Cinema com Rapadura

Colunas   segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Especial Oscar 2019: entendendo melhor as categorias técnicas de som e imagem

Qual é a diferença entre mixagem e edição de som? O que exatamente faz parte da trilha sonora de um filme? A resposta para essas e outras perguntas você encontra nesta coluna!

No próximo dia 24, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos realizará a cerimônia de entrega do Oscar 2019, prêmio máximo da indústria do cinema.

Como sempre, todos estão ansiosos para saber qual será eleito o melhor longa de 2018, quais serão os melhores atores, quem levará para casa a estatueta de melhor diretor, melhor roteiro, entre outros. São 24 categorias no total, mas 14 delas não costumam ser tão aguardadas quanto as principais, ou ter tantas pessoas palpitando sobre. São elas as chamadas categorias técnicas, que, apesar de não saltarem aos olhos de forma tão imediata quanto atuações, direção e roteiro, são tão importantes quanto. Cada uma conta com suas peculiaridades, processos específicos para escolha dos indicados. E sem elas, claro, não haveria filme.

A Academia, em sua tentativa de diminuir a duração da cerimônia, tentou relegar a entrega de alguns desses prêmios aos intervalos comerciais, atitude que continuaria a fixar na mente do público geral que tais categorias “não importam”, o que foi duramente criticado por várias figuras importantes de Hollywood. A decisão foi felizmente revertida.

Ainda assim, muitos espectadores não sabem avaliá-las adequadamente, ou mesmo identificar o que as torna tão especiais. Pensando nisso, o Cinema Com Rapadura, como parte da cobertura especial para o Oscar 2019, preparou uma lista com tais categorias, explicando no quê elas consistem e como os indicados devem se sair em cada uma delas, além de algumas curiosidades. São todas categorias que envolvem aspectos visuais e sonoros de um filme. Veja abaixo:

Melhor Fotografia

Indicados: Alfonso Cuarón, por “Roma”; Matthew Libatique, por “Nasce uma Estrela”, Robbie Ryan, por “A Favorita”; Lukasz Zal, por “Guerra Fria”; Caleb Deschanel, por “Nunca Deixe de Lembrar”.

Talvez a categoria “secundária” mais importante, o diretor de fotografia é responsável por supervisionar todo o trabalho de câmera de um filme, ou seja, toda sua concepção visual. É ele quem lida com os profissionais de iluminação, de gruas e trilhos, além de escolher ângulos e enquadramentos de cada cena, enquanto o diretor do filme costumeiramente apenas confirma a decisão do diretor de fotografia – exceção feita aqueles diretores que possuem o costume de assumir ambas as funções ou que dão menos liberdade ao diretor de fotografia.

Em 2019, o grande favorito para levar o Oscar é Lukasz Zal, pelo filme “Guerra Fria”, um drama filmado inteiramente em preto e branco. Ele já levou o prêmio da Sociedade Americana de Cinematografia, além da Associação de Críticos da Florida, Londres e do Novo México, e ainda não ganhou nenhum Oscar em sua carreira. Correndo por fora está Alfonso Cuarón, por “Roma”, coincidentemente também filmado em preto e branco. Contudo, por Cuáron ter acumulado as funções de diretor e diretor de fotografia do filme, e ser o grande favorito na categoria Melhor Diretor, a Academia pode optar por não dar todos os prêmios da noite ao mexicano e premiar justamente “Guerra Fria”. Os demais indicados possuem pouca ou nenhuma chance, com destaque para Caleb Deschanel, por “Nunca Deixe de Lembrar”, que foi indicado pela sexta vez e nunca venceu o prêmio.

Melhor Maquiagem e Penteado

Indicados: “Vice”, “Border”, “Duas Rainhas”.

Tradicionalmente um dos prêmios com menor quantidade de filmes indicados, a categoria de Melhor Maquiagem e Penteado visa premiar o longa que melhor transforma fisicamente seus atores. Segundo a própria Academia, Maquiagem se refere a “qualquer mudança de aparência no rosto, cabeça ou corpo do ator, criada pela aplicação de cosméticos, materiais tridimensionais, aplicações prostéticas ou pelos”, enquanto Penteado diz respeito a “toda mudança na aparência dos atores por meio de penteados, perucas ou apliques”. De forma geral, a categoria tem sido relegada a um nicho, pois com o avanço e barateamento dos recursos de computação gráfica, os cineastas tem dado cada vez menos preferência a utilização de efeitos práticos.

Nesse ano, o favorito isolado é “Vice”, filme que conta a história de Dick Cheney, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, que já venceu o prêmio do Critic’s Choice Movie Awards. Estrelado por Christian Bale, o longa impressionou público e crítica com a semelhança física entre o ator e Cheney, realizada por meio de maquiagem e efeitos práticos. O britânico “Duas Rainhas” – representante do sempre presente “filme de época” e o sueco “Border” – vencedor da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes de 2018 e indicado também a Melhor Filme Estrangeiro – correm por fora.

Melhor Figurino

Indicados: “A Favorita”, “A Balada de Buster Scruggs”, “Duas Rainhas”, “O Retorno de Mary Poppins”, “Pantera Negra”.

O objetivo do prêmio é escolher o filme que melhor utiliza o trabalho de design e confecção de roupas para ambientar sua trama e contar a sua história. A Academia ainda exige que todas as vestimentas de um filme candidato a Melhor figurino tenham sido criadas por um figurinista, sendo que cada candidatura é então revisada por seus colegas do setor de Direção de Arte da Academia antes do processo de votação.

Uma das categorias mais disputadas neste ano, com um leve favoritismo para “A Favorita” e seu figurino da alta sociedade britânica do século dezoito. Idealizado pela figurinista Sandy Powell – também responsável pelo figurino de “O Retorno de Mary Poppins”, o filme já venceu o prêmio do British Academy Film Awards, do British Independent Film Awards, do Hollywood Film Awards, da Sociedade de Críticos de Cinema de San Diego e do Satellite Awards. Contudo, não seria surpresa se a Academia decidisse premiar “Pantera Negra” e seu figurino de uma África futurista, sendo esse também o primeiro filme da Marvel a ser indicado ao prêmio e vencedor dos prêmios do Critic’s Choice Movie Awards, do Online Film Critics Society e da Sociedade de Críticos de Cinema de Seattle. Os demais filmes correm por fora, embora uma vitória de qualquer um deles não seja inesperada.

Melhor Design de Produção

Indicados: “O Retorno de Mary Poppins”, “A Favorita”, “O Primeiro Homem”, “Roma”, “Pantera Negra”.

Conhecida como Melhor Direção de Arte até 2012, essa categoria premia o filme que, de maneira geral, melhor constrói seu mundo. O designer de produção é responsável pelo planejamento, criação e decoração de cenários ou localidades utilizadas nas gravações. A função do diretor de arte, por sua vez, se relaciona muito mais com a coordenação das diversas partes relacionadas à arte de um filme, como construção e decoração de cenários, efeitos visuais, entre outros, para garantir que a visão do designer de produção se materialize.

Repetindo a disputa da categoria Melhor Figurino, “A Favorita” surge como opção mais propensa a vencer. O longa ganhou o prêmio do Sindicato dos Diretores de Arte, da Associação de Críticos de Cinema de Chicago, do Círculo de Críticos de Cinema da Flórida, do British Academy Film Awards, do Círculo de Críticos de Cinema da Flórida, da Associação de Críticos de Cinema da Georgia, da Sociedade de Críticos de Cinema de San Diego e de Seattle. Por sua vez, “Pantera Negra” também possui chances, tendo vencido o prêmio de Melhor Filme de Fantasia do Sindicato de Diretores de Arte e também os prêmios do Critic’s Choice Movie Awards, da Associação de Críticos de Cinema de Washington D.C. e de Los Angeles, do Círculo de Críticos de Cinema de São Francisco, do Saturn Awards e da Associação de Críticos de Cinema de Saint Louis. Quem corre por fora e pode surpreender é “O Retorno de Mary Poppins”, que venceu o prêmio do Satellite Awards, enquanto os demais dificilmente terão chances.

Melhor Montagem e Edição

Indicados: “A Favorita”, “Infiltrado na Klan”, “Bohemian Rhapsody”, “Green Book – O Guia”, “Vice”.

Muitas vezes responsável por aquela sensação de um filme ser muito arrastado ou muito acelerado, os editores/montadores são responsáveis por analisar o material bruto de filmagem – que muitas vezes pode chegar a mais de dez horas de gravações – e organizar a ordem das imagens que aparecerão no filme, além de decidir as que serão excluídas. A montagem/edição faz parte da pós-produção de um filme e é conduzida juntamente com o diretor, sendo primordial para coesão do filme como um todo, a ponto de muitos consideram este um processo tão autoral quanto roteiro ou direção, sendo por vezes chamado de “arte invisível”. Se bem conduzido, o resultado final pode envolver o espectador a tal ponto que ele não conseguirá perceber o trabalho de edição. Cineastas como Akira Kurosawa e os irmãos Coen são famosos por fazerem eles mesmos o trabalho de montagem de seus filmes.

Em mais uma categoria disputada, esse ano o favorito na categoria Melhor Edição é “Bohemian Rhapsody”, a cinebiografia de Freddie Mercury e do Queen, que venceu o Eddie de “Melhor Edição de Filme Dramático” da American Cinema Editors. “Vice” e “A Favorita” correm por fora, tendo o primeiro vencido os prêmios do British Academy Film Awards e da Associação dos Críticos de Cinema de St. Louis, enquanto o segundo ganhou o Eddie de “Melhor Edição de Filme – Comédia ou Musical” da American Cinema Editors.

Melhores Efeitos Visuais

Indicados: “Vingadores: Guerra Infinita”, “Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível”, “Jogador nº 1”, “O Primeiro Homem”, “Han Solo: Uma História Star Wars”.

Efeitos visuais se referem ao processo através do qual imagens são criadas ou manipuladas fora do contexto da gravação de um filme em live-action. Eles envolvem a integração de efeitos especiais (práticos) e efeitos digitais (gerados via computador) para criar ambientes que pareçam reais, mas que seriam perigosos, caros, não práticos, demorados de criar ou ainda impossíveis de capturar. Essa categoria busca reconhecer a maior contribuição dos efeitos visuais para a produção como um todo, incluindo uma análise a fundo da “criatividade, habilidade e fidelidade com que as ilusões visuais foram criadas“. Vale destacar que o prêmio de Melhores Efeitos Visuais só premia os envolvidos no ofício, pois produtores, coordenadores e executivos não podem ser votados.

Uma das grandes revolucionárias no uso de efeitos visuais, a Marvel Studios muito provavelmente levará seu primeiro prêmio para casa com “Vingadores: Guerra Infinita”, que venceu quatro dos principais prêmios da Sociedade de Efeitos Visuais. “Jogador nº 1″ pode surpreender, tendo sido premiado em duas categorias pela Sociedade de Efeitos Visuais, e nomeado em outras três. Correndo por fora está “O Primeiro Homem”, vencedor do prêmio da Sociedade de Críticos de Cinema de Houston e do Capri Hollywood International Film Festival, além de finalista em diversas outras premiações.

Melhor Documentário

Indicados: “RBG”, “Minding the Gap”, “Hale County this Morning, the Evening”, “Of Fathers and Sons”, “Free Solo”.

Documentários são filmes totalmente embasados na realidade, ou seja, não-ficcionais. Eles podem possuir diversos formatos e gêneros, porém possuem em comum o objetivo de documentar uma situação, acontecimento, aspecto ou período da vida ou da história.

Nesse ano, o grade favorito é “Minding the Gap”, que narra a história de três jovens stakistas americanos, e ganhou o prêmio da International Documentary Association, do Biografilm Festival, do Chicago Film Critics Association Awards, do Full Frame Documentary Film Festival, da Associação dos Críticos do Cinema de Los Angeles, do Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos EUA, do Satellite Awards e do Festival de Cinema de Sundance. Com chances menores, ainda se encontram “Free Solo”, sobre o alpinista Alex Honnold, que foi vencedor dos prêmios do Festival Internacional de Cinema de Toronto e do British Academy Film Awards, e o filme “RBG”, sobre a trajetória da juíza da Suprema Corte dos EUA Ruth Bader Ginsburg, que se sagrou vencedor do National Board of Review.

Melhor Curta-Metragem

Indicados: “Marguerite”, “Fauve”, “Mother”, “Skin”, “Detainment”.

Um curta-metragem é definido pela Academia como um filme com duração inferior a 40 minutos, incluindo os créditos. Existente desde 1957, a categoria anteriormente a esse período era dividida em duas: “Curta-Metragem, um rolo” e “Curta-Metragem, dois rolos”.

Em uma categoria bastante disputada, “Detainment” surge como favorito. A narrativa baseada em fatos de dois meninos de dez anos, suspeitos de sequestrar e assassinar um bebê, venceu os prêmios do Cannes Lions International Festival of Creativity e o Krakow Film Festival. Correndo por fora, porém ainda com chances reais, estão “Skin” – filme que trata sobre racismo e briga entre gangues – que foi vencedor do HollyShorts Film Festival e do San Jose International Short Film Festival, e “Marguerite”, ganhador do Miami Short Film Festival.

Melhor Documentário-Curta

Indicados: “End Game”, “Lifeboat”, “A Night at the Garden”, “Period. End of Sentence”, “Black Sheep”.

Como o próprio nome diz, um documentário-curta é definido pela Academia como um filme com duração inferior a 40 minutos, incluindo os créditos, e que sejam totalmente embasados na realidade, ou seja, não-ficcionais, e que “lidam de forma criativa com temas culturais, artísticos, históricos, sociais, científicos, econômicos ou outros”.

Sem favorito claro, três obras disputam o prêmio. Tratando sobre racismo, “Black Sheep” venceu o Aesthetica Short Film Festival e o Sheffield International Documentary Festival. Por sua vez, “Lifeboat” ganhou o BendFilm Festival e o Woodstock Film Festival, enquanto “A Night at the Garden” foi finalista do Festival de Cinema de Sundance e do South by Southwest Film Festival.

Melhor Curta-Metragem de Animação

Indicados: “Bao”, “Animal Behavior”, “Late Afternoon”, “Weekends”, “One Small Step”.

Definidos atualmente pela Academia como um filme com duração menor do que 40 minutos, no qual a maioria dos personagens são animados, e com pelo menos 75 por cento da duração do filme incluindo animações, essa categoria existe desde 1932.

Em 2019, o grande favorito é “Bao“, dos estúdios Pixar, que narra a história de uma mãe lidando com a criação e ausência do filho. Correndo por fora está “Weekends”, ganhador do Annie Awards – considerado o Oscar da animação – e dos prêmios do Chicago International Film Festival, do Los Angeles Film Festival, do San Francisco International Film Festival e do San Jose International Short Film Festival.

Melhor Trilha Sonora Original

Indicados: Nicholas Britell, por “Se a Rua Beale Falasse”; Alexandre Desplat, por “Ilha de Cachorros”; Ludwig Goransson, por “Pantera Negra”;Marc Shaiman, por “O Retorno de Mary Poppins”; Terence Blanchard, por “Infiltrado na Klan”.

A trilha sonora de um filme é composta por toda e qualquer música ouvidas durante a obra, contudo, para concorrer a esta categoria, a Academia separa e avalia apenas as composições escritas exclusivamente para o filme. Ou seja, eventuais canções de sucesso e remixes utilizados nos longas não são aptas a concorrer.

Com a ausência de “O Primeiro Homem”, que foi ganhador de diversas estatuetas ao longo da temporada de premiação, essa se tornou uma categoria bastante disputada e imprevisível. “Pantera Negra”, ganhador do Grammy na categoria Melhor Trilha Sonora para uma Obra Visual, divide o favoritismo com “Se a Rua Beale Falasse” – vencedor dos prêmios da Sociedade de Críticos de Cinema de Boston, da Associação de Críticos de Cinema de Chicago, da Sociedade de Críticos de Cinema de Houston e da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles – e com “Infiltrado na Klan”, ganhador dos prêmios do San Francisco Film Critics Circle e do St. Louis Film Critics Association. Ainda não se pode descartar o sempre onipresente Alexandre Desplat, ganhador do último ano, e seu trabalho em “Ilha de Cachorros”.

Melhor Canção Original

Indicados: Shallow, de “Nasce uma Estrela”; All the Stars, de “Pantera Negra“; I’ll Fight, de “RBG“; The Place Where Los Things Go, de “O Retorno de Mary Poppins“; When a Cowboy Trades His Spurs for Wings, de “A Balada de Buster Scruggs”

Assim como na categoria anterior, a canção indicada deve ser original e feita exclusivamente para o filme. Entende-se por “canção” a letra juntamente com a música. Além disso, a canção deve ser destacada e apresentada durante o filme, ou então ser tocada assim que os créditos finais começarem a rolar.

Nesse ano, o franco favorito é Shallow, interpretada por Lady Gaga e Bradley Cooper, que já venceu os prêmios do Capri Hollywood International Film Festival, do Critic’s Choice Movie Awards, da Associação de Críticos de Cinema de Georgia, do Globo de Ouro, do Grammy, do Sindicato de Supervisores de Música, da Sociedade de Críticos de Cinema de Houston, da Sociedade Online de Críticos de Cinema e do Satellite Awards. O único com alguma chance de surpreender é All the Stars, porém sendo pouco provável.

Melhor Edição de Som

Indicados: “O Primeiro Homem”, “Pantera Negra”, “Roma”, “Um Lugar Silencioso”, “Bohemian Rhapsody”.

Anteriormente conhecida como Melhor Edição de Efeitos Sonoros, essa categoria visa premiar a equipe responsável pela captação do áudio durante as filmagens, bem como a sincronização desse áudio durante a montagem na pós-produção. Do mesmo modo, o editor de efeitos sonoros é responsável por criar todos os sons e ruídos que não existem na filmagem original e que são incluídos somente na pós-produção. E, acredite, a maior parte dos sons de um filme é incluída posteriormente, como por exemplo, sons como o zunido de sabres de luz ou a respiração de Darth Vader na saga “Star Wars”.

O silêncio e os pequenos barulhos de “Um Lugar Silencioso”, ganhador do Satellite Awards e do Hollywood Film Awards, é o grande favorito juntamente com “O Primeiro Homem”. Correndo por fora, está “Bohemian Rhapsody“.

Melhor Mixagem de Som

Indicados: “O Primeiro Homem”, “Roma”, “Nasce uma Estrela”, “Bohemian Rhapsody”, “Pantera Negra”.

Já Mixagem de Som era chamado de Melhor Som, e premia a paisagem sonora de um filme como todo. Ou seja, o técnico em mixagem é responsável por reunir todos os sons – diálogos, trilha sonora e efeitos sonoros – e misturá-los de uma forma equilibrada e harmoniosa, para que o espectador possa compreender todas as camadas.

Assim como na categoria anterior, “O Primeiro Homem” surge como favorito, com “Nasce Uma Estrela” e “Bohemian Rhapsody” correndo por fora. Contudo, essa é uma categoria que ainda pode surpreender, pois diversos prêmios considerados “termômetros do Oscar” ainda não aconteceram.


Agora que já conhecemos melhor estas categorias, já tem seus palpites montados? Apesar de alguns filmes terem o apreço da mídia especializada ou grande apoio popular, o Oscar sempre consegue surpreender a todos, seja premiando obras inesperadas ou ignorando quem já era tido como vencedor certo. Neste ano, muita coisa ainda pode acontecer até a cerimônia que ocorrerá no domingo, 24 de fevereiro, por isso, não deixe de acompanhar o Cinema Com Rapadura.

Giovanni Mosena
@giovannimosena

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados