Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 01 de junho de 2022

Obi-Wan Kenobi | Terceiro episódio é marcado por reencontros e um pouco de esperança

Terceiro capítulo da minissérie já está disponível no Disney Plus.

(Imagens: divulgação: Disney)

[ATENÇÃO! Este texto contém spoilers do episódio 3 de ‘Obi-Wan Kenobi’. Siga por sua conta e risco]

No meio de uma estação mineradora, na escuridão da noite, sabres de luz são a única fonte de iluminação. Eles podem até colidir, mas não é uma luta, não uma de verdade. Enquanto Darth Vader (Hayden Christensen) mal precisa de uma mão em busca de sua vingança, Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) tem dificuldades até para ficar em pé.

Quando “Obi-Wan Kenobi” foi anunciada, Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, prometeu “a revanche do século” entre Kenobi e Vader, o que por si só já evoca a epicidade do último duelo em “Star Wars: A Vingança dos Sith” (2005). Apenas mestre, aprendiz e todo o dano que eles fizeram um ao outro…

Mas não foi o que vimos no terceiro capítulo da série do Disney Plus. Em vez disso, vimos um retrato muito mais real das consequência que esse tipo de dano causa. Enquanto Kenobi evitou o embate a todo custo, Vader estava atrás do drama, uma atitude típica de Anakin Skywalker. Não há como falar que foi decepcionante, pois estavam ambos os personagens perfeitamente de acordo com os momentos que vivem na continuidade de “Star Wars“. Certamente haverá espectadores se sentindo “enganados”, mas não se preocupem: rumores circulam pela internet de um segundo embate entre Vader e Obi-Wan desde antes da estreia. Este primeiro encontro serviu apenas para preparar o terreno.

Mas antes…

A emoção de ver Obi-Wan e Vader frente a frente é grande para qualquer fã, e esse reencontro é o acontecimento principal do episódio. É inevitável abrir qualquer análise falando sobre isso. Mas esse foi um capítulo tão rico em referências e lore da franquia que certamente vale a pena ir além dos sabres de luz.

O episódio começa com Ben e a pequena Leia Organa (Vivien Lyra Blair) chegando ao planeta Mapuzo, conforme combinado com o trambiqueiro Haja Estree (Kumail Nanjiani) em Daiyu no capítulo anterior. Mas, claro, as coisas não podem simplesmente funcionar como esperado para a dupla. O planeta minerador está sob controle do Império, com inspeções por todo o lado, mas eles conseguem uma carona com a versão espacial de um caminhoneiro, o alienígena Freck, interpretado pelo ator e comediante Zach Braff.

Durante o caminho até o porto espacial mais próximo, Freck se mostra apoiador do Império, dando caronas a stormtroopers e sendo amistoso com os vilões o tempo todo – apesar de o Império ser um regime que enxerga alienígenas como seres inferiores. Após uma das interações com os soldados, Ben e Leia têm uma conversa importante, em que a garota pergunta de forma bem direta ao Jedi se ele conhecia sua verdadeira mãe e se ele é o pai biológico dela. Ben, obviamente, nega que seja, mas conforta a menina falando de sua própria infância antes de ser levado à Ordem Jedi aos 3 anos de idade.

Longe dali, na Fortaleza Inquisitorius, quartel general dos Inquisidores na lua de Nur, Reva (Moses Ingram) assume a posição de comando da operação de busca por Kenobi após tratar do assunto com o próprio Darth Vader. Sua rivalidade com Quinto Irmão (Sung Kang) fica ainda mais exacerbada, com ameaças trocadas a torto e a direito. A cena termina com sondas imperiais (iguais às vistas em “O Império Contra-Ataca“) sendo despachadas a Mapuzo, já que Reva identificara o transporte no qual Ben e Leia estavam no episódio anterior.

De volta a Mapuzo, o caminhão de Freck passa por mais uma inspeção, sendo abordado por uma das sondas, que imediatamente reconhece Kenobi e avisa os Inquisidores. Ele e Leia são salvos por Tala (Indira Varma), uma oficial do Império que atua como contrabandista de fugitivos para evitar que mais pessoas morram em vão. Ela os leva até uma casa por onde muitos outros fugitivos já passaram, incluindo o Jedi Quinlan Vos, conhecido de Obi-Wan. O plano é que o trio fuja pelo porto espacial com a ajuda de um piloto rebelde até o planeta Jabiim, mas tudo muda quando os Inquisidores chegam à cidadezinha onde eles estão, com ninguém menos que Vader em pessoa.

Desesperado e à beira de um ataque de pânico, Obi-Wan despacha Leia e Tala, pois vê que Vader está lá por ele. O Sith sabe como atrair seu antigo mestre, e passa a matar civis como se fossem moscas. O duelo entre eles é como vimos acima. Os anos realmente deixaram Kenobi mais fraco, e o mestre, em sua crise de fé, deixou de treinar e se cuidar (sintomas típicos de depressão, aliás). Mas Vader, em vez de lidar rápido com a situação e executar sua vingança, prefere fazer Obi-Wan sentir na pele as queimaduras que ele próprio sentira em Mustafar. Ou seja, não importa o nome nem a armadura, a paixão pelo drama continua sendo marcante em Anakin Skywalker/Darth Vader.

Na brincadeira de Vader, Ben acaba salvo por Tala e logo retirado dali, para que eles sigam viagem a Jabiim. Vader, no silêncio contemplativo que lhe é característico, reconhece que perdeu uma chance de se vingar e se retira. Mas Leia acaba sequestrada por Reva ao se separar de Tala, e agora veremos até onde a inquisidora está disposta a ir para fazer valer sua posição como nova chefe dos inquisidores.

Curiosidades

– A conversa entre Reva e Vader é reveladora. O Grande Inquisidor (Rupert Friend) pelo jeito é mesmo carta fora do baralho da série após ter sido atravessado por Reva com um sabre de luz no episódio anterior. Como isso fica no futuro da franquia é algo a ser visto, dado que o personagem reaparece vivinho da Silva na série “Star Wars Rebels“.

– Ao falar de suas memórias de infância, Obi-Wan revela lembrar de um bebê, provavelmente um irmão mais novo. A família Kenobi (da qual o único membro conhecido de acordo com o novo cânone é justamente Obi-Wan) é do planeta Stewjon, e, no selo Legends (histórias que não compõem mais o cânone oficial da franquia), sabe-se que ele tem um irmão chamado Owen.

– Na série “The Clone Wars“, Obi-Wan e Quinlan Vos sempre formaram uma dupla bem efetiva em combate. Os dois, no entanto, eram bem diferentes em termos de personalidade. Enquanto Kenobi era certinho e quase burocrático, Vos era mais aberto, quase como um Jedi hippie. No selo Legends, eles eram melhores amigos.

– Falando em Vos, ele é protagonista do romance “Dark Disciple“, em que vive um relacionamento com Asajj Ventress. A história é parte do cânone, e seria um arco de “The Clone Wars” antes do cancelamento da série.

– Jabiim é outro planeta minerador, de superfície lamacenta e com florestas de bambu. Em Legends, foi o palco de uma grande batalha durante as Guerras Clônicas (com presença do próprio Obi-Wan) e outra durante a Guerra Civil Galáctica. No cânone, o planeta foi mencionado apenas uma vez, em um livro de referência para “O Despertar da Força” em 2015.

– Quando Vader aparece em Mapuzo, Obi-Wan tem a reação típica que o vilão evoca nos personagens da franquia: uma sensação de frio, vazio e como se perdesse o chão (algo como dementadores em “Harry Potter“).

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados