Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 15 de janeiro de 2019

[LISTA] Medo no cinema – 14 filmes de terror que chegarão às telonas em 2019

2019 tem tudo para ser um ótimo ano para o terror. Além da aguardada sequência de "It: A Coisa", o ano tem Jordan Peele e Jennifer Kent trazendo novos ares para o gênero.

Sentir medo pode ser absolutamente maravilhoso. E o cinema tem atuado nesse sentido de maneira particularmente bem sucedida desde a década de 1920 com o cinema expressionista alemão. O medo sempre foi a principal arma do terror e sem isso o gênero estaria fadado ao fracasso. Ao longo das décadas, um incontável número de pessoas vivenciou a experiência de sentir medo ao assistir os mais diferentes filmes de terror que o cinema poderia oferecer.

Em 2018 o cinema presenteou o público com excelentes obras como “Um Lugar Silencioso” e “Hereditário”, mas agora a pergunta que fica é: o que há de novo no gênero vindo por aí? Pensando nisso, o Cinema com Rapadura preparou uma lista com os principais lançamentos de terror em 2019 para você ir se preparando. Lembrando que as datas de lançamento de alguns dos filmes podem mudar ao longo do ano.

Escape Room

A aposta da Sony Pictures para o terror lembra um pouco a franquia “Jogos Mortais”, embora o material divulgado até o momento não mostre muitos sinais do tradicional gore, presente nos filmes de Jigsaw. “Escape Room” apresenta seis pessoas que se encontram em circunstâncias fora de seu controle e devem usar sua inteligência e habilidades para resolver os enigmas necessários e escaparem vivos.

“Escape Room” é dirigido por Adam Robitel, que apesar de novato, vem demonstrando bastante interesse pelo gênero. Seus dois filmes anteriores, “Sobrenatural: A Última Chave” e “A Possessão de Deborah Logan”, abraçavam outras temáticas do gênero, mais próximas do sobrenatural, porém ambos não foram bem recebidos. Vamos ver como ele se sai aqui.

O filme está previsto para chegar no dia 7 de fevereiro nos cinemas brasileiros.

A Morte Te Dá Parabéns 2

Quando “A Morte Te Dá Parabéns” chegou aos cinemas, não tinha como prever que faria tanto sucesso ao ponto de ter uma sequência tão cedo. Misturando conceitos de comédia romântica adolescente com slashers da década de 1990, o filme conseguiu se mostrar como uma proposta interessante, ao mesmo tempo que não tem vergonha de se construir a partir de uma paródia de franquias como “Pânico”.

A trama desta sequência resgata o conceito do primeiro filme, com a protagonista Tree Gelbman (Jessica Rothe), tendo que descobrir como evitar os constantes assassinatos que a fazem voltar no tempo. Christopher Landon retorna como diretor nesta sequência, outro nome que está envolvido no terror há algum tempo (ele assina os roteiros de “Atividade Paranormal” desde o segundo filme da franquia).  Será que desta vez ele acerta novamente?

Será possível conferir a resposta em breve, afinal, “A Morte Te Dá Parabéns 2” estreia em 21 de fevereiro.

Maligno

Mães solteiras ou viúvas tendo que lidar com filhos problemáticos é um plot clássico do terror. De “O Exorcista” ao “O Babadook”, esse conflito já foi explorado, mas parece ainda render adaptações. A próxima é “Maligno”, filme que conta a história de Sarah (Taylor Schilling), uma mãe solteira que percebe algumas mudanças perturbadoras no comportamento de seu filho Miles e, com o tempo, começa a suspeitar que algo sobrenatural está acontecendo.

Tripp Vinson, produtor de “O Exorcismo de Emily Rose“, é um dos produtores do longa, o que pode soar como algo bom para os fãs do gênero.

“Maligno” também estreia dia 14 de março no Brasil.

Nós

“Corra” foi uma das agradáveis surpresas para o terror em 2017. A habilidade de Jordan Peele em construir uma trama crível sobre racismo e terror rendeu, não apenas elogios, mas um Oscar de Melhor Roteiro. Isso foi o suficiente para que uma grande expectativa fosse gerada quando ele anunciou que seu filme seguinte também seria um terror, com uma premissa similar. Desta vez a história irá acompanhar um casal que leva seus filhos para uma casa de praia, esperando se desconectar e descontrair com os amigos. Mas, à medida que a noite surge, a serenidade se transforma em tensão e caos quando alguns visitantes chocantes chegam sem serem convidados.

“Nós” estreia em 21 de março de 2019 no Brasil.

Cemitério Maldito

Quando se olha para os lançamentos de terror do ano, não é raro ver alguma adaptação de Stephen King no meio. E 2019 conta com duas adaptações do mestre. A primeira é o remake de “Cemitério Maldito”, um dos maiores clássicos e também umas das mais perturbadoras histórias que King já criou. Esta nova versão promete seguir fiel ao livro ao acompanhar uma família feliz que se muda para uma bela casa, o único problema é que ela está localizada próxima de um cemitério indígena e que coisas terríveis acontecem com aqueles que ali são enterrados.

Para conferir se esta mistura de tragédia e terror irá te deixar sem dormir por algumas noites será necessário esperar até o dia 4 de abril, quando o longa deve chegar aos cinemas no Brasil.

A Maldição da Chorona

O espírito de uma mulher chorona que te persegue para amaldiçoar você e a sua família nunca soa como algo divertido. James Wan apostou nesta trama, que se inspira em lendas mexicanas, e aparece como produtor de “A Maldição da Chorona”. A direção é assinada por Michael Chaves que parece ter total confiança de Wan, afinal ele será o responsável também pela direção do próximo capítulo de “Invocação do Mal”.

O elenco conta com Linda Cardellini (“Pai Em Dose Dupla 2“), Patricia Velásquez (“A Múmia“), Sean Patrick Thomas (“O Pacto Mortal“) e Raymond Cruz (da série “Better Call Saul”).

O longa tem estreia marcada para o dia 18 de abril.

Annabelle 3

E falando em “Invocação do Mal”, a franquia parece não conseguir descansar, assim como os espíritos sobre os quais ela fala. A boneca maldita está de volta no que James Wan diz ser “uma versão de terror de ‘Uma Noite No Museu’”.

Não dá pra dizer que isso inspira muita confiança, mas ainda há poucas informações sobre o longa, que deve chegar  às telonas no dia 11 de julho de 2019.

X-Men: Os Novos Mutantes

Empurrado de um lado para o outro pela Fox, “Os Novos Mutantes” acompanhará cinco mutantes adolescentes que estão presos em uma instalação secreta tentando controlar os seus perigosos poderes. Não há como saber qual será o verdadeiro tom do filme, mas pelo material de divulgação revelado até o momento (que não conta com as cenas que foram regravadas para o filme), há uma aura muito própria dos filmes de terror da década de 1970, mostrando o confinamento dos mutantes o que realmente acontece no local onde eles estão presos.

O elenco conta com Maisie Williams (da série “Game of Thrones“), Anya Taylor-Joy (“Fragmentado”), Charlie Heaton (da série “Stranger Things”), Henry Zaga (da série “13 Reasons Why”), Blu Hunt (da série “The Originals”) e Alice Braga (“A Cabana”).

O filme atualmente tem sua estreia marcada para 1° de agosto de 2019.

O Grito

O cinema japonês sempre oferece excelentes exemplares do terror. Com conceitos muito particulares, alguns clássicos nipônicos costumam ganhar versões hollywoodianas (ou “hollywoodianizadas”). Desta vez estamos diante de um remake (do remake) que reconta a maldição folclórica japonesa em que dois fantasmas vingativos atormentam e matam qualquer um que entre na casa onde eles morreram. Os espíritos são Kakayo, uma mulher assassinada pelo marido, e seu filho pequeno, Toshio.

Será que desta vez Hollywood acerta? “O Grito” tem estreia prevista para 22 de agosto no Brasil.

IT: A Coisa – Capítulo 2

Pennywise, o mais assustador dos palhaço retorna às salas de cinema em “It: A Coisa – Capítulo 2”. A história se passará 27 anos após os eventos do primeiro filme e mostrará a reunião do Clube dos Perdedores, com seus membros já adultos, após a volta da terrível criatura que assombrou a cidade de Derry. Momentos com o elenco infantil também fazem parte desta narrativa, numa história que deve intercalar presente e passado. Andy Muschietti segue na direção do longa, enquanto o roteiro ficou a cargo de Gary Dauberman (“A Freira”).

Com Jessica Chastain (“Uma Mulher Exemplar”), James McAvoy (“Vidro”), Jay Ryan (da série “Mary Kills People”), Bill Hader (“WiFi Ralph: Quebrando a Internet”), Isaiah Mustafa (da série “Shadowhunters: The Mortal Instruments”), Andy Bean (“Transformers: O Último Cavaleiro”) e James Ransone (da série “Mosaic”), “It: A Coisa – Capítulo 2” chega aos cinemas no Brasil em 5 de setembro de 2019.

Scary Stories to Tell in the Dark

O diretor Guillermo Del Toro tem uma visão muito própria do terror. Seus monstros nunca são planos ou meras representações do mal. Isso pode servir como um motivo para esperança com os filmes que ele produz (admitindo que ele só irá se envolver em tramas que compactuem com a sua visão do terror). Scary Stories to Tell in The Dark“ é uma adaptação de uma série literária homônima, cujas histórias são influenciadas por diversas figuras do folclore norte-americano e lendas urbanas. A direção é de André Øvredal (“A Autópsia“), responsável pelo excelente e curioso “O Caçador de Troll”.

Sem uma data de lançamento anunciada até o momento, a expectativa é que o filme chegue aos cinemas ainda em 2019.

Morte Instantânea

Alguns filmes parecem lutar para não chegar aos cinemas e “Morte Instantânea” é um destes. Inicialmente previsto para chegar aos cinemas em 24 de agosto de 2017, o longa teve sua data de estreia alterada diversas vezes. Vítima de uma maldição própria (a produtora original do filme era a The Weinstein Company), o longa pode ser lançado diretamente pela Netflix. Quanto à história, é tão genérica quanto a de uma solitária estudante do ensino médio que tropeça em uma antiga câmera Polaroid marcada com um macabro segredo e logo descobre o poder especial da câmera: aqueles que têm sua foto tirada estão destinados a ter um trágico destino.

Depois de tanta bagunça o filme ainda não teve uma data de lançamento revelada (novamente).

The Nightingale

“The Nightingale” conta com assinatura (na direção e no roteiro) de Jennifer Kent. Para os que não estão reconhecendo o nome, é a diretora de “O Babadook”, um dos grandes filmes de terror do século XXI. Desta vez a diretora irá abordar o terror a partir de um drama histórico que irá acompanhar uma jovem irlandesa em sua perseguição atrás do homem que cometeu crimes terríveis contra a sua família. De acordo com a diretora “o filme é um estudo sobre a violência e o que uma mente violenta e, portanto, uma sociedade violenta podem fazer para prejudicar o espírito humanos”. O longa está sendo exibido em diversos festivais ao redor do mundo e vem recebendo diversos elogios, porém não há uma data de lançamento confirmada até o momento.

A expectativa é que “The Nightingale” chegue aos cinemas ainda em 2019.

Suspiria

“Suspiria” é um dos mais importantes filmes do diretor italiano Dario Argento. Este, por sua vez, é um dos mais importantes diretores do cinema italiano. Portanto, era de se esperar que quando Luca Guadagnino (“Me Chame pelo Seu Nome”) revelou que iria produzir um remake do clássico, os fãs do terror ficaram ao mesmo tempo empolgados e preocupados. O filme, que tem produção da Amazon Studios, já estreou internacionalmente, recebendo elogios moderados e fazendo o diretor Quentin Tarantino chorar.

Enquanto isso, por aqui os fãs choram de ansiedade sem ter uma data oficial de lançamento até o momento.

Qual destes filmes você mais quer ver nos cinemas? Algum lançamento do terror para 2019 ficou fora da lista ? Escreva nos comentários.

Robinson Samulak Alves
@rsamulakalves

Compartilhe


Conteúdos Relacionados