Cinema com Rapadura

Notícias   sábado, 13 de abril de 2019

Star Wars: A Ascensão Skywalker | Tudo que aprendemos com o painel da Celebration e o trailer do Episódio IX

Painel foi marcado por uma atmosfera leve, com contos de bastidores e muitas surpresas.

Star Wars: A Ascensão Skywalker | Tudo que aprendemos com o painel da Celebration e o trailer do Episódio IX>

O painel de “Star Wars: A Ascensão Skywalker” foi o momento mais esperado desta edição da Star Wars Celebration. Talvez até um dos momentos mais aguardados do ano pelos fãs da saga. Mas além da divulgação do título do novo filme e de seu primeiro trailer, houve muitas revelações durante a mais de uma hora de duração do painel. Vamos retomar os principais:

Apresentação de Stephen Colbert e presença do elenco

Assim como a maioria dos fãs da saga, Colbert é notoriamente conhecido como um grande geek – em seu talk-show, o “Late Show with Stephen Colbert“, ele até já explicou o funcionamento do sabre de luz de Kylo Ren. Pouco depois de um breve monólogo sobre o impacto do evento, ele chamou os demais participantes do painel ao palco: o diretor o diretor J.J. Abrams, a presidente da Lucasfilm Kathleen Kennedy e os membros do elenco Anthony Daniels, Billy Dee Williams, Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Kelly Marie Tran, Joonas Suotamo e Naomi Ackie. Além, claro, dos droides R2-D2, BB-8 e um novo integrante da trupe robótica…

D-0

Criado por Neal Scanlan e a equipe de robótica do filme, D-0 será um novo amigo de BB-8, tendo aparecido já no próprio trailer de “A Ascensão Skywalker”. De acordo com J.J. Abrams, no set o droide era guiado através de ferramentas e marionetes, tendo uma versão completamente nova e avulsa sido construída exclusivamente para a Celebration.

C-3PO contra-ataca

Related image

Prestes a lançar seu livro de memórias sobre os bastidores da saga, Anthony Daniels deu um aperitivo de como C-3PO se comportará durante “A Ascensão Skywalker”. O droide já havia aparecido em artes do filme portando a bandoleira de Chewbacca, dando indícios de que ele finalmente pegará em armas para ajudar a Resistência. Daniels falou sobre como o personagem é o único que sempre tenta avisar os heróis do perigo que enfrentam, mas acaba sendo cortado por todos. Mas agora, ele chegou ao limite: “o droide irá contra-atacar!“, segundo Daniels.

Billy Dee Williams e Lando Calrissian

Eu não esperava participar dessa pequena aventura, mas tive sorte“, disse Williams, que interpreta um dos cafajestes mais adorados da galáxia, Lando Calrissian. Segundo Kathleen Kennedy, ter Lando de volta ao set foi “de cair o queixo“. “Houve uma cena em grupo, com muitos figurantes. Quando ele apareceu, houve um silêncio incrível, todos pararam para olhar, foi lindo“, acrescentou Abrams. Williams ainda falou sobre as dúvidas que alguns fãs têm sobre o caráter de Lando, e se ele será alguém confiável em “A Ascensão Skywalker”. Tudo por causa de quando ele traiu seu melhor amigo Han Solo em “O Império Contra-Ataca“: “ele estava sozinho contra Darth Vader e tinha que proteger sua cidade e seus amigos. Aliás, alguém morreu? Ninguém morreu!“. Ou seja, o velho Lando nunca foi embora.

Jannah

Já com o elenco completo no palco, o foco caiu rapidamente sobre a novata Naomi Ackie. Eu sua primeira participação em um filme do universo “Star Wars”, ela não pode falar muito sobre sua personagem, mas mostrou uma primeira imagem e revelou seu nome: Jannah. Imediatamente, Colbert indagou se ela teria alguma relação com Lando Calrissian. Sem poder entregar muito, Ackie foi sucinta, mas deixou uma dúvida no ar: “[ele] é um homem muito encantador, então poderia ter filhos em todo o universo. Isso é tudo que digo“.

Filmando no deserto

Conforme visto no trailer, muitas cenas serão situadas em um planeta desértico, cujo nome ainda não é conhecido. Sobre isso, Colbert perguntou a todos como foi gravar em Wadi Rum, no deserto da Jordânia, e quais os principais desafios. Segundo J.J., a gravação toda no local durou três semanas, mobilizou centenas de figurantes e foi muito eficiente, tendo sido concluída com um dia de adiantamento. Anthony Daniels compartilhou uma fala de sua esposa sobre o local que deixaria qualquer fã da saga animado: “mas isso é como uma arte de Ralph McQuarrie!” – trata-se do criador das artes conceituais da trilogia original da saga.

Quanto tempo se passou?

Ao final de “Os Últimos Jedi“, a descoberta de que Rey levou consigo os antigos textos dos Jedi que eram guardados por Luke Skywalker em Ahch-To surpreendeu muitos fãs. Quando Stephen Colbert perguntou a Daisy Ridley se até “A Ascensão Skywalker” ela havia conseguido ler todos, a indagação implícita, na verdade, era quanto tempo se passou entre ambos os filmes. “Olha, são livros bem grandes. Ela pode ter começado, depois parado… […] Passou um pouco, já, então acho que ela está avançando na leitura“, disse ela. Mesmo não especificando quanto, há agora a confirmação de que algum tempo se passou.

A dinâmica de Rey e Kylo Ren

Mesmo sem estar presente no painel, o personagem de Adam Driver, o vilão Kylo Ren, foi um dos tópicos discutidos. Após “Os Últimos Jedi“, uma das principais dúvidas do público é sobre como se dará sua dinâmica com Rey no próximo filme. Daisy Ridley foi evasiva: “acho que teremos que esperar para ver […], mas posso confirmar que não há mais Kylo sem camisa neste filme“. Após o painel, entretanto, ela falou um pouco mais, afirmando que essa questão será explorada “mais a fundo”.

Kelly Marie Tran nas graças dos fãs

O retorno de Kelly Marie Tran ao palco da Celebration foi duplamente especial. Após deixar as redes sociais por sofrer repetidos ataques racistas e odiosos por parte de pessoas que se diziam “fãs”, a intérprete de Rose Tico pôde sentir todo o amor dos verdadeiros fãs da saga, que fizeram questão de ovacioná-la de pé. Ela recebeu também o apoio de seus colegas, principalmente do diretor J.J. Abrams: “sou grato a Rian Johnson por muitas coisas [em ‘Episódio VIII], mas a principal delas é por ter escalado Kelly Marie“. Posteriormente, agora no palco do The Star Wars Show, ela foi novamente ovacionada.

O vazio deixado por Carrie Fisher

Do pouco que a conheci, percebi que Carrie era fundamentalmente insubstituível. […] Como vocês lidaram com o vazio deixado por ela?“. Quando Colbert fez a pergunta que todo fã guarda desde o triste falecimento de Carrie Fisher em dezembro de 2016, a resposta de J.J. Abrams foi de extremo respeito para com o ícone que ela ainda é:

“Não podíamos substituí-la. […] Tivemos esse milagre estranho de ter uma quantidade de cenas inutilizadas de ‘O Despertar da Força’. A ideia de usar CGI estava completamente fora de questão, mas e se escrevêssemos cenas ao redor dela com as imagens que tínhamos? […] Todos os dias o fato de ela não estar lá me atingia, mas é muito surreal pois ainda estamos trabalhando com ela. A princesa Leia vive nesse filme, e de formas que são realmente incríveis para mim.”

“Coloquem de novo!”

Com todos os fãs presentes em êxtase por tudo que ocorrera antes e pela exibição do trailer, nos segundos finais do mesmo algo pegou todos de surpresa. Uma risada conhecida, dada com requintes de crueldade. Inconfundível. Imperador Palpatine. Em meio às dúvidas instantâneas do público, quando as luzes se acendem, Ian McDiarmid, seu intérprete, surge sozinho no palco. Segurando ele próprio uma risada por conta da circunstância, ele ordena, na voz de Palpatine: “coloquem de novo!“. Luzes se apagam e o trailer é exibido novamente. Posteriormente, o jornalista James Dyer conversou com o diretor J.J. Abrams e perguntou se o Lorde Sith de fato estaria em “A Ascensão Skywalker”, e compartilhou a resposta via Twitter:

“Caso haja alguma ambiguidade deixada pelo trailer (e pela aparição de McDiarmid no painel!), posso confirmar 100% que Palpatine está de volta em ‘A Ascensão Skywalker’, já que acabei de perguntar a J.J.. Ele está muito animado – e um pouco incrédulo – que a presença de McDiarmid não tenha vazado antes.”

A bênção de George Lucas

Em entrevista dada após o painel, estando todos já com os ânimos acalmados, J.J. Abrams falou um pouco sobre o envolvimento do criador da franquia, George Lucas, no desenvolvimento do novo capítulo:

“Esse filme tinha um desafio muito, muito específico, que era pegar oito filmes e dar um final a três trilogias. Então tivemos que olhar e perguntar qual era a maior história. Tivemos muitas conversas entre a equipe, nos encontramos com George Lucas antes de escrevermos o roteiro. Essas são coisas que estiveram em real, não debate, mas olhando à vastidão da história e tentar entender qual seria o melhor jeito de concluir isso. Mas também tinha que funcionar como sua própria história, tem que ter uma coisa própria, tem que ser surpreendente e engraçado e você tem que entender também.”

Aproveite e veja abaixo 10 imagens em alta resolução do trailer de “Star Wars: A Ascensão Skywalker”:

Além dos atores presentes no painel, o elenco de “Star Wars: A Ascensão Skywalker” conta ainda com os retornos de Carrie Fisher, Mark Hamill, Lupita Nyong’o, Domnhall Gleeson, e Billie Lourd. Entre as novas adições do elenco estão Richard E. Grant (“Poderia Me Perdoar?“), Matt Smith (da série “The Crown“), Keri Russell (da série “The Americans“) e Dominic Monaghan (“Mudo“).

J.J. Abrams também retorna à direção da saga, depois de Rian Johnson assumir o papel em “Star Wars: Os Últimos Jedi”. O roteiro é do próprio Abrams junto a Chris Terrio (“Argo“). O compositor John Williams, que trabalhou em todos os capítulos da saga desde “Uma Nova Esperança” em 1977, também irá retornar para concluir a saga.

“Star Wars: A Ascensão Skywalker” tem estreia marcada para 20 de dezembro de 2019. Veja também mais fatos sobre o trailer e a programação da Star Wars Celebration.

Saiba Mais:

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Notícias Relacionadas