Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

[LISTA] 8 filmes premiados e indicados ao Oscar que merecem sua atenção

Fizemos uma lista com alguns dos "filmes de Oscar" como aquecimento para a edição de 2020!

Todo início de ano o roteiro é sempre o mesmo. A temporada de premiações começa, com um prêmio diferente a cada semana. Além disso, a aguardada lista de indicados ao Oscar é revelada, e com ela ocorrem sempre as mesmas reações: filmes adorados e odiados que são lembrados, enquanto outros são esquecidos.

Aproveitando a Cinelist da plataforma de streaming do Telecine, nessa lista falaremos sobre oito filmes do Oscar – sejam indicados ou vencedores – que podem ter passado despercebido, mas certamente merecem sua atenção!

Os Infiltrados

Enquanto a polícia de Boston trava uma verdadeira guerra contra o crime organizado, o policial novato Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Aos poucos Billy conquista sua confiança, ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que foi infiltrado na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação.

Dirigido pelo renomado diretor Martin Scorsese, que em 2020 marca presença em diversas categorias do Oscar com “O Irlandês”, esse filme foi simplesmente o responsável por reparar o erro histórico da Academia jamais ter dado um prêmio de Melhor Filme e Melhor Diretor para Scorsese. Só por esse motivo já mereceria ser assistido. Porém, além disso é também um excelente filme de máfia, com um roteiro corajoso e um elenco repleta de estrelas – com destaque para a interpretação do sempre insano Jack Nicholson.

Pulp Fiction – Tempo de Violência

Nas diversas tramas mostradas pelo filme, somos apresentados aos assassinos profissionais Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), que trabalham para o gangster Marsellus Wallace (Ving Rhames). Posteriormente, Vega é obrigado a sair com a namorada de seu chefe, enquanto o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder.

Após ter se destacado com seu primeiro filme, o ótimo “Cães de Aluguel“, o diretor Quentin Tarantino efetivamente mostrou para o mundo a que veio com “Pulp Fiction”. Ganhador da Palma de Ouro e do Oscar de Melhor Roteiro Original, o longa surpreendeu a todos com sua trama não-linear com diversas histórias paralelas que se cruzam, além de entrar para a história do cinema com a antológica cena de dança entre Travolta e Uma Thurman. Em 2020, Tarantino volta a tentar conquistar a inédita estatueta de melhor diretor com “Era Uma Vez em… Hollywood”.

Como Treinar Seu Dragão 3

Nove anos após o lançamento do primeiro filme, em 2010, a trilogia de “Como Treinar Seu Dragão” finalmente ganha seu belo e emocionante desfecho. Sua trama se passa um ano após os acontecimentos do segundo filme e nos mostra um Soluço, já consolidado como líder de Berk, em sua busca para realizar seu sonho de encontrar um lar pacífico onde os dragões possam viver em segurança, ao mesmo tempo em que lida com um futuro casamento com Astrid e com a chegada da Fúria da Luz, interesse romântico de Banguela.

Indicado ao prêmio de Melhor Animação no Oscar 2020, o encerramento da aclamada trilogia da Dreamworks trouxe um aguardado e agridoce final para a franquia que, diferentemente de outras animações, leva em consideração o tempo decorrido entre os filmes e apresenta personagens que crescem junto com o seu público. A emocionante despedida de Banguela e Soluço é aquele típico caso de obra que obriga seus personagens e seu público a aceitar que, às vezes, é preciso dizer adeus.

Pantera Negra

O longa acompanha T’Challa (Chadwick Boseman) que, após a morte de seu pai, o Rei de Wakanda, volta para a isolada e tecnologicamente avançada nação africana para a sucessão ao trono e para ocupar o seu lugar de direito como rei. Mas, com o reaparecimento de um velho e poderoso inimigo, o valor de T’Challa como rei – e como Pantera Negra – é testado quando ele é levado a um conflito formidável que coloca o destino de Wakanda, e do mundo todo, em risco.

Considerado um herói “menor” dentro do panteão da Marvel Studios, o filme surpreendeu a todos ao se tornar uma quase unanimidade de crítica e público, além de ser considerado um marco cultural. Estrelado e produzido por um elenco majoritariamente negro, acabou fazendo história como o primeiro filme de super-herói a receber uma indicação para o Oscar de Melhor Filme e o primeiro filme do estúdio a ganhar um Oscar – acumulando três conquistas no total e abrindo espaço para as 11 indicações de “Coringa” em 2020. Por fim, possui talvez o melhor vilão do MCU. Assista agora!

Dunkirk

Na Operação Dínamo, soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França são rodeados pelo exército alemão e devem ser resgatados durante uma feroz batalha no início da Segunda Guerra Mundial. A história acompanha três momentos distintos: uma hora de confronto no céu, onde o piloto Farrier (Tom Hardy) precisa destruir um avião inimigo; um dia inteiro em alto mar, onde o civil britânico Dawson (Mark Rylance) leva seu barco de passeio para ajudar a resgatar o exército de seu país; e uma semana na praia, onde o jovem soldado Tommy (Fionn Whitehead) busca escapar a qualquer preço.

Cumprindo a cota do Oscar de “filme de guerra” – preenchida na edição de 2020 por “1917″ de Sam Mendes – “Dunkirk” é baseada em fatos e segue a tradição dos filmes do diretor Christopher Nolan de utilização de efeitos práticos. O filme impressiona pela excelência técnica, com planos sequência e efeitos sonoros de tirar o fôlego, além de ser um excelente retrato do desespero e isolamento da guerra. Como curiosidade, a obra conta com a participação do cantor Harry Styles no elenco.

The Post – A Guerra Secreta

O filme retrata a história real da divulgação de documentos secretos dos Estados Unidos referente a Guerra do Vietnã. Na história, Katharine Graham (Meryl Streep) – primeira editora de um grande jornal americano, o The Washington Post -, se alia a Ben Dradlee (Tom Hanks) com o intuito de expor os segredos do governo mantidos a sete chaves por quatro presidentes e por mais de três décadas.

Nos tempos sombrios que estamos vivendo, com uma cada vez maior perseguição da imprensa e tentativas de censura, uma obra como “The Post” se torna mais atual do que nunca. Com uma direção afiada de Steven Spielberg e excelentes atuações de Streep e Hanks, o filme retrata de forma bastante fiel um dos maiores marcos da liberdade de imprensa, evidenciando sua necessidade e o tamanho de seu alcance. Por fim, fica a lição de que os direitos fundamentais e a necessidade de seu alcance superam os interesses individuais.

Lady Bird – A Hora de Voar

Christine McPherson (Saoirse Ronan) está no último ano do Ensino Médio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia firmemente rejeitada por sua mãe (Laurie Metcalf). Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto sua hora não chega, no entanto, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora.

Primeiro filme da diretora Greta Gerwig, “Lady Bird” é uma história sobre amadurecimento, sobre aquela fase da vida em que nós achamos que sabemos tudo sobre todos e sobre nós mesmo, mas que, na verdade, não poderíamos estar mais perdidos. Só que tudo isso é contado com um frescor e doçura que há tempos não se viam nas telas. Com uma direção excelente e uma linda atuação da protagonista, é um filme obrigatório para aqueles que amam cinema e curtem um bom feel good movie. Nesse ano, tanto Gerwig quanto Ronan também marcam presença no Oscar, com “Adoráveis Mulheres”.

Central do Brasil

Dora (Fernanda Montenegro), uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

Um dos maiores e mais reconhecidos filmes brasileiros, “Central do Brasil” é uma tocante história de busca pela identidade e por um senso de pertencimento, mostrando personagens complexos e um ambiente ainda mais complexo, que acaba se tornando um personagem próprio da trama. Apesar de se sagrar vencedor de prêmios como BAFTA, Globo de Ouro, Satellite, e do Urso de Ouro do Festival de Berlim, o que ficou marcado mesmo na memória dos brasileiros é a derrota de Montenegro na categoria Melhor Atriz para a insossa Gwyneth Paltrow. Em 2020, depois de muito tempo, o Brasil volta a marcar presença no Oscar com o documentário “Democracia em Vertigem”.

==

E se você quiser rever, ou assistir pela primeira vez, todos os filmes desta nossa lista, é só acessar a playlist “Filmes Premiados e Indicados” no Telecine, De quebra, você ainda poderá aproveitar para experimentar todos os filmes da plataforma por até 7 dias grátis!

No streaming do Telecine, você tem mais de 2000 títulos para assistir quando e onde quiser, com o catálogo sempre se renovando com os grandes lançamentos de Hollywood e com os principais sucessos do cinema nacional. E todos estes filmes podem ser assistidos em vários dispositivos, como: Smart TV, Computador, Chromecast, Tablets e Smartphones. Seja diretamente no site ou no aplicativo do Telecine.

Giovanni Mosena
@giovannimosena

Compartilhe


Conteúdos Relacionados