Martin Scorsese quer se encontrar com Bob Iger para discutir restauração e preservação de filmes da Fox
Diretor comentou também que ainda não assistiu "Coringa", produção de sucesso que homenageou alguns dos trabalhos de Scorsese.
A relação do diretor Martin Scorsese (“O Irlandês“) com a Disney nos últimos meses foi marcada por atritos. Em outubro, o cineasta declarou que os filmes da Marvel Studios, pertencente à Disney, “não são cinema“, comparando as produções com parques temáticos. A declaração deu início a uma série de discussões, com a opinião de Scorsese sendo reforçada pelo também diretor Francis Ford Coppola, enquanto o produtor Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, defendeu as obras criadas por ele. Em uma coluna escrita posteriormente, Scorsese manteve seu ponto sobre a questão.
Um dos nomes a participar da discussão foi o CEO da Disney, Bob Iger, que rebateu as críticas de Scorsese e Coppola. Em entrevista a revista Time, Iger comentou que a equipe do estúdio estava arranjando um encontro com Scorsese para “discutir a questão“. Agora, em entrevista ao New York Times, Scorsese comentou que há meses tenta marcar uma reunião com o executivo, com o intuito de discutir a restauração e preservação de títulos antigos da 20th Century Fox, estúdio comprado pela Disney no último ano:
“Mas então, tudo isso [envolvendo seus comentários sobre a Marvel] veio a tona. Então, temos muito para conversar.”
O pedido de Scorsese é em nome da sua organização sem fins lucrativos, a Film Foundation, que trabalha para restaurar e preservar filmes clássicos do cinema. Segundo um representante da Disney, o estúdio está fazendo os preparativos para que o encontro possa acontecer.
Na mesma entrevista, Scorsese comentou sobre “Coringa“, produção baseada em um personagem de quadrinhos que fez grande sucesso de público nos cinemas, superando o US$ 1 bilhão em bilheteria, além de ter sido aclamado pela crítica e em festivais de premiação, incluindo três indicações ao Globo de Ouro. Inicialmente, foi noticiado que o diretor teria envolvimento com o filme – algo que ele diz ter considerado, mas afirmou que “não tinha tempo para isso“. A produção homenageia alguns dos trabalhos de Scorsese, como “Taxi Driver” e “O Rei da Comédia“, mas o cineasta não sinaliza estar com pressa para assistir ao longa:
“Eu vi clipes de ‘Coringa’, eu o conheço. Então, é como ‘Por que eu preciso [assistí-lo agora]? Eu entendi. Está tudo bem.”
O próximo trabalho de Scorsese é “Killers of the Flower Moon“, filme que deve contar com as presenças de Leonardo DiCaprio e Robert De Niro no elenco e que começará suas filmagens em março deste ano.
Saiba Mais: Bob Iger, Leonardo DiCaprio