Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

Bolão do Oscar 2020: conheça o caminho trilhado pelos indicados e descubra quais são os favoritos

De Joaquin Phoenix à expectativa do primeiro Oscar para o Brasil, saiba quais as chances dos concorrentes em cada categoria.

Como acontece a cada novo início de ano, todo cinéfilo que se preze passa janeiro focado em desvendar qual será a lista dos indicados ao Oscar; depois, com os títulos já conhecidos, na perspectiva de conhecer melhor os postulantes ao prêmio, passa fevereiro assistindo aos filmes ainda pendentes, e, em retrospectiva, reassistindo àquelas produções favoritas do ano anterior, em busca de desvendar quais serão os grandes vencedores. E com os seres rapadurianos de todo o Brasil a expectativa não é diferente.

Então, é chegada a hora, enfim, de conhecer os ganhadores do maior prêmio da sétima arte. E, em 2020, a cerimônia realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood terá a missão de honrar as principais obras e profissionais que fizeram de 2019 um dos melhores anos da história recente do cinema.

Dessa forma, para ajudá-los nessa cinematográfica missão, listamos abaixo todos os indicados, bem como todos os respectivos favoritos de cada segmento. Seguindo como modelo de apresentação a estrutura em categorias que se tornou recorrente na cerimônia de entrega do Oscar, veremos qual foi o caminho trilhado pelos seus indicados em relação às demais premiações realizadas neste ano, assim como suas respectivas campanhas – no caso em que estas forem o principal fator de apontamento. Desde já, desejamos boa sorte!

Melhor Documentário Longa-metragem

Apesar da torcida de parte do público brasileiro para a vitória de “Democracia em Vertigem” na categoria de Melhor Documentário de Longa-metragem, a produção, se levarmos em conta que a maior cotação nos sites de apostas é direcionada justamente ao documentário nacional, pode ser considerada um dos grandes azarões da cerimônia de premiação. Além do mais, a Netflix, responsável por sua distribuição, mantém o foco em “American Factory”, um de seus concorrentes e maior favorito à conquista, sobretudo considerando o envolvimento da família Obama com o projeto. Mas a perspectiva contrária a “Democracia em Vertigem” pode ser quebrada caso a diretora Petra Costa – que chegou a publicar um artigo no New York Times – tenha conseguido despertar o devido interesse dos membros da Academia, uma missão realmente difícil, mas possível.

Outro postulante de peso à estatueta dourada é o documentário sírio “For Sama”, ganhador do BAFTA e do ALFS Awards. “The Cave”, uma produção da National Geographic, conta com o aporte da Disney. Já “Honeyland” não conta com grande divulgação, porém, a dupla indicação – também foi nomeado a Melhor Filme Internacional – pode ser um trunfo da produção macedônia.

Indicados – “American Factory” / “Democracia em Vertigem” / “For Sama” / “Honeyland”“The Cave”

Favoritos – “American Factory” e “For Sama”

Melhor Documentário Curta-metragem

“Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)” ganhou o BAFTA na categoria de Melhor Curta Britânico, o que impulsiona sua campanha na categoria de Melhor Documentário Curta-metragem. “Walk Run Cha-Cha”, que é um projeto do The New York Times – o jornal chegou a publicar um anúncio no veículo rival, o Los Angeles Times -, tem a seu favor o fato de ser uma produção americana, o que lhe dá certo destaque, requisito esse que, em certa medida, também favorece “St. Louis Superman”. Em tal cenário, “Life Overtakes Me” acaba por ser o azarão da vez.

Indicados – “In the Abscence” / “Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)” / “Life Overtakes Me” “St. Louis Superman”“Walk Run Cha-Cha”

Favorito – “Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)”

Melhor Curta-metragem Live Action

A quarta nomeação ao Oscar do diretor Marshall Curry pode ser um fator decisivo para tornar “The Neighbors’ Window” o favorito na categoria de Melhor Curta-metragem Live-Action. Entretanto, as narrativas dramáticas dão a “Brotherhood” e “Saria” maiores condições, e nesse sentido, por ser exatamente o oposto de seus concorrentes, “Nefta Football Club” entra como o azarão, assim como “A Sister”. Em todo caso, as campanhas têm um peso considerável, e, nesse quesito, “Saria” e “Nefta Football Club” têm se destacado.

Indicados – “A Sister” / “Brotherhood” / “Nefta Football Club” / “Saria” / “The Neighbors’ Window”

Favoritos – “Brotherhood”“Saria”

Melhor Curta-metragem de Animação

Na categoria de Melhor Curta-metragem de Animação, “Hair Love”, da Sony, e “Kitbull”, da Pixar, certamente têm vantagem em relação aos seus concorrentes por terem maior visibilidade nos Estados Unidos. Como critério de desempate, a temática de “Hair Love” pode ter peso maior na visão da Academia.

Indicados – “Dcera (Daughter)” / “Hair Love” / “Kitbull” / “Memorable”“Sister”

Favorito – “Hair Love”

Melhor Canção Original

Colocar Elton John cantando no Oscar pode ser só um dos pontos altos de (I’m Gonna) Love Me Again, música-tema do filme “Rocketman”, na cerimônia. A composição é a principal favorita na categoria de Melhor Canção Original, ainda mais depois de ter vencido o Globo de Ouro, o Critics’ Choice Movie Awards e o Satellite Awards.

Indicadas – I Can’t Let You Throw Yourself Away, de “Toy Story 4” / (I’m Gonna) Love Me Again, de “Rocketman” / I’m Standing With You, de “Superação: O Milagre da Fé” / Into the Unknown, de “Frozen II” / Stand Up (From Harriet) de “Harriet”

Favorita – (I’m Gonna) Love Me Again, de “Rocketman”

Melhor Trilha Sonora Original

Assinada pela islandesa Hildur Guðnadóttir, a trilha sonora de “Coringa” tem se mostrado, ao longo da temporada de premiações, a favorita absoluta na categoria de Melhor Trilha Sonora Original. A composição de Thomas Newman para “1917”, por seu turno, tem sido apontada como sua grande rival. No entanto, a comparação em relação à quantidade de prêmios recebidos por Guðnadóttir praticamente elimina qualquer possibilidade de outro postulante surpreender nesse segmento. Até agora, “Coringa” conquistou o Globo de Ouro, o BAFTA, o Critics’ Choice Movie Awards e o Satellite Awards. A única exceção veio do Hollywood Film Awards, que preferiu reconhecer Randy Newman, por “História de um Casamento”.

Indicadas – Alexandre Desplat, por “Adoráveis Mulheres” / Hildur Guonadóttir, por “Coringa” / John Williams, por “Star Wars IX – A Ascensão Skywalker” / Randy Newman, por “História de um Casamento” / Thomas Newman, por “1917”

Favorita: Hildur Guðnadóttir, por “Coringa”

Melhor Filme Internacional

Um dos grandes consensos da temporada de premiações é o filme sul-coreano “Parasita”, que se tornou um grande fenômeno de crítica em todo o mundo. Se isso, por si só, já não fosse o bastante, vieram ainda as vitórias no Globo de Ouro, no BAFTA e no Critics’ Choice Movie Awards. Além disso, a campanha da produção em mercado americano é a maior da história em se tratando de um filme de língua não-inglesa. Posto isso, fica praticamente improvável que a Academia ouse tirar essa vitória quase certa do aclamado longa asiático na categoria de Melhor Filme Internacional.

Indicados – “Corpus Christi”, da Polônia / “Dor e Glória”, da Espanha / “Honeyland”, da Macedônia do Norte / “Os Miseráveis”, da França / Parasita”, da Coreia do Sul

Favorito – Parasita”

Melhores Efeitos Visuais

Se tem uma categoria absolutamente imprevisível no Oscar 2020, essa é a de Melhores Efeitos Visuais. “Vingadores: Ultimato” conquistou o Critics’ Choice Movie Awards, e “1917” faturou o BAFTA, duas vitórias que devem ser consideradas. Em compensação, “O Rei Leão”, com três vitórias, “O Irlandês” – que também conquistou o Hollywood Film Awards -, com duas vitórias, e “Star Wars IX: A Ascensão Skywalker”, com uma, foram os grandes vitoriosos no principal prêmio do segmento, o VES Awards. Por isso, os três últimos levam vantagem na disputa, em especial “O Rei Leão”, pelo reconhecimento expressivo no VES.

Indicados – “1917” / “O Irlandês” / “O Rei Leão” / “Star Wars IX – A Ascensão Skywalker” “Vingadores: Ultimato”

Favorito – “O Rei Leão”

Melhor Edição de Som

Vencedor do BAFTA, “1917” é, sem dúvida, um grande postulante à vitória no Oscar na categoria de Melhor Edição de Som. Mas o favoritismo é de “Ford vs Ferrari”, ganhador do Satellite Awards, do Hollywood Film Awards e também da categoria principal de efeitos sonoros no Golden Reel Awards, principal premiação do segmento.

Indicados – “Coringa” / “Era uma Vez em Hollywood” / “Ford vs Ferrari” / “1917” / “Star Wars IX – A Ascensão Skywalker”

Favorito – “Ford vs Ferrari” 

Melhor Mixagem de Som

Certamente, a categoria de Melhor Mixagem de Som é outra grande oportunidade para que “Ford vs Ferrari” não saia de mãos vazias da cerimônia do Oscar. Isso porque, o filme de James Mangold, além de ter conquistado o CAS Awards, grande prêmio do segmento, também levou para casa o Satellite Awards e o Hollywood Film Awards. Todavia, a vitória de Melhor Som no BAFTA pode ser um alento para “1917”.

Indicados – “Ad Astra: Rumo às Estrelas”“Coringa” / “Era uma Vez em Hollywood” / “Ford vs Ferrari” / “1917”

Favorito – “Ford vs Ferrari”

Melhor Maquiagem e Penteado

O favoritismo de “O Escândalo” à vitória na categoria de Melhor Maquiagem e Penteado é reforçado pelas vitórias do filme no BAFTA, no Critics’ Choice Movie Awards e, sobretudo, no Makeup Artists and Hairstylists Awards – no qual, faturou 3 prêmios. Se houver espaço para uma surpresa, talvez seja “Coringa”, que também foi reconhecido pelo sindicato do segmento com um prêmio.

Indicados – “Coringa” / “Judy: Muito Além do Arco-Íris” / “Malévola: Dona do Mal” / “1917” / “O Escândalo”

Favorito – “O Escândalo”

Melhor Figurino

Na categoria de Melhor Figurino, “Adoráveis Mulheres”, com a vitória no BAFTA, passou a sonhar com o reconhecimento no Oscar. No entanto, ao vencer o CDG Awards, prêmio do sindicato dos figurinistas, “Jojo Rabbit” se credencia como o franco favorito.

Indicados – “Adoráveis Mulheres” / “Coringa” / “Era uma Vez em Hollywood” / “Jojo Rabbit” / “O Irlandês”

Favorito – “Jojo Rabbit”

Melhor Design de Produção

Na categoria de Melhor Design de Produção, há certo equilíbrio na disputa. “Era uma Vez em Hollywood” e “Parasita” têm algum favoritismo por terem vencido o principal prêmio do segmento, que é o ADG Awards, e, no caso do filme de Tarantino, há o plus de também ter conquistado o Critics’ Choice Movie Awards. Porém, a vitória de “1917” no BAFTA não pode ser ignorada. Enquanto isso, o reconhecimento de “Jojo Rabbit” no Hollywood Film Awards é apenas um sopro de esperança para o longa de Taika Waititi.

Indicados – “Era uma Vez em Hollywood” / “Jojo Rabbit” / “1917” / “O Irlandês” / “Parasita”

Favoritos – “Era uma Vez em Hollywood” e “Parasita”

Melhor Fotografia

O estilo de filmagem que simula um plano-sequência deve garantir a “1917” uma vitória tranquila na categoria de Melhor Fotografia. Vencedor do BAFTA, do Critics’ Choice Movie Awards, do ASC Awards e do Satellite Awards, a produção dirigida por Sam Mendes e com direção de fotografia do consagrado Roger Deakins é mais do que favorita ao Oscar. “O Farol”, mesmo com menções honrosas no ASC Awards, corre por fora.

Indicados – “Coringa” / “Era uma Vez em Hollywood” / “1917” / “O Farol” / “O Irlandês”

Favorito – “1917”

Melhor Filme de Animação

Quanto à categoria de Melhor Filme de Animação, o surpreendente “Klaus” surge com favoritismo após as vitórias no BAFTA e no Annie Awards – foram 7 prêmios na cerimônia, que é a principal do segmento. Entretanto, “Perdi Meu Corpo” também foi reconhecido no Annie – com 3 prêmios -, ao passo que “Link Perdido” ganhou o Globo de Ouro e “Toy Story 4” faturou nada menos que o Critics’ Choice Movie Awards, o PGA Awards e o Hollywood Film Awards. Nesse cenário, o maior azarão seria “Como Treinar o seu Dragão 3”.

Indicados – “Como Treinar o seu Dragão 3” / “Klaus” / “Link Perdido” / “Perdi Meu Corpo” / “Toy Story 4”

Favorito – “Klaus” 

Melhor Montagem

Sendo o ACE Awards a principal premiação concernente à categoria de Melhor Montagem, seus vencedores, “Parasita” “Jojo Rabbit”, devem ser considerados favoritos à vitória no Oscar. No entanto, ao conquistar o BAFTA, o Satellite Awards e o Hollywood Film Awards, “Ford vs Ferrari” entra nessa briga com força.

Indicados – “Coringa” / “Ford vs Ferrari” / “Jojo Rabbit” / “O Irlandês”“Parasita”

Favoritos – “Ford vs Ferrari”, “Jojo Rabbit” e “Parasita”

Melhor Roteiro Adaptado

Na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, é possível dizer que há um certo equilíbrio, afinal de contas, com exceção de “O Irlandês”, todos os demais indicados foram ganhadores de alguma outra premiação. No entanto, “Jojo Rabbit” merece atenção especial, pois conquistou tanto o BAFTA quanto o WGA Awards, o sindicato dos roteiristas. Por sua vez, “Adoráveis Mulheres” tem grande chance após conquistar o Critics’ Choice Movie Awards e o USC Scripter Awards. “Coringa”, com a vitória no Satellite Awards, e “Dois Papas”, que venceu o Hollywood Film Awards, correm por fora. Com o retrospecto ruim até aqui, “O Irlandês” seria a grande surpresa.

Indicados – “Adoráveis Mulheres” / “Coringa” / “Dois Papas” / “Jojo Rabbit”“O Irlandês”

Favorito – “Jojo Rabbit” 

Melhor Roteiro Original

Na categoria de Melhor Roteiro Original, “Parasita”, com as vitórias no BAFTA e no WGA Awards, desponta como favorito, seguido de perto por “História de um Casamento”, que faturou o ALFS Awards e o Satellite Awards, e “Era uma Vez em Hollywood”, premiado pelo Globo de Ouro e pelo Critics’ Choice Movie Awards. Curiosamente, todos os roteiros dos indicados foram escritos por seus respectivos diretores.

Indicados – “Entre Facas e Segredos” / “Era uma Vez em Hollywood” / “História de um Casamento” / “1917” / “Parasita”

Favorito – “Parasita”

Melhor Atriz Coadjuvante

Ao contrário do que muitos possam imaginar, nem Joaquin Phoenix e nem Renée Zellweger podem ser considerados tão favoritos ao Oscar quanto Laura Dern. Concorrendo a Melhor Atriz Coadjuvante, as credenciais de Dern são as melhores possíveis. Além de um desempenho elogiadíssimo em “História de um Casamento”, ela traz na bagagem simplesmente todos os prêmios que disputou até aqui: Globo de Ouro, BAFTA, Critics’ Choice Movie Awards, SAG Awards, ALFS Awards e Hollywood Film Awards. Será que alguém ainda tem dúvida quanto ao seu favoritismo?

Indicadas – Florence Pugh, por “Adoráveis Mulheres” / Kathy Bates, por “O Caso Richard Jewell” / Laura Dern, por “História de um Casamento” / Margot Robbie, por “O Escândalo” / Scarlett Johansson, por “Jojo Rabbit”

Favorita – Laura Dern

Melhor Ator Coadjuvante

Depois de um longo tempo, Brad Pitt pode, enfim, estar a poucos momentos de conquistar seu primeiro Oscar. Por seu desempenho em “Era uma Vez em Hollywood”, o ator já faturou o Globo de Ouro, o BAFTA, o Critics’ Choice Movie Awards e, o principal deles, o SAG Awards, prêmio do sindicato dos atores. A dupla de “O Irlandês”, Joe Pesci, ganhador do ALFS Awards, e Al Pacino, vitorioso no Hollywood Film Awards, é certamente uma presença incômoda, assim como Anthony Hopkins e Tom Hanks, mas, inegavelmente, Pitt está com, pelo menos, uma mão na estatueta dourada.

Indicados – Al Pacino, por “O Irlandês” / Anthony Hopkins, por “Dois Papas” / Brad Pitt, por “Era uma Vez em Hollywood” / Joe Pesci, por “O Irlandês” / Tom Hanks, por “Um Lindo Dia na Vizinhança”

Favorito – Brad Pitt 

Melhor Atriz

Depois de passar por um considerável período de ostracismo em Hollywood, Renée Zellweger marcou, de forma categórica, seu retorno à indústria cinematográfica interpretando um grande ícone, Judy Garland. E o reconhecimento ao desempenho da atriz está refletido na enorme quantidade de vitórias alcançadas em muitas premiações: Globo de Ouro, BAFTA, Critics’ Choice Movie Awards, ALFS Awards, Hollywood Film Awards e, principalmente, o SAG Awards. Assim sendo, a vitória de Scarlett Johansson no Satellite Awards pode servir apenas como um bom prêmio de consolação.

Indicadas – Charlize Theron, por “O Escândalo” / Cynthia Erivo, por Harriet” / Renée Zellweger, por “Judy: Muito Além do Arco-Íris” / Saoirse Ronan, por “Adoráveis Mulheres” / Scarlett Johansson, por “História de um Casamento”

Favorita – Renée Zellweger

Melhor Ator

Na edição 2020, uma das categorias que, sem dúvida, conta com um grande favorito ao Oscar, é a de Melhor Ator. Até agora, o desempenho em “Coringa” já rendeu a Joaquin Phoenix os prêmios do Globo de Ouro, do BAFTA, do Critics’ Choice Movie Awards, do SAG Awards e do ALFS Awards. A aclamação só não é unânime em virtude da vitória de Antonio Banderas no Hollywood Film Awards. Ainda assim, o protagonista de “Dor e Glória” não deve fazer frente ao favoritismo de Phoenix, que, com a vitória no SAG, conseguiu elevá-lo ainda mais em relação às apostas. Dessa forma, o páreo fica praticamente inviável também para seus outros rivais, mesmo considerando os desempenhos sensacionais de Adam Driver, Jonathan Pryce e Leonardo DiCaprio, que talvez tivessem melhor sorte em outro ano.

Indicados – Adam Driver, por História de um Casamento” / Antonio Banderas, por “Dor e Glória” / Joaquin Phoenix, por “Coringa” / Jonathan Pryce, por “Dois Papas” / Leonardo DiCaprio, por “Era uma Vez em Hollywood”

Favorito – Joaquin Phoenix

Melhor Direção

Sam Mendes, com as vitórias no Globo de Ouro, no BAFTA, no Critics’ Choice Movie Awards e, sobretudo, no DGA Awards, o prêmio do sindicato dos diretores, é o favorito absoluto a receber sua segunda estatueta por direção (ele também recebeu por “Beleza Americana”). No entanto, há que se considerar uma ameaça, vinda diretamente da Coreia do Sul, que atende pelo nome de Bong Joon-ho, e que também conquistou o Critics’ Choice Movie Awards, além de ter sido premiado pelo ALFS Awards e pelo Hollywood Film Awards. De qualquer forma, as presenças de nomes tão icônicos como Martin Scorsese e Quentin Tarantino na disputa servem para ligar o alerta aos favoritos. Ademais, Todd Phillips seria, de fato, a grande surpresa em caso de vitória.

Indicados – Bong Joon-ho, por “Parasita” / Martin Scorsese, por “O Irlandês” / Quentin Tarantino, por “Era uma Vez em Hollywood” / Sam Mendes, por “1917” / Todd Phillips, por “Coringa”

Favorito – Sam Mendes

Melhor Filme

Se a vitória por Melhor Drama no Globo de Ouro e de Melhor Filme no BAFTA já fizeram de “1917” o franco favorito à vitória na categoria principal do Oscar, é a vitória no PGA Awards, o prêmio do sindicato de produtores, que credencia o épico de guerra dirigido por Sam Mendes a ser a aposta mais certeira. Logo depois, está “Era uma Vez em Hollywood”, ganhador do Globo de Ouro de Melhor Comédia ou Musical, do Critics’ Choice Movie Awards e do Satellite Awards. “Parasita”, ganhador do ALFS Awards, e “O Irlandês”, vencedor do Hollywood Film Awards, também podem chegar. Dos demais postulantes ao prêmio, apenas “Ford vs Ferrari” saiu vitorioso de alguma outra grande premiação, vencendo o Satellite Awards, o que não deve ser suficiente para elevá-lo a uma condição mais favorável dentro da corrida pela estatueta dourada. Aos demais concorrentes, resta apenas a torcida para que a Academia decida surpreender.

Indicados – “Adoráveis Mulheres” / “Coringa” / “Era uma Vez em Hollywood” / “Ford vs Ferrari” / “História de um Casamento” / “Jojo Rabbit” / “1917” / “O Irlandês” / “Parasita”

Favorito – “1917”

==

Por fim, é necessário enfatizar que, seguindo essas dicas, o fã de cinema tem grandes chances de acertar suas apostas; porém, no fim das contas, tudo pode acontecer. O que importa, de fato, não é se o seu filme favorito será ou não o vencedor, mas sim que ele já é um vitorioso por estar participando da festa, e ainda que ele não conquiste a tão almejada estatueta dourada, que ela fique em posse, se não do melhor, de um justo e merecido vencedor.

A cerimônia do Oscar 2020 acontece neste domingo, 9 de fevereiro. O Cinema Com Rapadura fará a cobertura no TwitterInstagram e Youtube.

Fernando Gomes
@rapadura

Compartilhe


Conteúdos Relacionados