Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Academia volta atrás e decide televisionar todas as categorias do Oscar 2019

Categorias de Fotografia, Edição, Maquiagem e Penteado e Curta-Metragem voltarão a ser televisionadas ao vivo junto às demais.

Academia volta atrás e decide televisionar todas as categorias do Oscar 2019>

Após muita polêmica e controvérsia, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas voltou atrás e decidiu transmitir ao vivo as premiações de todas as categorias do Oscar 2019. A informação é do Deadline, reiterada pela organização do evento via comunicado oficial:

“A Academia ouviu o feedback de seus membros em relação à apresentação de quatro categorias – Fotografia, Edição, Maquiagem e Penteado e Curta-Metragem. Todos os prêmios serão apresentados sem edições, em nosso formato tradicional. Estamos ansiosos pelo domingo do Oscar, 24 de fevereiro.”

Em decisão divulgada na última segunda-feira (11/02), a entidade havia determinado que quatro categorias da premiação não seriam televisionadas durante a transmissão ao vivo, sendo entregues durante os intervalos comerciais. A justificativa foi de que tal ação encurtaria o tempo de cerimônia e tornaria o evento mais dinâmico, atraindo assim novos espectadores e um público mais jovem.

O que a Academia não havia antecipado, no entanto, foi a polêmica que sua decisão viria a causar. Quase que imediatamente, diversos cineastas, cinegrafistas, editores, atores e demais profissionais do meio cinematográfico passaram a se manifestar insistentemente nas redes sociais contra a medida, angariando apoio popular e evidenciando o erro de julgamento por parte da organização do evento. Nomes de peso incontestável, como Alfonso Cuarón (que concorre na categoria Melhor Fotografia, inclusive), Guillermo del Toro, Emmanuel Lubezki, Edgar Wright, Reed Morano, entre outros, tornaram evidente seu descontentamento, e passaram a pedir que a Academia reconsiderasse.

Na última quinta-feira (14/02), a entidade voltou a se manifestar sobre o tema, reiterando sua decisão de apresentar apenas uma versão editada de “melhores momentos” das categorias deixadas de fora. De acordo com a nota, “nenhuma categoria seria apresentada de maneira a mostrar que as conquistas de seus vencedores são menos merecedoras que as outras”. A declaração, entretanto, não convenceu quem criticava a medida, e não houve trégua.

A edição de 2019 do Oscar vem sendo marcada por polêmicas constantes. Horas após o anúncio inicial de que o ator e comediante Kevin Hart seria o anfitrião da cerimônia, o mesmo desistiu do posto, forçando a Academia a recorrer a um formato sem apresentador definido pela primeira vez em 30 anos. Até o momento mais de 30 nomes foram anunciados entre aqueles que participarão da apresentação da cerimônia.

A cerimônia do 91° Oscars acontecerá no dia 24 de fevereiro, às 22h (horário de Brasília).

Saiba Mais:

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas