Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 27 de abril de 2011

TV Aberta x TV Fechada, como os telespectadores veem essa briga

O desenvolvimento da TV à cabo americana veio com um salto na produção de séries de qualidade.

Nos últimos anos, a qualidade da produção televisiva norte-americana deu um grande salto, se equiparando (e muitas vezes até superando) a qualidade da produção cinematográfica. Não é à toa que muitos astros de Hollywood se alternam entre as mídias ou mesmo migram para a TV. Muito disso se deve principalmente às ambições criativas e o dinheiro envolvido. Charlie Sheen, um dos ícones do cinema dos anos 80, é hoje o ator mais bem pago da televisão norte-americana (pelo menos até ser confirmado o cancelamento de “Two and a Half Men”). Kiefer Sutherland e seu Jack Bauer ainda são referência mesmo depois do final de “24 Horas”. E o que dizer do sucesso na telinha de atores premiados como Glenn Close e Forest Whitaker?

Uma das razões do salto qualitativo da TV americana foi o desenvolvimento da TV à cabo. E um dos ícones desse crescimento é o canal HBO e suas famosas “Original Series”.  Do início da produção de “OZ” até a recente “Boardwalk Empire”, o canal produziu obras primas como “A Sete Palmos”, “The Wire – A Escuta” e “A Família Soprano”, esta última ganhando toneladas de Emmys.

Essas produções e muitas outras definiram um padrão de qualidade nunca visto na TV, estimulando outros canais pagos fazerem o mesmo, vide Showtime (das minhas queridas “Dexter”, “Weeds” e “Californication”) até a ascensão de novos canais como o AMC (de produções como o seriado zumbi “The Walking Dead” e das premiadíssimas “Breaking Bad” e “Mad Men”).

Enquanto os seriados dos canais pagos ganharam respeito, a TV aberta acabou estagnando em termos criativos. Alguns fatores contribuem para isso, sendo o principal deles a independência criativa que os canais à cabo possuem. Como não há tanta responsabilidade de segurar público (pelo menos não como a TV aberta), essas produções se permitem ter uma linha narrativa mais calma, explorando melhor a história, além de liberdade na censura em relação à linguagem forte, violência e nudez.  Por isso o grande trunfo da TV aberta, representada pelo quarteto fantástico ABC, CBS, NBC e Fox, ainda são as comédias e os reality shows.

Produções como “Two and a Half Men”, “Modern Family” e “30 Rock” ainda movem rios de dinheiro e despertam o interesse dos telespectadores, além de produzirem material de qualidade. Já os dramas abertos sofrem com repetições e pouca criatividade, e apesar de divertirem ocasionalmente, não chegam perto das produções à cabo. Como exemplo cito a proliferação de séries derivada/spin-offs (três “C.S.I”; dois “NCIS” e vários “Law and Order”) ou refilmagens (“Hawaii Five-O”, “Nikita” e até “Mulher Maravilha”).

Apesar de a TV aberta nos EUA ter bons programas (recomendo, além das comédias, “Blue Bloods”, “The Good Wife” e “Fringe”), ainda existe uma diferença de qualidade muito grande em relação aos canais pagos. Estes se permitem, até pelo próprio formato, ousar mais em sua linha narrativa, gerando verdadeiras obras primas. Basta correr nas locadoras e conferir!

Bruno Sampaio
@brunostobias

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados