Cinema com Rapadura

Colunas   quinta-feira, 23 de julho de 2015

Indicações: 5 documentários sobre esportistas que você precisa ver

De Ayrton Senna a Maradona, de Poker a Alpinismo. Veja as dicas!

A Era dos Campeões (2012)

O documentário de Marcos Bernstein e Cesario Mello Franco mostra a saga dos três maiores nomes da F1 brasileira (Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna) durante o auge das suas carreiras, entre os anos de 1970 e 1990. Além da vida dos campeões, suas corridas audaciosas com pódios emocionantes, depoimentos de outros pilotos, de personalidades ligadas ao esporte e imagens de arquivo inesquecíveis mostram como o Brasil dominou o esporte até 1991, ano do último título de Ayrton Senna.

Eu Sou Ali (2014)

Não é a primeira vez que a a vida do maior pugilista de todos os tempos ganha uma versão para o cinema. Nessa última, “I Am Ali”, documentário dirigido por  Clare Lewins e produzido por Simon Chinn (de “Procurando Sugar Man” Oscar  2013), a história de Muhammad  Ali é enriquecida com comoventes depoimentos de familiares, incluindo seus filhos, outras lendas do boxe como Mike Tyson, George Foreman e Gene Kilroy, testemunhos de amigos, e do acesso exclusivo aos arquivos pessoais de suas gravações. Ali, hoje com 73 anos, sofre da Doença de Parkinson, e merece todas as honrarias e homenagens.

Kid Poker (2015)

O filme ‘Kid Poker’ revela a personalidade, as habilidades e a inteligência de Daniel Negreanu – um dos maiores mitos do esporte da mente. Este incrível jogador traçou uma trajetória brilhante no feltro verde desde que chegou em Las Vegas para jogar poker, há quase 20 anos, vindo do Canadá. Um dos mais bem sucedidos jogadores da história, acumulando 6 braceletes da World Series of Poker (WSOP),  muitas vitórias em torneios ao vivo e uma fortuna em premiações de mais de 29 milhões de dólares.  Negreanu é admirado por uma legião de fãs, está sempre na mídia em assuntos relacionados ao poker – é autor de livros, artigos e blogs e agora, é a figura central do documentário ‘Kid Poker’, homônimo ao apelido que usa online.

Maradona (2008)

A produção franco-espanhola dirigida por Emir Kusturica é um documentário biográfico pouco convencional, sobre o argentino Diego Armando Maradona, um dos jogadores mais polêmicos do futebol mundial. O diretor, fã do craque e da pessoa, apresenta no filme uma análise da carreira de ‘Dieguito’, mostrando as inúmeras situações controversas as quais se envolveu. Explora sua vida nos lugares onde consolidou a carreira, como Buenos Aires e Nápoles, Itália; passando depois por Cuba, contando detalhes da sua amizade com Fidel Castro, quando aborda a política antiamericana. O filme mostra a carreira de Maradona, da espectacular ascensão à trágica queda ligada às drogas.

Tocando o Vazio (2003)

A produção britânica ‘Touching the Void’ conta a aventura dos alpinistas Joe Simpson e Simon Yates, que, em 1985, conquistaram o Siula Grande, nos Andes Peruanos. Após escalar os  6.300 m de altitude  da face oeste da montanha, eles percebem que a rota de descida era muito mais perigosa do que a própria subida. Joe escorregou numa parede de gelo e quebrou a perna. Simon fez de tudo para traze-lo de volta, usando cordas e o próprio corpo. Em derminado momento, Joe acaba caindo e fica pendurado a 300 metros e de altura. Simon sem esperanças, acha que ele já estava morto, decide cortar a corda e descer a montanha. Depois de um tempo descobre que Joe sobreviveu. Um grande filme onde a situação de vida ou morte nos coloca diante do medo, da dor, da sobrevivência e da amizade. Vencedor do Prêmio Alexander Korda de melhor filme britânico no BAFTA de 2004.

Anna Botcher
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados