Cinema com Rapadura

Colunas   domingo, 29 de março de 2020

[LISTA] Cinema em quarentena: oito filmes no HBO Go para fugir do tédio

Se você está com dúvidas sobre quais filmes ver, selecionamos oito excelentes opções no streaming para ajudar a passar o tempo durante a quarentena.

Ficar de quarentena em casa não é algo simples. Conciliar home office, cuidar dos filhos e arrumar alguma forma de passar o tempo, restrito dentro de um espaço limitado exige um pouco de criatividade. E o streaming é uma excelente maneira de se desligar do mundo e se divertir por algumas horas, algo importante neste momento. Aproveitando o lançamento da terceira temporada de “Westworld”, com mais pessoas assinando o HBO Go, o Cinema com Rapadura fez uma lista com filmes para você ver enquanto espera o próximo episódio, ou apenas para se distrair um pouco.

Então, não esquece de lavar bem as mãos antes de dar o play, e bons filmes.

Homem-Aranha no Aranhaverso

O filme adapta o universo Ultimate da Marvel, numa realidade onde Peter Parker (Chris Pine) já é um herói consagrado, e um garoto chamado Miles Morales (Shameik Moore) é picado por uma aranha radioativa. Enquanto tenta lidar com seus novos poderes, ele descobre que o Rei do Crime (Liev Schreiber) está tentando abrir um portal entre dimensões para trazer sua falecida esposa para perto dele. Com Peter Parker morto, cabe a Morales impedir que o Rei do Crime execute seu plano. E, para isso, ele irá contar com outras cinco versões do Teioso, incluindo um outro Peter Parker (Jake Johnson) um tanto descuidado.

A adaptação das histórias de Miles Morales para o cinema não apenas deu certo, como já tem uma sequência e alguns spin-offs a caminho. Com um estilo de animação que consegue unir bem elementos narrativos dos quadrinhos com o audiovisual, este filme é um bom exemplo de como a animação merece ganhar mais espaço em adaptações de HQs. Além disso, a história tem excelentes momentos de alívio cômico e uma abordagem muito bonita sobre como nos relacionar com as pessoas que amamos.

Oito Mulheres e Um Segredo

Debbie Ocean (Sandra Bullock), irmã de Danny Ocean (George Clooney), sai da prisão e decide roubar um colar de diamantes e, de quebra, se vingar de um ex-parceiro que a colocou na cadeia. Para isso, irá contar com a ajuda de sua amiga Lou (Cate Blanchett) e de mais seis mulheres.

Spin-off da trilogia que começou com “Onze Homens e Um Segredo”, o filme traz uma versão feminina da trama, atualizando o formato de filmes de grandes assaltos. Além de contar com personagens carismáticas, o filme tem uma história divertida e um roteiro bem construído. Isso faz com que acompanhar cada etapa do roubo seja mais interessante, mesmo que as personagens sempre estejam alguns passos na nossa frente.

Coração de Cavaleiro

William (Heath Ledger) decide assumir o lugar de seu mestre que morreu subitamente, como cavaleiro em uma competição envolvendo combate com lanças. Conforme ele treina, suas vitórias começam a torná-lo cada vez famoso, até que ele precisa desafiar o Conde Adhemar (Rufus Sewell), que descobre sua fraude e irá fazer de tudo para impedi-lo.

Para matar a saudade de Heath Ledger, nada melhor que um dos filmes mais divertidos da carreira do ator. Sem grandes pretensões, a obra é uma aventura para uma sessão da tarde em família, ou para quem quer algo mais leve. 

Máfia no Divã

Paul Vitti (Robert De Niro), é o chefe de uma família da máfia que passa a ter repentinos ataques de ansiedade devido ao seu passado. Assim, decide consultar secretamente com o psiquiatra Ben Sobel (Billy Crystal), para que não pareça um fraco entre os outros chefes da máfia. Com uma importante reunião entre as família chegando, Sobel se vê obrigado a atender Vitti nos momentos mais inoportunos.

Poucas vezes a máfia foi tão divertida como neste filme. Robert De Niro é um especialista no papel de mafioso, e vê-lo em uma situação vulnerável, oferece outro olhar para o gênero. Com comédia na medida certa, e algumas cenas para criar a tensão e urgência que Vitti passa, “Máfia no Divã” é como uma versão cômica de “Família Soprano”.

Julie & Julia

Em 1948, Julia Child (Meryl Streep) se mudou para Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Para se adaptar à nova realidade, ela decidiu se envolver com culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child. Ao longo deste período, Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.

Já que é para ficar em casa, por que não aprender novas receitas? O filme não vai te ensinar a cozinhar, mas mostra como a culinária também tem um lado divertido, importante para momentos em que se passa mais tempo cozinhando. O filme também mostra que não saber como lidar com alguns problemas às vezes é algo normal e importante para que a gente possa evoluir.

Os Reis de Dogtown

Nos anos 70, as ruas de Venice, na Califórnia, foram o palco de uma revolução no mundo do skate. Um grupo de amigos decide levar os movimentos do surf para o skate, criando um novo esporte. Conhecidos como Z-Boys, o grupo é formado principalmente por jovens que levam uma vida difícil em casa. Treinando em piscinas vazias da cidade, eles aos poucos vão se tornando verdadeiras lendas dentro do universo do skate.

Tony Alva (Victor Rasuk), Stacy Peralta (John Robinson) e Jay Adams (Emile Hirsch) foram precursores do skate em uma época que o esporte nem existia. “Os Reis de Dogtown” teve roteiro do próprio Stacy Peralta — que já havia dirigido um documentário contando sobre a história —, que aborda a trama como uma série de lembranças e memórias pessoais. O filme também aborda a ascensão do trio, e como cada um segue seu próprio caminho, conforme o esporte deixa de ser um hobby e se torna um negócio.

Projeto Flórida

Morando do lado de um dos parques da Disney, mas sem condições de poder entrar, Moonee (Brooklynn Prince) é uma agitada garotinha de seis anos que passa o dia brincando com seus novos amigos, fazendo bagunça no conjunto habitacional onde mora. Ela vive com a mãe (Bria Vinaite) e as duas contam com a proteção do gerente Bobby (Willem Dafoe) na batalha diária pela sobrevivência com poucos recursos e muitos riscos.

“Projeto Flórida” mostra como é possível encontrar leveza na vida, mesmo em situações adversas. A simplicidade com que Moonee encara seus dias e sua relação com a mãe fazem deste filme uma opção para quem quer um drama emocionante, mas sem exageros ou o peso que a realidade costuma oferecer. 

Melhor É Impossível

Melvin Udall (Jack Nicholson) é um escritor obsessivo-compulsivo que é sempre ranzinza com todos que encontra, inclusive com Simon (Greg Kinnear), seu vizinho homossexual. Quando Simon é hospitalizado, seu cão de estimação é deixado aos cuidados do rabugento Udall. Conforme os dias passam, ele se vê obrigado a ser mais tolerante, principalmente quando começa a se apaixonar pela garçonete do restaurante local, Carol Connelly (Helen Hunt), a única pessoa que tolera suas peculiaridades.

Um dos melhores papéis na carreira de Jack Nicholson, Melvin Udall é um homem que não sabe lidar com as pessoas — inclusive ele mesmo. Ao se ver forçado a mudar sua rotina a contragosto, e aprendendo a enxergar beleza nas oportunidades que a mudança oferece, o filme é um otimista relato, que pode ser muito útil em momentos difíceis. 

==

Veja também:

>> [LISTA] 8 dicas de filmes disponíveis no Telecine para assistir com a família!
>> [LISTA] Cinema em quarentena: oito filmes na Netflix para fugir do tédio
>> [LISTA] Terror no Prime Video: oito filmes do gênero para assistir no streaming da Amazon

Robinson Samulak Alves
@rsamulakalves

Compartilhe


Conteúdos Relacionados