Cinema com Rapadura

Colunas   quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

[LISTA] Os filmes de animação mais importantes do Brasil

Aproveitando a estreia de "Tito e os Pássaros" nos cinemas, listamos os cinco mais importantes longas-metragens de animação produzidos no Brasil.

Todo mundo sabe o quanto é difícil produzir um filme no Brasil. Desde problemas burocráticos, passando por dificuldades de orçamento e de lançamento nas salas de cinema, sempre apinhadas de blockbusters norte-americanos, o processo é sempre descrito pelos corajosos desbravadores do cinema nacional como um verdadeiro pesadelo. Imagine então no mundo das animações?!

Aproveitando o lançamento de “Tito e os Pássaros”, animação 100% brasileira que estreia nesta quinta-feira (14/02) nos cinemas e foi uma das 25 animações pré-selecionadas ao Oscar 2019, o Cinema com Rapadura lista agora cinco dos mais importantes exemplares de longas-metragens de animação feitos no Brasil.

A Princesa e o Robô (1983)

Desde os anos 60 a Turma da Mônica é líder isolada quando o assunto é quadrinhos. Porém, somente duas décadas depois, em 1982, os personagens criados por Maurício de Sousa chegaram aos cinemas com “As Aventuras da Turma da Mônica”, uma coletânea com quatro historietas isoladas que fizeram um bom sucesso de bilheteria. Dois anos depois, a Maurício de Souza Produções deu o seu passo mais arriscado e original até então, produzindo uma animação que levava os personagens da Turma da Mônica para o espaço, dividindo a tela com coelhos extraterrestres e uma trama que lembra muito uma outra saga espacial beeeeeem conhecida do público nerd. “A Princesa e o Robô”, que permanece linda e até mesmo emocionante, está disponível, na íntegra, no canal da Turma da Mônica no Youtube.

Cassiopeia (1996)

Mais uma aventura espacial vira tema de uma animação nacional – e rima não é proposital (de novo!?). A trama de “Cassiopeia” fala de uma invasão alienígena ao planeta Ateneia, que fica dentro da constelação Cassiopeia. Ao melhor estilo “Alien”, mas sem sangue e vísceras, quatro heróis que estão passando por ali recebem um pedido de ajuda e partem para socorrer os habitantes do planeta invadido. Uma batalha por algo um pouco maior é o que chama mais a atenção em Cassiopeia: a de conseguir o título de primeira animação totalmente digital da história. Explica-se: poucos meses antes da estreia do longa nacional, “Toy Story” (1995) foi lançado nos cinemas e por isso é detentor deste título, porém os moldes para as cabeças dos personagens, por exemplo, foram primeiramente feitos em argila e depois digitalizados, enquanto na animação espacial, toda a arte de modelos foram concebidos digitalmente. Seja qual for a designação, a verdade é que ambas as animações, até por serem pioneiras, não envelheceram muito bem visualmente, com uma boa vantagem para “Toy Story”, que contém personagens mais atrativos e carismáticos.

Uma História de Amor e Fúria (2013)

Com uma animação tão bela quanto pungente, “Uma História de Amor e Fúria” narra a violência no Brasil através da trajetória de um guerreiro imortal que sobrevive a todo tipo de hostilidade desde a época do descobrimento até um futuro trágico e nada improvável, sempre em busca da alma de sua amada e de justiça. É um daqueles filmes que trazem um certo amargor, mas que se torna necessário ao mostrar a trilha de sangue e injustiça que permeia o desenvolvimento da nossa nação e que nos trouxe até aos conturbados dias de hoje.

O Menino e o Mundo (2014)

Indicado ao Oscar de animação em 2016, o filme parte da simplicidade do traço do personagem principal e de uma singela história de um garoto que abandona a fazenda da família e parte para a cidade à procura do pai. Com muita música de boa qualidade e uma ótima composição visual, o longa não se furta de mostrar, com lirismo, toda a desigualdade que permeia a nossa terra e as pessoas que vivem nela.

Lino – O Filme: Uma Aventura de Sete Vidas (2017)

Dirigido por Rafael Ribas, filho do lendário e pioneiro animador nacional Walbercy Ribas, “Lino” é a primeira incursão da animação nacional ao estilo e “padrão Pixar“, com tecnologia de ponta e uma boa história a ser contada. Na trama, um animador de festas azarado é transformado em um gato gigante e precisa se livrar da maldição, se envolvendo em confusões cada vez maiores. Com um elenco principal que conta com Selton Mello, Paolla Oliveira e Dira Paes, o filme fez uma boa bilheteria no Brasil e internacionalmente. Rafael e Walbercy participaram de um RapaduraNews especial e falaram conosco sobre o processo e as dificuldades da produção de Lino. Ouça aqui.

 

Tito e os Pássaros” conta a história de Tito, um garoto tímido de 10 anos que mora com a mãe e se vê em meio a uma epidemia que adoece todas as pessoas que se assustam ou sentem medo. Quando percebe que a cura pode estar relacionada ao canto dos pássaros, o menino parte em uma jornada com seus amigos para salvar a todos que ama. A bonita animação nacional estreia nos cinemas no dia 14 de fevereiro. Clique aqui para saber mais sobre o filme.

Assista ao trailer:

Rogério Montanare
@rmontanare

Compartilhe


Conteúdos Relacionados