Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

[LISTA] Das páginas dos livros às salas de cinema: conheça as principais adaptações literárias de 2019

Terror, ficção científica, fantasia, drama e tantos outros gêneros ganham versões que podem dar muito certo ou apenas decepcionar os fãs.

A literatura sempre foi uma forte influência para o cinema. Desde os primórdios os diretores buscavam nos livros uma base para os roteiros de seus curtas, ainda sem som, para oferecer uma diferente visão à obra, com os recursos que apenas o cinema possuía. Hoje, as possibilidades permitem releituras que podem ir do terrível ao maravilhoso, mas que ainda possuem qualidades únicas do formato.

Em 2019, além de Stephen King, que ganha duas adaptações grandes para o cinema (“Cemitério Maldito” e “It: A Coisa – Capítulo 2”), e entre a comédia e o drama, autores como James Baldwin, Nicola Yoon e Louisa May Alcott ganham espaço nas salas de cinema, tornando suas obras mais conhecidas do público. A imagem das personagens que amamos nos textos às vezes é bem diferente das que observamos no cinema. Porém não são raras as vezes que uma adaptação funciona tão bem, que fica difícil não ler a obra com a imagem e a voz dos atores na cabeça.

Para celebrar as possibilidades das adaptações literárias, o Cinema com Rapadura preparou uma lista com as principais adaptações para 2019.

Boy Erased: Uma Verdade Anulada (Baseado no livro “Boy Erased: Uma Verdade Anulada, de Garrard Conley)

A trama conta a história de como um rapaz (Lucas Hedges), filho de um pastor conservador, foi forçado a fazer uma terapia para “curar” sua homossexualidade, para não perder seus amigos, sua família e o Deus para o qual ele rezou cada dia da sua vida. Ao confrontar o passado, ele reflete sobre as complexas relações entre família e fé, a dificuldade de crescer como uma pessoa gay em uma comunidade conservadora e as lutas que ocorrem quando se tenta suprimir essa identidade sexual.

O elenco do filme conta com Nicole Kidman, Russell Crowe, Xavier Dolan, David Joseph Craig, Michael “Flea” Balzary, Cherry Jones e o músico Troye Sivan. O ator e cineasta Joel Edgerton é responsável pela direção e roteiro.

“Boy Erased: Uma Verdade Anulada” tinha lançamento previsto para o dia 31 de janeiro no Brasil, no entanto, a Universal Pictures decidiu não lançar o filme. Mesmo assim, vale a menção na coluna, e o filme estará disponível em DVD no país em breve.

Se A Rua Beale Falasse (Baseado no livro Se A Rua Beale Falasse, de James Baldwin)

A produção narra a história do casal Tish e Fonny. Ao descobrir que está grávida, Tish (Kiki Layne) vê seu marido Fonny (Stephan James) ser preso por um crime que não cometeu. Com a ajuda de sua família, ela luta para limpar o nome de Fonny antes que seu bebê nasça.

Outros nomes que compõem o elenco são os de Brian Tyree Henry, Pedro Pascal, Diego Luna, Finn Wittrock, Ed Skrein, Colman Domingo, Dave Franco e Michael Beach. Este filme marca o retorno de Barry Jenkins como diretor e roteirista, desde que venceu o Oscar por “Moonlight”.

Se A Rua Beale Falasse” estreia no dia 7 de fevereiro no Brasil.

Querido Menino (Baseado no livro Querido Menino, de David Sheff)

O filme narra a experiência de uma família lidando com o vício em drogas ao longo de muitos anos. Na trama, Nic Sheff (Timothée Chalamet) vive uma vida tranquila com sua família, até que ele se envolve com metanfetamina e passa a ter que lidar com o problema, que afeta não só sua personalidade, mas também suas relações com a família e os amigos. A história de sobrevivência, recaída e recuperação é baseada no livro de mesmo, publicado em 2008. A obra chegou a estar no topo da lista de best-sellers do New York Times.

Além de Chalamet o elenco do longa conta ainda com Steve Carell, Maura Tierney, Kaitlyn Dever, Amy Ryan, Stefanie Scott, Julian Works e Rick Low. A direção fica a cargo de Felix Van Groeningen (“Bélgica”) e o roteiro é de Luke Davies (“Lion: Uma Jornada Para Casa”).

“Querido Menino” está previsto para estrear no dia 14 de fevereiro.

A Cinco Passos De Você (Baseado no livro “A Cinco Passos de Você, de Rachael Lippincott)

O filme mostra uma adolescente de 17 anos chamada Stella (Haley Lu Richardson) que é diagnosticada com fibrose cística, doença que a mantêm confinada no hospital e incapaz de manter contato humano. Isso fica mais desafiador quando ela conhece outro paciente de fibrose cística chamado Will (Cole Sprouse), que é um pouco rebelde e faz com que Stella se questione se ela deveria mesmo se importar com a vida.

O elenco ainda conta com Parminder Nagra, Claire Forlani e Moises Arias. O longa é dirigido por Justin Baldoni, em seu primeiro projeto como diretor, enquanto o roteiro é de Mikki Daughtry e Tobias Iaconis (ambos do ainda inédito “A Maldição da Chorona”).

“A Cinco Passos De Você” tem estreia prevista para o dia  21 de março.

O Gênio e o Louco (Baseado no livro “O Professor e o Louco”, de Simon Winchester)

A trama de “O Gênio e o Louco” conta uma história verdadeira e extraordinária sobre loucura, genialidade e a incrível obsessão de dois homens notáveis que, juntos, criaram o primeiro dicionário da língua inglesa, o dicionário Inglês de Oxford, invenção que ajudou a definir o mundo de hoje. O projeto, com início em 1857, foi um dos mais ambiciosos já realizados, em que milhares de definições de palavras foram enviadas para análise do professor James Murray (Mel Gibson). No entanto, um envio específico despertou sua atenção, o do Doutor W. C. Minor (Sean Penn), que havia submetido mais de dez mil definições de palavras para serem analisadas. É quando o comitê decide honrá-lo que a verdade choca a todos: o Doutor Minor é um veterano da Guerra Civil Americana que encontra-se preso em um hospício para criminosos.

A primeira publicação do livro “O Professor e o Louco“, de Simon Winchester, aconteceu em 1998 e, na mesma época, Mel Gibson adquiriu os direitos do livro para uma futura adaptação aos cinemas. O elenco ainda conta com Natalie Dormer, Jeremy Irvine, Ioan Gruffudd, Jennifer Ehle e Steve Coogan. A direçãoé  de Farhad Safinia (“Outside the Box“), com roteiro assinado por John Boorman (“Rainha e País“), Todd Komarnicki (“Sully: O Herói do Rio Hudson“) e pelo próprio diretor.

“O Gênio e o Louco” chega aos cinemas brasileiros em 25 de abril.

Artemis Fowl: O Mundo Secreto (Baseado na série literária Artemis Fowl, de Eoin Colfer)

A produção irá adaptar os primeiros dois livros da série infanto juvenil que acompanha Artemis (Ferdia Shaw), o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. O garoto imagina um plano para recuperar a fortuna de sua família, após o desaparecimento misterioso de seu pai. Seu plano, que envolve o sequestro de uma fada e o pedido de resgate, poderia derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra entre espécies.

O filme será estrelado pelo estreante Ferdia Shaw (no papel de Artemis), e ainda conta com Josh Gad e Judi Dench, Lara McDonnell e Nonso Anozie. O longa será dirigido por Kenneth Branagh (diretor e protagonista de“Assassinato no Expresso do Oriente”).

“Artemis Fowl” tem estreia prevista para 8 de agosto de 2019.

A Mulher Na Janela (Baseado no livroA Mulher Na Janela, de A. J. Finn)

A trama acompanha Anna Fox (Amy Adams), uma reclusa em Nova York que bebe sozinha em seu apartamento, enquanto assiste filmes clássicos e às vidas de seus vizinhos. Quando a família Russell se muda para o apartamento da frente, Anna os vê como a família ideal e começa a espioná-los, até presenciar um evento chocante que muda sua vida.

Além de Adams, o elenco do longa ainda conta com Gary Oldman no papel do pai da família misteriosa, Wyatt Russell como David, o inquilino que mora no porão de Anna, Brian Tyree Henry, além da atriz Julianne Moore. O roteiro é de Tracy Letts (“Álbum de Família”) e a direção está à cargo de Joe Wright (“O Destino de Uma Nação“).

“A Mulher Na Janela” tem data de estreia marcada para 3 de outubro de 2019.

The Goldfinch (Baseado no livro O Pintassilgo, de Donna Tartt)

Baseado no romance homônimo, vencedor do Prêmio Pullitzer de Ficção em 2014, o longa contará a história de Theodore “Theo” Decker (Ansel Elgort), que perdeu sua mãe aos 13 anos de idade durante um atentado a bomba no Metropolitan Museum of Art, em Nova York. Com a tragédia o afetando profundamente, sua trajetória a partir de então transita entre luto, culpa, reinvenção, redenção e até amor, enfrentando todos os estágios de amadurecimento sozinho. O tempo todo ele guarda consigo uma recordação do dia fatídico, uma cópia de “O Pintassilgo”, obra do pintor holandês Carel Fabritius.

O elenco contará também com Finn Wolfhard, Nicole Kidman, Sarah Paulson, Jeffrey Wright, Luke Wilson, Oakes Fegley e Aneurin Barnard. A direção ficará a cargo de John Crowley (“Brooklyn“), com roteiro assinado por Peter Straughan (“Boneco de Neve“).

“The Goldfinch” tem estreia prevista para 24 de outubro de 2019.

Qual destes filmes você mais quer ver nos cinemas? Alguma adaptação ficou fora da lista? Escreva nos comentários.

Robinson Samulak Alves
@rsamulakalves

Compartilhe


Conteúdos Relacionados