Cinema com Rapadura

Colunas   segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Filmes que você nunca sonhou que eram adaptações de HQs

Mesmo fora do gênero super-heróis, as HQs são uma inesgotável fonte de ideias para o cinema, muitas vezes em adaptações que você nem sonhava que eram histórias em quadrinhos.

É indiscutível. Já faz um bom tempo que uma das maiores fontes de ideias para filmes de sucesso em Hollywood são as HQs. Não é de hoje que franquias cinematográficas como “X-Men”, “Homem Aranha”, “Batman” e “Homem de Ferro” ou os novos aspirantes “Capitão América” e “Thor” enchem os cofres dos estúdios, saíndo diretamente das páginas dos quadrinhos para o sucesso instantâneo nas telonas.

A relação dos quadrinhos com o cinema é antiga. Desde a década de 40, as HQs chamam a atenção e têm seus personagens adaptados para o cinema, com o Capitão Marvel (o do Shazam) sendo um dos primeiros a aparecer em carne e osso para os fãs, seguido pelo eterno Superman. A partir daí, isto se tornou uma constante nas décadas seguintes, ganhando ainda mais força nos anos 80 depois do “Superman” de Richard Donner e do “Batman” de Tim Burton.

Mas mesmo que os quadrinhos de super-heroi, talvez a mais conhecida expressão do gênero, tenham saído na frente, o meio não vive só deles. Excelentes histórias já foram contadas nos chamados quadrinhos alternativos ou adultos, incluindo as graphic novels, e ano após ano servem de inspiração para os roteiristas e produtores de cinema. Quando isto acontece, a depender do sucesso feito pela HQ, os departamentos de marketing na hora de promover os filmes deixam esta informação com maior ou menor destaque  (e às vezes até nenhum).

O resultado disso é que o público de cinema acaba assistindo a estes filmes sem saber que aquela história veio diretamente dos quadrinhos, reforçando a ideia (muitas vezes preconceituosa) de que somente os filmes de super-heróis são adaptações deste gênero. Por isso, listamos aqui diversas produções, novas e antigas, que são adaptações de quadrinhos mas que ainda há muita gente que não sabia disso. Alguns você até já sabia, mas outros apostamos que nem sonhava.

P.S: Deixamos de fora os mais óbvios como Kick-Ass, Sin City, 300, Watchmen, Scott Pilgrim e tantos outros que temos certeza que você já sabia.

Barbarella: Clássico da ficção mostrava as aventuras espaciais da heroína e virou um filme cult com Jane Fonda.

Cowboys & Aliens: Uma das adaptações mais recentes, mostra o embate nada usual em entre caubóis do velho oeste e alienígenas.

Constantine: Personagem bastante querido nos quadrinhos adultos Hellblazer, de loiro e inglês, virou moreno e americano na pele de Keanu Reeves.

V de Vingança: Adaptação da premiada HQ de Alan Moore, com Hugo Weaving e Natalie Portman.

Do Inferno: Outra HQ de Alan Moore, que teve Johnny Depp no papel principal.

Blade: HQ não muito conhecida, o vampiro abriu muitas portas e foi uma adaptação que agradou fãs e atraiu quem nem conhecia os quadrinhos.

Rocketeer: Um clássico de sessão da tarde foi adaptado de uma ótima graphic novel.

As Tartarugas Ninja: Muita gente pensa que o filme veio do desenho animado, mas o original é uma HQ adulta e violenta.

Howard – O Super-Herói: Outra HQ adulta que acabou virando filme infantil.

O Máscara: O Máscara dos quadrinhos também é anárquico como o de Jim Carrey, mas nada bobo.

Homens de Preto: O mega sucesso com Will Smith e Tommy Lee Jones é muito mais conhecido no cinema do que nas HQs.

O Procurado: Com bastante liberdade, foi adaptado recentemente com Angeline Jolie e James McAvoy.
O autor do original já demonstrou intenção de uma sequência mais fiel à HQ.

30 Dias de Noite: Os vampiros do Alaska surgiram em uma excelente minissérie nas HQs.

Marcas da Violência: Um bom filme do diretor David Cronenberg. Esse nem ele sabia que era uma adaptação de HQ até sentar com o roteirista Josh Olson para discutir algumas cenas.

Estrada para Perdição: Até o astro Tom Hanks já se envolveu com adaptações de HQ, em um filme que contou com o escritor original para fazer o roteiro. Detalhe: O quadrinho original é inspirado na HQ japonesa “Lobo Solitário” – que também já foi parar nos cinemas lá no Japão.

Neca Boullosa
@necaboullosa

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados