Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 16 de julho de 2010

Analisando o site oficial brasileiro de “Encontro Explosivo”

Estreia da coluna que tem como objetivo avaliar os sites oficiais brasileiros dos principais lançamentos do cinema hollywoodiano.

Quando milhões de dólares são investidos em um produto, o mínimo que se pode querer é que ele gere algum lucro. E poucas indústrias fazem isso com tanta competência quanto a cinematrográfica. Trailers, virais, jogos online, ARGs e sites promocionais são criados na tentativa de ter um retorno em apenas poucos dias ou semanas de todo o tempo e dinheiro gastos.

Pensando nisso, inauguro aqui esta coluna no Cinema com Rapadura que tem o objetivo de analisar os sites oficiais dos principais lançamentos do cinema. A ideia é tentar entender os objetivos das distribuidoras com os seus sites, avaliar se estão usando bem a forte ferramenta que é a internet e dar algumas sugestões do que poderia ter sido feito.

Começo com um filme que parece ter falhado miseravelmente em obter o tão desejado retorno. Enquanto teclo estes dígitos, Encontro Explosivo (cujo título original consegue ser ainda pior que o nacional: Knight and Day) faturou pouco mais da metade de seus 117 milhões de dólares investidos, mesmo há algumas semanas em cartaz. Será que o site ajudou nesse antecipado fracasso ou teve alguma participação para não ter ido além?

O que o faz escolher um filme? As respostas que vieram à sua mente devem ser apresentadas no site, basicamente. Logo, se você se amarra no Homem de Ferro e quer ser como ele, você pode. Se acha o Edward lindo de morrer e gostaria de vê-lo todo dia ao ligar o computador, também pode. Se quer lembrar os tempos de infância quando brincava com carros que se transformavam em robôs, divirta-se. E se quiser ver repetidas vezes um trailer que você provavelmente já viu no cinema… Oi? Quem em sã consciência iria querer isso? Você, pensou a Fox.

É esse o primeiro erro do site de Encontro Explosivo. A primeira coisa que vemos é o trailer oficial do filme rodando distorcido ao fundo continuamente. Ao menos fizeram a gentileza de incluir um botão que desliga o som, mas o trailer não para de carregar nunca. Uma delícia para nós brasileiros e nossa internet sempre lenta, não acha? Mas o problema talvez não seja com o site, mas do filme, que não tem muito a oferecer além do sorriso de Tom Cruise e a feiura de Cameron Diaz (atropelaram ela quantas vezes depois de O Máskara?). O desenvolvedor, coitado, ficou sem opção.

Até a galeria é repetitiva?

Logo abaixo do menu — tão incompleto que não traz sequer informações do elenco, única atração do filme — vemos o botão Ganhe do Trailer. Como assim? Como eu vou competir com um trailer? Quem passa em mais salas de cinema? Clicando, descobre-se que é um advergame que exibe o filme promocional mais uma vez, mas agora fazendo-o repetir com o mouse e teclado os movimentos dos personagens. Ou seja, se incluirmos o botão trailer no menu, temos três acessos diferentes ao mesmo material no mesmo local. Para quê?

O jogo me deixou ganhar mesmo travando na metade. Gostei disso.

Afinal, se o site não mostra absolutamente nada além do trailer (palavra que já cansei de repetir), só podemos concluir que o filme também não tem mais nada a oferecer. Todas as piadas, cenas de ação e caras e bocas dos atores já foram mostradas em cerca de 2 minutos e repetidas à exaustão. E se o único chamariz de Encontro Explosivo é seu elenco, esse deveria ser o item mais explorado — como fez um pouco melhor Killers, filme com proposta semelhante —, mas nem isso. O site internacional ainda tem um link cast/crew, mas que ainda está em desenvolvimento mesmo depois do lançamento do filme.

E se ainda sobrou alguma esperança de ver mais material de Tom Cruise e Cameron Diaz juntos, o site faz falsas promessas oferecendo um botão chamado atualizações que leva para… . E ainda querem que sejamos fãs no Facebook.

Esse é um dos maiores erros de apenas traduzir o site oficial gringo. Eles erram, e a filial daqui que paga o pato. Inovar, de vez em quando, surte um efeito muito positivo, mesmo que não consiga, mas só pela tentativa, já vale.

Rafael Dourado
@rdourado

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados