Cinema com Rapadura

Colunas   domingo, 26 de maio de 2019

Star Wars: A Ascensão Skywalker – Os segredos revelados pelas imagens da Vanity Fair

Há décadas a famosa revista americana faz o prelúdio dos principais lançamentos da Saga Skywalker. Agora é a vez de "A Ascensão Skywalker".

Há mais de 40 anos, a lendária fotógrafa Annie Leibovitz tem acesso às primeiras informações dos filmes de “Star Wars“. É por suas lentes, em fotos divulgadas pela revista Vanity Fair, que os fãs têm seus primeiros vislumbres do que há por trás destes que são os maiores filmes da cultura pop atualmente. Agora, junto ao relato do jornalista Lev Grossman, a história se repete, pelo que deve ser a última vez em um bom tempo, com “A Ascensão Skywalker“.

A essa altura, infelizmente ainda não foram divulgados maiores detalhes sobre novos personagens, planetas ou tramas. Fica por conta dos fãs o trabalho de analisar as imagens e o conteúdo disponível até agora – entre trailer e a própria matéria da Vanity Fair, por exemplo – para tentar entender onde cada peça se encaixa nesse novo quebra-cabeças. O Cinema Com Rapadura também tomou para si esta tarefa, e olha agora para o que alguns destes novos dados podem significar. Punch it, Chewie!

Kylo e os Cavaleiros de Ren

Seis seres de espécies desconhecidas, provavelmente humanos, completamente trajados de preto em armaduras que poderiam muito bem ter saído do universo de “Mad Max“. Se pudéssemos ver seus rostos, com certeza todos estariam fazendo cara de mal. Um deles, inclusive, tem uma arma acoplada ao próprio braço. Não há como ser muito mais ameaçador que isso.

Se antes pouco (ou melhor, nada) se sabia sobre os Cavaleiros de Ren, a Vanity Fair traz agora duas novas informações para o turbilhão de especulação. A primeira vem da frase: “‘Kylo’ é um nome que Ben Solo ‘encontrou’ ao se alinhar aos monstruosos Cavaleiros de Ren“. Ela dá a entender que eles já existiam antes de Ben se render ao Lado Negro da Força. Atualmente, Kylo/Ben é o mestre dessa ordem de guerreiros sombrios. Dentro do cânone oficial da franquia, diversas organizações já aspiravam a manter vivo o legado de Darth Vader, como os Inquisidores e os Acólitos do Além. Se os Cavaleiros de Ren estão à altura do ideal que querem proteger, teremos que esperar para ver.

A segunda informação é que, no trailer, é um dos Cavaleiros que Kylo derruba com seu sabre de luz em uma cena de batalha. O porquê disso ainda é um mistério: seria um indício de sua redenção ou uma possível traição de seus súditos para desbancá-lo? Este, afinal, é o caminho do Lado Negro.

As origens da Primeira Ordem

Um ano após a Batalha de Endor, vista em “O Retorno de Jedi” (1983), o Império Galáctico e a Aliança Rebelde (agora conhecida como Nova República) se encontraram novamente para um confronto final na órbita do planeta desértico de Jakku. O resultado foi a derrota definitiva do Império – mas não seu fim. Antes de serem aniquiladas, as forças remanescentes fugiram da batalha saltando ao hiperespaço rumos às Regiões Desconhecidas da galáxia. Lá elas se reorganizaram no que viria a ser a atual Primeira Ordem.

Muito dessa história foi contada em livros e quadrinhos do cânone da franquia, como a trilogia “Marcas da Guerra” e a série da MarvelPoe Dameron“, mas ainda faltam diversas peças nesse complexo quebra-cabeças. Afinal, de onde veio o Líder Supremo Snoke? Como a Primeira Ordem juntou um poderio tão avassalador a partir das cinzas do Império?

Segundo Grossman, teremos pelo menos um vislumbre disso em “A Ascensão Skywalker”. A estrutura deste novo regime de poder e governo se tornará mais clara, e será possível ver a influência da liderança de Kylo Ren neste seu ano como Líder Supremo desde “Os Últimos Jedi“.

Além disso, um novo personagem será apresentado, o Allegiant General Pryde de Richard E. Grant. Há quem especule que ele será o pai do jovem general Armitage Hux de Domhnall Gleeson, o que dificilmente se provará nas telonas – o real pai de Armitage, Brendol Hux, foi um dos fundadores da Primeira Ordem segundo o cânone.

Enquanto não sabemos onde exatamente na hierarquia da Primeira Ordem um “allegiant general” se encaixa (assim como não sabíamos sobre os moffs quando da Trilogia Original), ele deverá ser o principal mecanismo de Kylo para manter Hux em cheque. A dupla sempre esteve em rota de colisão quando estavam abaixo de Snoke. Agora, porém, estão em patamares diferentes.

Pasaana e os limites da galáxia

Paisagens desérticas parecem ser as favoritas de “Star Wars”. Primeiro foi Tatooine, lugar onde nada acontecia, mas que apresentou Anakin e Luke Skywalker. Depois, Jakku, onde nada acontecia também, até se tornar o cemitério de gigantes que proporcionou à jovem Rey crescer e desenvolver sozinha suas principais habilidades, inclusive as da Força. Agora é a vez de Pasaana, descrito por Grossman como sendo um planeta “nos limites da galáxia“.

Enquanto não sabemos muito sobre o planeta em si, já há uma associação que pode ser feita: se a Primeira Ordem se formou nas Regiões Desconhecidas, além das fronteiras da galáxia, é possível que Pasaana esteja perto e tenha alguma importância estratégica.

A melhor pista sobre a importância deste planeta está, novamente, no cânone da saga além dos filmes. Este deixa bem estabelecido o interesse do Imperador Palpatine pelas partes inóspitas da galáxia. Ele sentia a presença de energias poderosas nestes lugares e mandava expedições para diversos planetas em busca de pistas que pudesses esclarecer este mistério, todas lideradas por arqueólogos e místicos fascinados pelo Lado Negro da Força. Foi o caso de Jakku, onde havia um centro de pesquisa imperial voltado exclusivamente para explorar a conexão do planeta com a energia sombria. Talvez Pasaana tenha mais em comum com Jakku e Tatooine do que apenas areia e calor.

Zorri Bliss e o planeta Kijimi

Keri Russell irá interpretar Zorri Bliss, descrita como uma “trapaceira” (uma das muitas definições do termo inglês “scoundrel“, com o qual nós já estamos bem acostumados) que habita o Quartel dos Ladrões no planeta nevado Kijimi. Apesar de ser dona de um dos melhores visuais de toda a saga, como é frequente com os foras-da-lei em “Star Wars” (vide Boba Fett, por exemplo), não se sabe nada sobre ela. Quem é, de onde vem, o que quer ou qual sua relação com a história principal.

Mas a matéria da Vanity Fair não foi a primeira aparição de Kijimi durante a divulgação de “A Ascensão Skywalker”. No trailer do filme, vemos uma nave se aproximando para aterrisar em uma cidade escura e nevada, tal qual os arredores de Bliss nas imagens. Apesar de muitos terem especulado que o local poderia ser Batuu (inclusive este que vos fala), planeta no qual é ambientado o futuro parque da Disney sobre a saga, ao que tudo indica este planeta é de fato Kijimi.

Ao olharmos com mais atenção, podemos constatar algo interessante sobre Kijimi. No trailer, a nave vista é parecida, se não igual, àquela que aparece na visão que Rey tem durante “O Despertar da Força“. Se isso já suscitou perguntas sobre o passado da protagonista e eventuais flashbacks, talvez a própria Zorri Bliss tenha alguma relação com isso. Não por acaso, a vimos apenas protegida atrás de seu capacete. Afinal, o próprio J.J. Abrams já afirmou que há mais sobre Rey do que apenas o que vimos até agora.

Luke Skywalker… em carne e osso?

Algo que não se imaginava era que as novas imagens de Leibovitz pudesse trazer algo que já vimos entre tantas novidades. Pois trouxe. Luke Skywalker, envolto e seu robe de mestre Jedi e acompanhado por seu fiel escudeiro R2-D2, em meio a chamas.

Conforme vimos em “Os Últimos Jedi“, Skywalker está morto; faleceu após usar suas energias para projetar-se em Crait para interromper a investida da Primeira Ordem contra a Resistência. Assim como ocorreu seu próprio mestre Obi-Wan Kenobi em “Uma Nova Esperança“, seu corpo simplesmente se desmaterializou, e ele se tornou um com a Força. Mas ninguém nunca se vai de fato, como o próprio Luke deixa claro à Leia. Sabemos que os Jedi têm a habilidade de reter sua identidade mesmo após unirem-se à Força, e até criar projeções fantasmagóricas. O que nunca vimos, no entanto, foi algo tão físico e palpável quanto a forma com que ele aparece aqui.

Ao que tudo indica, pela ambientação e caracterização, trata-se de um flashback que poderá mostrar a queda de seu sobrinho Ben Solo ao Lado Negro da Força e o fim da nova Academia Jedi. De duas, uma: ou saberemos mais sobre a origem de Kylo Ren… ou poderia ser Luke o Skywalker ascendente do título?

À medida que 19 de dezembro se aproxima, cada vez mais detalhes serão revelados sobre o encerramento da maior saga da cultura pop. Enquanto isso, vamos ligando todos os pontos conforme eles forem aparecendo. Não deixe de ler os textos do Cinema com Rapadura sobre os principais segredos do trailer do filme, seu painel na Star Wars Celebration e todas as imagens divulgadas pela Vanity Fair.

Que a Força esteja com todos!

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Conteúdos Relacionados