Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 18 de setembro de 2020

[LISTA] 10 curtas animados disponíveis no YouTube que vale a pena assistir

A plataforma está cheia de curtas animados, e como vários não possuem nenhuma fala, fica fácil achar várias obras de diversos países para se divertir, se emocionar e se inspirar.

Curtas-metragens não costumam ser apreciados pelo grande público, e muito disso se deve ao fato de que o acesso a eles é difícil e/ou mal divulgado. Entretanto, uma boa pesquisa no YouTube rende vários resultados inesperados, e com inúmeras animações com narrativas sem falas, há obras acessíveis para o espectador brasileiro esperando para inspirar e emocionar.

Com o poder de explorar aspectos visuais que seriam inviáveis em questões orçamentárias e extrapolar a realidade como a conhecemos para trazer as mais diversas realidades que espelham a sociedade contemporânea, obras animadas possuem oportunidades narrativas amplas e cativantes, como os dez curtas listados abaixo. Não há títulos oficiais em português, portanto as traduções dos mesmos seguem em parênteses.

Hair Love (Amor Capilar)

Este vencedor do Oscar fala sobre carinho familiar, em que um pai tenta pentear os cabelos da filha, que previamente tenta fazer um penteado ensinado pela mãe em seu canal no YouTube. O que aparenta ser uma simples comédia sobre um homem sem jeito para cuidados capilares se revela uma bela obra de amor.

Produzido por uma campanha no Kickstarter, o projeto recebeu enorme apoio, com o objetivo inicial de 75 mil dólares sendo batido por mais de 200 mil e virou até um livro infantil. O vídeo original não possui legendas, mas não é necessário entender as (poucas) falas para acompanhar o que acontece e sentir o peso do amor entre os personagens.

Paths of Hate (Caminhos de Ódio)

Bem diferente do mencionado acima é esta impressionante animação sobre dois pilotos de caça da primeira metade do século XX se digladiando em dogfights tão frenéticas que deixariam Maverick de queijo caído. Brilhantemente narrado visualmente, o curta não possui nenhuma fala e conta toda sua história por imagens, estilizadas como páginas de histórias em quadrinhos ganhando vida.

O que parece inicialmente ser uma demonstração das habilidades dos animadores se transforma num tratado sobre a condição humana de se transformar em monstros no meio de batalhas. O ódio cego pode ser algo irreversível e autodestrutivo, se tornando um desesperador espelho para o que se vê no começo do século XXI no tocante a como as pessoas se tratam.

The OceanMaker (A Fazedora de Oceanos)

Outro curta sem falas e sobre aviões, “The OceanMaker” se passa num futuro distópico onde uma pilota precisa lutar contra piratas aéreos pela única fonte de água restante, as escassas nuvens. Logo se revelando uma cientista, percebe-se que há muito mais em jogo do que apenas um punhado de líquido necessário à vida.

A alta qualidade visual resulta em planos abertos impressionantes, que poderiam ser admirados em uma grande tela de cinema. A trilha sonora é eficiente durante as batalhas, mas se destaca por ser realmente cortante nos momentos dramáticos. Em menos de 10 minutos, o espectador sentirá raiva, tristeza e esperança.

A Folded Wish (Um Desejo Dobrado)

Este projeto de graduação de 19 alunos dos cursos de Animação Digital e Ilustração da One Academy of Communication Design usa a crença japonesa de que se alguém dobrar mil grous (ave comum da região) em origami, um desejo será realizado. Aqui, duas pequenas irmãs gêmeas brincam e fazem grous todos os dias enquanto lutam com uma doença fatal.

A qualidade da animação não fica muito atrás da conhecida de grandes estúdios, e a soberba narrativa visual resulta não só numa obra que também não precisa de falas, mas também em fortes emoções que vai levar os espectadores a agarrarem seus corações.

Snack Attack (Ataque ao Lanche)

Esta história sobre uma velhinha que compra um pacote de biscoitos e precisa lidar com um adolescente aparentemente sem noção tem bons momentos de humor e uma boa mensagem sobre bondade, gentileza e respeito com os idosos.

A direção é de Andrew Cadelago, que trabalhou em inúmeros filmes da Pixar, e nota-se a influência do estúdio na linguagem visual dos personagens e no timing comido da protagonista. Outra obra sem falas que não falha em entreter.

La Boite (A Caixa)

Um velhinho prepara uma armadilha para capturar um pequeno camundongo em sua casa. Os resultados são… inesperados, resultando num bonito conto sobre o peso da solidão e o poder da amizade.

As texturas são impressionantes e a trilha, adorável. Projeto de alunos de animação em 3D da escola ESMA que também tem êxito em narrar toda a história sem a necessidade de uma fala sequer.

The Dog (O Cão)

Este curta animado do Cazaquistão sobre um cachorro com atitudes e motivações inicialmente claras e, depois, confusas, amarra as pontos do roteiro num final devastador. A simplicidade do traço empresta características vitais à simples mensagem que o canino que transmitir, inicialmente dando a impressão de ser amadora, ela possui uma fluidez cativante.

A música pincela as emoções durante toda a jornada de 17 minutos. Ao contrário dos muitos mencionados aqui, há falas, mas elas foram feitas de maneira a serem ininteligíveis, pois apenas o tom interessa, não as palavras. Há uma poderosa mensagem sobre ignorar àqueles que são tidos como inferiores e o filme pode pegar o espectador na própria hipocrisia. Uma boa montanha russa de emoções sobre a importância de aprender a ouvir.

Kitbull

Este é um curta do programa SparkShorts, da Pixar, em que seus funcionários recebem meros seis meses e orçamento restrito para desenvolverem curtas a serem lançados no canal oficial do estúdio no YouTube e, subsequentemente, no Disney Plus.

Aqui temos a história entre um pequeno e feroz gatinho de rua e um amável pitbull, ambos com vidas distintas, mas cheias de dificuldades e injustiças, experimentando o positivo poder de uma sincera amizade pela primeira vez. Um dos raros filmes do estúdio produzidos em 2D, os cenários são lindamente desenhados e o design dos animais é propositalmente simplista e, automaticamente, cativante, especialmente o gatinho com seus olhos gigantes. Uma obra imperdível cheio da qualidade narrativa e emocional da Pixar.

Wings (Asas)

Outro trabalho de graduação, este curta conta a história de um ratinho que sonha em voar. Apesar de suas inabilidades físicas, seu altruísmo acaba levando-o a voos inesperados.

Um enorme trabalho da diretora Casey McDonald, que também pintou os belos cenários e merece créditos pela maneira com que trata as expressões faciais dos protagonistas, que apenas emitindo seus característicos sons animalescos, transmitem emoções bastante humanas.

Here’s the Plan (Este É o Plano)

Esta animação chilena falada em inglês e legendada em português conta a história de um casal de animais antropomorfizados que sonha em abrir uma loja de cupcakes, mas seus planos acabam sendo mudados devido às surpresas da vida, o que acaba causando mudança nos dois, nem todas para melhor.

Apesar da dublagem não ser das melhores, a animação é tão esteticamente bonita e fluída que é impossível tirar os olhos da tela. Mesmo com um roteiro previsível, é bem tocado e não falha em atingir os pontos emotivos certos, para quem precisa de uma história inspiradora sobre união perante adversidades, é uma boa pedida.

Bruno Passos
@passosnerds

Compartilhe


Conteúdos Relacionados