Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

As surpresas do Oscar: quem ficou de fora da corrida neste ano?

Os indicados ao Oscar foram enfim divulgados, e trouxeram consigo diversas surpresas.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta terça-feira (23/01) os indicados ao Oscar, maior premiação da indústria cinematográfica. Muitos dos principais artistas e filmes da temporada foram contemplados conforme previsto, como “Corra!“, “Lady Bird – A Hora de Voar“, “Três Anúncios Para Um Crime“, “A Forma da Água“, entre outros.

Mas e quem vinha tendo destaque nas demais premiações, ou os filmes que receberam boas críticas e bilheteria que não foram indicados? Após separarmos as maiores curiosidades sobre a edição deste ano da premiação, o Cinema Com Rapadura reuniu as maiores surpresas na corrida pela estatueta dourada.

Melhor Filme

Foram indicados: “O Destino de uma Nação“, “Corra!“, “Dunkirk“, “The Post – A Guerra Secreta“, “Lady Bird – A Hora de Voar“, “Me Chame Pelo Seu Nome“, “A Forma da Água“, “Três Anúncios Para Um Crime” e “Trama Fantasma“.

Ficaram de fora: “Projeto Flórida“, “Eu, Tonya“, “Doentes de Amor“.

Sendo a categoria que concede mais indicações e que, portanto, pode contemplar um número maior de gêneros cinematográficos, a expectativa para Melhor Filme era de termos algumas cartas marcadas, mas também nomes menores garantindo espaço. A presença de “O Destino de uma Nação” surpreende, pois seria um concorrente dos elogiados “Projeto Flórida” e “Eu, Tonya“, que angariaram públicos fieis e apoio da crítica. “Doentes de Amor“, por sua vez, corria por fora, sem grandes chances de figurar entre os indicados finais.

Melhor Diretor

Foram indicados: Jordan Peele (“Corra!“), Greta Gerwig (“Lady Bird – A Hora de Voar“), Guillermo del Toro (“A Forma da Água“), Christopher Nolan (“Dunkirk“) e Paul Thomas Anderson (“Trama Fantasma“).

Ficaram de fora: Steven Spielberg (“The Post – A Guerra Secreta“), Sean Baker (“Projeto Flórida“), Luca Guadagnino (“Me Chame Pelo Seu Nome“), Martin McDonagh (“Três Anúncios Para Um Crime”), Dee Rees (“Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi“) e Patty Jenkins (“Mulher-Maravilha“).

Por ter apenas cinco vagas, esta categoria teria necessariamente que deixar grandes diretores de fora. Jordan Peele e Greta Gerwig (esta contando ainda com as críticas ao Globo de Ouro pela falta de mulheres entre os indicados) desbancaram o grande Steven Spielberg e o experiente Martin McDonagh, alcançando ambos suas primeiras indicações. Luca Guadagnino era outro nome dado como certo entre os contemplados, com sua ausência sendo motivo de críticas à Academia. Sean Baker corria por fora, mas contava com grande apoio de crítica e público; ainda assim, não foi suficiente para garantir uma vaga. Dee Rees e Patty Jenkins, apesar dos grandes trabalhos em seus respectivos filmes, tinham poucas chances reais de indicação.

Melhor Ator

Foram indicados: Gary Oldman (“O Destino de uma Nação“), Timothée Chalamet (“Me Chame Pelo Seu Nome“), Daniel Kaluuya (“Corra!“), Daniel Day-Lewis (“Trama Fantasma“) e Denzel Washington (“Roman J. Israel, Esq.“).

Ficaram de fora: James Franco (“O Artista do Desastre“) e Tom Hanks (“The Post – A Guerra Secreta“).

Após vencer o Globo de Ouro como Melhor Ator de Comédia, James Franco despontou como um dos principais favoritos ao Oscar de Melhor Ator, rivalizando com o grande favorito Gary Oldman. As acusações de assédio feitas contra ele nos dias seguintes à sua vitória, no entanto, prejudicaram bastante sua imagem, deixando-o de fora da corrida pelo prêmio para o qual era um dos favoritos. A ausência de Tom Hanks, por sua vez, surpreende por se tratar de um dos nomes de maior peso da indústria contracenando com Meryl Streep e dirigido por Steven Spielberg.

Melhor Atriz

Foram indicadas: Frances McDormand (“Três Anúncios Para Um Crime“), Sally Hawkins (“A Forma da Água“), Saoirse Ronan (“Lady Bird – A Hora de Voar“), Margot Robbie (“Eu, Tonya“) e Meryl Streep (“The Post – A Guerra Secreta“).

Ficaram de fora: Jessica Chastain (“A Grande Jogada“) e Michelle Williams (“Todo o Dinheiro do Mundo“).

Esta foi provavelmente a categoria mais fácil de se prever. No entanto, nomes como Jessica Chastain e Michelle Williams sempre chamam atenção, e a expectativa era de que poderiam proporcionar alguma grande surpresa. Não foi o caso.

Melhor Ator Coadjuvante

Foram indicados: Richard Jenkins (“A Forma da Água“), Sam Rockwell (“Três Anúncios Para Um Crime“), Willem Dafoe (“Projeto Flórida“), Woody Harrelson (“Três Anúncios Para Um Crime“) e Christopher Plummer (“Todo o Dinheiro do Mundo“).

Ficaram de fora: Armie Hammer (“Me Chame Pelo Seu Nome“) e Michael Stuhlbarg (“Me Chame Pelo Seu Nome“).

Talvez a categoria mais surpreendente desta edição do Oscar. Willem Dafoe figura como única indicação de “Projeto Flórida“, e Christopher Plummer, após gravar suas cenas em “Todo o Dinheiro do Mundo” em apenas nove dias, se tornou o ator mais velho a obter tal indicação. Armie Hammer ficar de fora, no entanto, chama atenção por dividir a tela com Timotée Chalamet, que foi contemplado em sua categoria. Michael Stuhlbarg cativou por suas atuações tanto em “Me Chame Pelo Seu Nome” quanto em “A Forma da Água”, mas seu pouco tempo de tela talvez tenha pesado na escolha dos votantes por outros nomes.

Melhor Atriz Coadjuvante

Foram indicadas: Mary J. Blige (“Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi“), Allison Janney (“Eu, Tonya“), Laurie Metcalf (“Lady Bird – A Hora de Voar“), Lesley Manville (“Trama Fantasma“) e Octavia Spencer (“A Forma da Água“).

Ficaram de fora: Holly Hunter (“Doentes de Amor“), Hong Chau (“Pequena Grande Vida“) e Tiffany Haddish (“Viagem das Garotas“).

Após o Globo de Ouro, Hong Chau era tida como nome quase certo entre as indicadas. Tiffany Haddish chamou atenção por seu trabalho em “Viagem das Garotas“, mas não o suficiente para garantir uma vaga. Holly Hunter poderia ter conseguido uma indicação por sua atuação em “Doentes de Amor“, mas não foi dessa vez. Octavia Spencer, apesar de não estar inicialmente entre as favoritas, é sempre um nome forte entre os membros da Academia. Lesley Manville foi a maior surpresa com sua indicação por “Trama Fantasma“.

Melhor Roteiro Original

Foram indicados: “Corra!“, “Três Anúncios Para Um Crime“, “A Forma da Água“, “Lady Bird – A Hora de Voar” e “Doentes de Amor“.

Ficaram de fora: “The Post – A Guerra Secreta” e “Trama Fantasma“.

Os filmes contemplados estão dentro das expectativas, mas havia espaço para surpresas. Tratando do tema de liberdade de imprensa – mais atual do que nunca frente ao contexto político norte-americano -, “The Post – A Guerra Secreta” poderia figurar entre as vagas finais, mas acabou ficando de fora. “Trama Fantasma” era outro que poderia surpreender, mas tinha como concorrentes nesta categoria nomes muito fortes. Mesmo estreando longe da temporada de premiações, “Corra!” foi lembrado com uma indicação.

Melhor Roteiro Adaptado

Foram indicados: “Me Chame Pelo Seu Nome“, “O Artista do Desastre“, “Logan“, “Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi” e “A Grande Jogada“.

Ficou de fora: “Mulher-Maravilha“.

A indicação de “Logan” surpreende por se tratar de um gênero que costuma não ser contemplado pela Academia, com a expectativa para filmes de super-heróis residindo, na verdade, em “Mulher Maravilha“. Ambos foram muito bem recebidos por crítica e público, mas, no fim, Wolverine levou a melhor sobre a personagem interpretada por Gal Gadot.

Filme Estrangeiro

Foram indicados: “Uma Mulher Fantástica” (Chile), “Sem Amor” (Rússia), “O Insulto” (Líbano), “The Square – A Arte da Discórdia” (Suécia) e “On Body And Soul” (Hungria).

Ficaram de fora: “Foxtrot” (Israel) e “Em Pedaços” (Alemanha).

Em Pedaços“, do aclamado diretor alemão Fatih Akin e com Diane Kruger como protagonista, era tido como principal favorito à categoria após sua vitória no Globo de Ouro. Com isso em vista, o longa não ser nem indicado é uma grande surpresa. “Foxtrot“, que vinha figurando entre as indicações dos prêmios de sindicato e concorreu ao Globo de Ouro, também ficou de fora.

Melhor Animação

Foram indicados: “Viva – A Vida é uma Festa“, “O Touro Ferdinando“, “Com Amor, Vincent“, “The Breadwinner” e “O Poderoso Chefinho“.

Ficou de fora: “LEGO Batman: O Filme

Após o grande sucesso de “Uma Aventura LEGO” em 2014, as chances de “LEGO Batman: O Filme” ser indicado eram tidas como grandes, principalmente após o sucesso de público. Mas, de novo, não foi desta vez.

Melhor Fotografia

Foram indicados: “A Forma da Água“, “Blade Runner 2049“, “Dunkirk“, “O Destino de uma Nação” e “Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi“.

Ficou de fora: “Roda Gigante“.

Apesar de seu trabalho ser um dos grandes destaques de “Roda Gigante“, Vittorio Storaro não conseguiu sua indicação, talvez ainda por se tratar de um filme de Woody Allen, persona non grata na indústria após acusações de assédio sexual. Rachel Morrison consegue a primeira indicação de uma mulher à categoria por “Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi“. Por enquanto, tudo vai conspirando para que este finalmente seja o ano de Roger Deakins, indicado por “Blade Runner 2049“.

Melhor Edição

Foram indicados: “A Forma da Água“, “Em Ritmo de Fuga“, “Dunkirk“, “Eu, Tonya” e “Três Anúncios Para Um Filme“.

Ficou de fora: “Corra!“.

Ver “Em Ritmo de Fuga” figurando entre os indicados à categoria, desbancando destaques como “Corra!“, pode causar algum espanto, mesmo a edição sendo um dos pontos de maior evidência do filme. Nos prêmios do sindicato e no Globo de Ouro, no entanto, ele também foi indicado e figurou como um nome forte.

Melhor Trilha Sonora

Foram indicados: “A Forma da Água“, “Dunkirk“, “Trama Fantasma“, “Três Anúncios Para Um Crime” e “Star Wars: Os Últimos Jedi“.

Ficaram de fora: “O Destino de uma Nação” e “The Post – A Guerra Secreta“.

John Williams obter sua 51ª indicação era algo tido como certeza, só que por “The Post – A Guerra Secreta” e não por “Star Wars: Os Últimos Jedi“. A trilha sonora de Dario Marianelli para “O Destino de uma Nação” é um dos pontos altos do longa, e também poderia estar entre os finalistas.

Melhor Design de Produção

Foram indicados: “Blade Runner 2049“, “A Bela e a Fera“, “A Forma da Água“, “Dunkirk” e “O Destino de uma Nação“.

Ficaram de fora: “The Post – A Guerra Secreta“, “Trama Fantasma” e “Assassinato no Expresso Oriente“.

Uma categoria com muitos bons nomes para preencher apenas cinco vagas. “The Post – A Guerra Secreta“, “Trama Fantasma” e “Assassinato no Expresso Oriente” poderiam figurar entre os indicados, sem necessariamente desmerecer o trabalho de quem foi contemplado.

Melhores Efeitos Visuais

Foram indicados: “Blade Runner 2049“, “Planeta dos Macacos: A Guerra“, “Star Wars: Os Últimos Jedi“, “Guardiões da Galáxia, Vol. 2” e “Kong: Ilha da Caveira“.

Ficou de fora: “Dunkirk“.

Apesar de não ser exatamente seu forte e não ter tido tanto destaque nos VES Awards (premiação específica de sua categoria), “Dunkirk” conta com efeitos visuais sutis, mas ainda assim impressionantes e que colaboram para criar a tensão que Christopher Nolan imprime ao longo de todo o filme. Infelizmente para ele, concorria com os principais nomes da categoria.

A cerimônia de entrega do Oscar ocorrerá no dia 4 de março, no Teatro Dolby em Los Angeles, Califórnia. O Cinema com Rapadura tem preparada uma cobertura especial para este ano, então fique ligado!

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados