia está sendo mantida. Aqui, é Tala quem faz a função dos droides, já que ela é uma oficial do Império e tem acesso a dados sigilosos como o mapa da fortaleza.

Ben segue as direções de Tala até chegar a uma porta preta com o símbolo do Império em vermelho, uma marca dos Inquisidores. O que ele vê ao passar por essa porta é algo doentio: corpos de Jedi mantidos em perfeito estado de conservação, de velhos mestres a crianças aprendizes. Não há limites para a deturpação do Lado Sombrio da Força, algo que fica claro novamente nesse momento.

Kenobi só deixa sua lamentação pelos companheiros expostos ali quando ouve um grito de Leia, que está prestes a ser torturada. Uma menina de dez anos. Ele consegue tirar a jovem dali com a ajuda de Tala, que prepara uma distração para Reva. Quando Ben e Leia são identificados por uma sonda sentinela, um alarme soa por toda a fortaleza, causando a confusão necessária para que a dupla se reúna com Tala e tente fugir dali.

Antes que eles consigam, no entanto, Tala é desmascarada por Reva como uma espiã no hangar da fortaleza. Quando parece que todos os Stormtroopers do local cercam o trio, duas naves T-47 da célula rebelde de Roken aparecem para salvar o dia. Uma delas, no entanto, acaba destruída pela Terceira Irmã. Se antes eles não eram soldados, agora a luta é deles com toda certeza.

Ao final, Reva revela a Darth Vader que inseriu um rastreador na droide de Leia, Lola, e a perseguição deve continuar. Ao que tudo indica, um segundo embate entre Vader e Obi-Wan é inevitável, e, com apenas dois episódios restantes na série, pode ocorrer a qualquer momento.

Curiosidades

– Ben é posto em um tanque de bacta para se recuperar em Jabiim. Bacta é um líquido regenerativo utilizado para curar a maioria dos danos físicos existentes — ou seja, se Vader precisa fazer esse tratamento continuamente, sua dor deve ser constante. Um tanque do tipo foi visto pela primeira vez em “O Império Contra-Ataca” (1980), onde Luke Skywalker (Mark Hamill) se recupera após ter sido atacado por um wampa no planeta Hoth.

– Um dos rebeldes afirma sobre a Fortaleza Inquisitorius: “Ninguém sabe como esse lugar se parece por dentro”. Bom, nós sabemos! No jogo “Jedi: Fallen Order“, é lá que Cal Kestis (Cameron Monaghan) enfrenta Darth Vader na última fase.

– O corredor que guarda os corpos dos Jedi na Fortaleza Inquisitorius é aterrorizante, guardando até crianças. O primeiro dos corpos, no entanto, é de um dos Jedi mais longevos da Ordem, Tera Sinube. Ele aparece em diversas histórias e quadrinhos da Alta República, e até em um episódio de “The Clone Wars“, em que ajuda de Ahsoka Tano (Ashley Eckstein) a recuperar seu sabre de luz em Coruscant.

– Outro dos corpos parece ser o do Barão Papanoida, do planeta Pantora. Ele aparece bastante em “The Clone Wars“, e chega até a surgir brevemente na cena do teatro em “A Vingança dos Sith” (2005), interpretado pelo próprio George Lucas.

– Na Fortaleza Inquisitorius, um tipo diferente de Stormtrooper é visto, usando armadura preta. São os Purge Troopers, teoricamente especializados em combater Jedi. Eles também aparecem no jogo “Jedi: Fallen Order“.

– As naves T-47 usadas pelos rebeldes para o resgate são conhecidas também como Snowspeeders, o mesmo tipo utilizado na Batalha de Hoth em “O Império Contra-Ataca“. Mas, a menos que elas tenham sido modificadas, esse modelo não consegue voar muito longe do solo, tornando um resgate desses algo bem difícil.

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados