Cinema com Rapadura

Colunas   domingo, 17 de novembro de 2019

Entre livros e jogos – Entenda mais sobre The Witcher antes da estreia da série da Netflix

Baseada em saga de livros poloneses, série da Netflix promete empolgar fãs de fantasia medieval.

A cultura pop possui muitos fenômenos interessantes. Dentre eles, está o de uma obra lançada há décadas e que ganha extrema popularidade por conta de uma nova adaptação. Aconteceu com “O Senhor dos Anéis” no início dos anos 2000, e mais recentemente com “As Crônicas de Gelo e Fogo“, que foi adaptada pela série “Game of Thrones”. A franquia “The  Witcher“, também de fantasia medieval, vem passando pelo mesmo fenômeno desde 2015, ainda que em menor escala do que as duas citadas.

Lançada em meados dos anos 1990, a série de livros “Wiedźmin“, do autor Andrzej Sapkowski, obteve bastante popularidade no mercado polonês, mas não chegou a estourar fora dele. O resto do mundo só entrou em contato com o universo criado por Sapkowski quando a CD Projekt Red, desenvolvedora de games da própria Polônia, adaptou o universo dos livos para os games. Especialmente a partir de 2015, com o terceiro jogo da saga, que é tido como um dos melhores da atual geração de consoles.

O sucesso de “The Witcher 3: Wild Hunt” foi tamanho, que chamou a atenção de ninguém menos que a Netflix. O resultado é a série “The Witcher”, que chegará à plataforma de streaming no próximo mês. Por conta disso, o Cinema com Rapadura preparou um texto especial com tudo o que você precisa saber para acompanhar a série, mesmo sem ter lido ou jogado qualquer obra da saga. Vamos lá!

Qual será a base da adaptação?

Até o momento, a franquia tem 8 livros, sendo cinco da história principal (“O Sangue dos Elfos“, “Tempo de Desprezo“, “Batismo de Fogo”, “A Torre da Andorinha” e “A Senhora do Lago“, lançados entre 1994 e 1999) duas coleções de contos que servem como prelúdio (“A Espada do Destino“, de 1992, e “O Último Desejo“, de 1993) , e um spin-off que se passa entre dois dos contos do primeiro prelúdio (“Tempo de Tempestade“, de 2013).

Segundo a produtora Lauren S. Hissrich, a primeira temporada da série da Netflix se baseará em grande parte em “O Último Desejo“, primeiro livro dentro da cronologia do universo, mas também trará elementos de “O Sangue dos Elfos“, primeiro dos livros da saga principal. Isso indica que a obra muito provavelmente servirá como introdução à mitologia criada por Sapkowski e como apresentação dos protagonistas, mas já trazendo algumas tramas da história principal dos livros.

Ainda não se sabe qual será a base para a adaptação das próximas temporadas, mas ao que parece o projeto deve seguir a cronologia da obra original.

Ainda que o primeiro trailer indique que a série trará elementos visuais dos jogos, não haverá qualquer relação entre eles. As três versões para os vídeo games servem como uma continuação não-oficial da trama principal dos livros, e portanto não fazem parte do cânone oficial de “The Witcher“.

Como é o universo criado por Sapkowski?

O mundo dos livros é povoado por humanos, elfos, anões e muitas outras espécies típicas da fantasia medieval. Da mesma forma, contém uma série de elementos mitológicos e de magia, como bruxos, vampiros e lobisomens, e é repleto de criaturas monstruosas que habitam as florestas e arredores de grandes cidades locais. Mais do que isso, porém, é um mundo conflituoso, em que questões sobrenaturais e políticas se cruzam frequentemente.

Toda a trama se passa em um continente sem nome, uma terra onde os humanos venceram guerras de conquista e se tornaram a população dominante. As outras espécies são consideras inferiores a eles, vivendo em pequenos grupos dentro das grandes cidades humanas ou em território selvagem fora delas. O sul do continente é dominado pelo Império Nilfgaardiano, enquanto o norte fica sob o controle dos chamados Reinos do Norte. Naturalmente, há uma enorme rivalidade entre os dois lados, e os livros se passam logo após uma grande guerra entre eles.

Ainda que a história do protagonista Geralt tenha tons de uma típica aventura fantástica medieval, a trama se aprofunda em questões políticas do continente, no melhor estilo “Game of Thrones“, e também no relacionamento entre os personagens principais. Os momentos que envolvem monstros mergulham em um tom de suspense, com elementos do horror como gore sendo utilizados.

Qual é a trama principal e quem são seus protagonistas?

No meio dos conflitos entre o norte e o sul, a princesa nortenha Cirilla Fiona Elen Riannon, conhecida como Ciri, consegue fugir dos ataques do Império Nilfgaardiano, que envia vários soldados, assassinos e espiões para encontrá-la. Ainda uma criança, a garota é de extrema importância, tanto por seu sangue real e posição na linha de sucessão no Reino de Cintra, quanto pelo potencial mágico a que sua ascendência dá acesso.

Em fuga, ela é protegida por Geralt de Rivia, um mercenário exterminador de monstros, cujo poder provém tanto de seus anos de treinamento quanto de mutações genéticas que lhe concedem determinadas habilidades. Geralt é o grande protagonista desse universo. Em dado momento, ele precisa da ajuda de Yennefer de Vengenberg, poderosa feiticeira e um de seus constantes interesses românticos. A personagem tem um passado sombrio que o primeiro trailer indica que será explorado pela série. Juntos, Geralt, Ciri e Yennefer acabam formando uma peculiar dinâmica, quase familiar.

Além dos três principais, há diversos coadjuvantes que são bastante populares entre os fãs tanto dos livros quanto dos jogos. Triss Merigold, também uma feiticeira e também um interesse amoroso de Geralt, cuida de Ciri por algum tempo e acaba se tornando, assim, uma das pessoas mais próximas da personagem. Já Dandelion, bardo e poeta que é um dos poucos amigos de Geralt, é um personagem carismático e que concede uma certa leveza à narrativa sempre que aparece. Ele acompanha Geralt em algumas de suas aventuras. Em uma das batalhas entre o sul e o norte, Geralt conhece também a arqueira Milva, que acaba se juntando ao grupo.

Do lado político da coisa, temos o espião Cahir, um dos enviados nilfgaardianos para capturar Ciri; o Imperador Emhyr var Emreis, líder do sul do continente; a Rainha Calanthe, avó de Ciri; o Rei Vizimir de Redania, uma dos principais Reinos do Norte; e sua conselheira, Philippa Eilhart.

Quais elementos estarão presentes na série?

Por ser uma adaptação direta da história dos livros, e conforme o que disse Lauren S. Hissrich, é de se esperar que pelo menos a maior parte de “O Último Desejo” e trechos de “O Sangue dos Elfos” estejam presentes na série. Ou seja, o início da relação de Geralt e Yennefer, a entrada de Ciri em suas vidas, a introdução ao conflito entre Império Nilfgaardiano e Reinos do Norte e pelo menos aparições de alguns dos coadjuvantes citados, como Triss e Rainha Calanthe.

Os trailers também indicam que a série terá um tom bastante similar ao dos livros, o que implica em muitos monstros, bastante sangue, intrigas pessoais e políticas se entrelaçando e uma sensação constante de que tudo depende do sucesso de Geralt em proteger Ciri. Além disso, algumas passagens mostram as origens de Yennefer, o que certamente trará muito do lado mágico do universo às telas.

Apesar de se basear na literatura, porém, a série é feita para um público muito diverso, e muito além dos leitores. Um nicho do público que parece ter sido reconhecido pela Netflix é o dos fãs dos jogos, que, no fim das contas, são os grandes responsáveis pela popularidade da franquia. Especialmente em questão de elementos visuais, a obra parece se inspirar em algumas das partes favoritas dos gamers. A cena de Geralt na banheira, por exemplo, momento que marcou o início do terceiro jogo, está diretamente referenciada no trailer. Também pode ser mencionado o design de algumas das armaduras de elite Nilfgaardianas, muito parecidas com as imaginadas pela CD Projekt Red.

Se os indícios se confirmarem, “The Witcher” juntará o melhor do tom e da complexa trama dos livros de Sapkowski com o visual espetacular que arrebatou jogadores de videogame do mundo todo.

O elenco da série é liderado por Cavill no papel de Geralt of Rivia, enquanto Freya Allan e Anya Chalotra viverão Ciri e Yennefer, respectivamente. Jodhi May será a Rainha Calanthe; Joey Batey será Dandelion; Eamon Farren será Cahir e Anna Shaffer interpretará Triss.

Sean Daniel, Jason F. Brown (ambos da série “The Expanse“), Jarek Sawko e Tomek Bagiński (ambos da série “Polish Legends“) produzem a série, com o último dirigindo pelo menos um dos oito episódios da primeira temporada. Alik Sakharov (da série “Game of Thrones“) também está escalado na direção.

“The Witcher” estreia na Netflix em 20 de dezembro e já tem segunda temporada confirmada.

Tiago Fiszbejn
@tfiszbejn

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados