Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 05 de março de 2021

WandaVision chega ao fim – Quais perguntas foram respondidas e quais dúvidas permanecem no ar?

Série aproveitou ao máximo o formato episódico para provocar teorias e mais teorias. Mas o que foi realmente confirmado?

Alerta de spoilers de todos os episódios da série

“WandaVision”, a primeira série da Marvel Studios, chegou ao fim em seu nono episódio, lançado nesta sexta-feira (5) no Disney Plus. A produção marca também a primeira vez que o Universo Compartilhado da Marvel tem uma história inteira dividida em episódios, e não um filme só, aumentando o desafio daqueles que decidirem embarcar na jornada só agora.

Estruturada de forma a aproveitar ao máximo o lançamento semanal, a série provocou o público propositalmente a teorizar, jogando várias perguntas para o alto, algumas das quais acabaram não sendo respondidas, ou não sendo relevantes para a trama. Mas muito foi expandido, principalmente quando se trata de Wanda Maximoff, foco central da produção até o fim.

Abaixo segue um resumo do que aconteceu em toda a série, apontando o que foi respondido, e o que ainda segue como dúvidas no ar.

O Hex de Westview

Em 2023, quando os Vingadores são bem sucedidos no “assalto do tempo”, Bruce Banner usa as Joias do Infinito para trazer todos que desapareceram por conta do estalo de Thanos de volta. O evento chamado de “blip” faz com que as pessoas sumidas retornem exatamente onde estavam quando foram evaporadas, o que cria uma grande confusão, afinal, 5 anos haviam se passado.

Vemos isso com Monica Rambeau – vista como uma criança em “Capitã Marvel” -, que retorna ao quarto de hospital onde antes estava como acompanhante de sua mãe, Maria. Na ala hospitalar, o caos domina enquanto pessoas voltam à vida sem entender o que está acontecendo. Monica desesperada para encontrar a sua mãe, descobre que esta morrera há 3 anos.

Três semanas depois do blip, Monica volta ao trabalho na SWORD (em português ESPADA, Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Armada), e é enviada pelo diretor Tyler Hayward para investigar um desaparecimento em Westview, Nova Jersey. Lá, ela encontra o agente do FBI Jimmy Woo, responsável por identificar a anomalia. Visto pela última vez em “Homem-Formiga e a Vespa”, Woo detectou o sumiço de um informante que fazia parte do Programa de Proteção a Testemunhas em Westview, e ao chegar no local, identifica um tipo de amnésia seletiva, onde ninguém sabe nem da existência deste seu informante, nem lembram de um lugar chamado Westview.

» Depois de levantar especulações sobre quem poderia ser, este informante do Woo não apareceu na série e nem parece ser alguém relevante. Ralph Bohner (mencionado mais para frente) não parece ser essa pessoa, visto que Jimmy o vê na tela da TV e não o reconhece.

Pelo menos um dia antes de Monica e Jimmy se encontrarem diante do mistério de Westview, Wanda Maximoff, que também voltou à vida com o blip, fez uma visita às instalações da SWORD para recuperar o corpo de seu amado Visão, a fim de conceder a ele um funeral. No entanto, Hayward não permite, e na verdade, faz questão que Wanda assista enquanto agentes despedaçam o sintozoide sem cerimônias.

Hayward indica que, se quisesse, Wanda poderia trazer seu amado de volta à vida. Mas ela só quer se despedir. A Vingadora então segue para Westview, onde um terreno havia sido adquirido por Visão para que eles construíssem uma vida juntos. A tristeza imensurável que Wanda sente faz com que ela libere seu poder de forma tão significativa que gera o que viríamos a conhecer como “Hex” – uma “bolha hexagonal” formada ao redor da cidade, de modo a colocar todos os habitantes debaixo de um transe mental.

Não só isso, mas Wanda também cria um outro Visão, que aprendemos posteriormente ser um corpo de fios – e de vibranium, como o rastreamento no computador da SWORD indica -, sangue e ossos de própria criação da Vingadora, e que carrega uma Joia da Mente formada pela energia da mesma que estava dentro de Wanda.

Assim começa “WandaVision”.

Sitcoms

A série inicia sem contexto, e somos jogados diretamente no mundo das sitcoms, com o primeiro episódio mostrando Wanda e Visão recém-casados chegando em sua casa em Westview. Depois de 20 minutos repletos de homenagens a “The Dick Van Dyke Show”, descobrimos ao final que “WandaVision” não está somente sendo exibida para nós, mas também para alguém dentro do mundo do MCU, que analisa a exibição e faz anotações.

» Não há uma explicação sobre o porquê da vida de Wanda estar sendo exibida como uma série de TV. Pode ser apenas para imitar os cenários das sitcoms que ela tanto ama, ou como um “pedido de socorro” subconsciente para o lado de fora, por saber estar fazendo algo errado.

A primeira espectadora da série é Darcy Lewis, vista pela última vez em “Thor: Mundo Sombrio”, como assistente de Jane Foster. Sobrevivente do estalo, ela completou seus estudos e se tornou doutora em Astrofísica. Como parte da equipe montada pela SWORD, Darcy descobre as ondas de televisão que permitem que aqueles de fora da bolha de Westview tivessem acesso a transmissão da sitcom “WandaVision”.

“Por que sitcoms?”, é uma pergunta vista no quadro de ideias de Jimmy, e a pergunta se estende até o oitavo episódio, onde é finalmente respondida. Ao longo da série, o mundo perfeito de Wanda e Visão imita séries como “A Feiticeira”, “The Brady Bunch”, “Family Ties”, “Três é Demais” e “Malcolm in the Middle”, e durante a recapitulação da vida de Wanda através de suas memórias mais traumáticas, vemos que ela, seu irmão Pietro, e seus pais assistiam sitcoms americanas para se distraírem dos terrores da guerra em Sokovia, sua terra natal.

Em uma certa noite, a Wanda de 10 anos escolhe assistir um episódio de sua sitcom favorita, “The Dick Van Dyke Show”, e a família está feliz aproveitando o momento juntos. A paz é logo interrompida quando uma bomba cai no apartamento, levando à morte dos pais dos gêmeos.

As sitcoms continuariam fazendo parte da vida de Wanda, como um conforto e lembrança de tempos melhores. Em suas memórias, vemos a jovem durante seu tempo como cobaia da Hydra assistindo a “The Brady Bunch”, e já no quartel general dos Vingadores, depois da morte de Pietro, vemos Wanda assistindo “Malcolm in the Middle”, sendo indagada por Visão por que aquilo é engraçado.

Ao involuntariamente criar o Hex, e um novo Visão, Wanda se voltou aquilo que representava felicidade e paz em sua vida – as sitcoms.

Família perfeita (?)

As dicas iniciais de “WandaVision” mostraram que Wanda estava no controle total ao menos da narrativa das sitcoms. Quando o sr. Hart se engasga durante a cena de jantar do primeiro episódio, Wanda permite que Visão salve seu chefe, e depois todos fingem que nada aconteceu. No segundo episódio, o casal é confrontado com um estranho ser vestido de apicultor do lado de fora de sua casa, mas com um sonoro “não”, Wanda rebobina a cena e volta para o momento de intimidade com Visão que antecedeu a interrupção. E no terceiro episódio, quando seu marido começa a perceber algumas anomalias na vizinhança, Wanda causa um glitch, fazendo com que Visão mude sua fala e continue normalmente o dia.

Durante a fantasia criada por Wanda, ela fica grávida e dá à luz os gêmeos. Os bebês, que logo se tornam crianças de 5 anos, e pouco tempo depois, de 10 anos, agem fora do controle de Wanda, decidindo sozinhos envelhecerem, e questionando a mãe sobre as bizarrices de Westview e os limites dos poderes dela. Eles claramente são seres independentes, mas seriam eles realmente criações espontâneas da recém-descoberta Feiticeira Escarlate?

Assim como Visão, os gêmeos não sobrevivem ao fim do Hex. Os três são mostrados sendo desfeitos aos poucos quando Wanda abre as barreiras de seu mundo, e ao entender que precisaria se despedir de sua família para libertar o povo de Westview, Wanda se despede dos garotos, quando os coloca para dormir. Em um lindo momento de despedida com Visão, nós o vemos desaparecer junto com o Hex. Não observamos o mesmo acontecer com as crianças, deixando no ar a possibilidade de que suas almas sejam criações reais – e Wanda irá atrás delas.

» Até então, os gêmeos não parecem ser fragmentos de Mefisto como nos quadrinhos, mas devemos esperar seus retornos de uma forma ou outra no MCU, como Wiccano e Célere, membros dos Jovens Vingadores. A pergunta que fica é: o que isso vai custar a Wanda?

Foi a Agatha o tempo todo

Em seu primeiro dia televisionado como uma dona de casa no subúrbio, Wanda conhece a vizinha intrometida Agnes, que chega para ajudar. Durante todas as eras de sitcoms, Agnes sempre está presente para assistir Wanda no que ela precisasse, em momentos até mais do que convenientes.

Agnes sempre foi suspeita em suas intenções, mas é ao se revelar como a bruxa Agatha Harkness que temos a confirmação da personagem como antagonista. Ela admite que tem bagunçado a realidade perfeita de Wanda de diversas formas, com uma ajuda musical que viralizou em nosso mundo.

Vemos um flashback de Agatha em Salem, em 1693, onde não são moradores locais movidos pelo preconceito que querem queimá-la, mas sim suas próprias irmãs bruxas – incluindo sua própria mãe. Agatha buscou conhecimento além de seu ranque, e ela logo mostra o porquê. Suas habilidades vão além do que o esperado, e ela suga os poderes das outras bruxas.

De volta a Westview, Agatha deseja descobrir quem é Wanda e como ela criou o Hex, como está mantendo todos controlados, e ainda por cima criou uma família para si. É Agatha quem guia Wanda em sua viagem pelas memórias, e finalmente descobre a existência da Feiticeira Escarlate e sua magia do caos.

» Não nos é explicado o que é a magia do caos, nem muito é elaborado sobre o manto de Feiticeira Escarlate. No entanto, como Agatha descreve, ela é um mito, um ser mais poderoso do que o Mago Supremo (atualmente, o cargo assumido pelo Doutor Estranho), e Wanda parece ter poderes de uma deusa.

O objetivo de Agatha é sugar os poderes “daqueles que não os merecem”, e assim ela força Wanda a usá-los para roubá-los para si. Mas ela não contava com a astúcia de Maximoff, uma ótima aluna, que aprendeu rapidamente como utilizar runas antigas e impedir que Agatha usasse seus poderes dentro do Hex.

No fim, a bruxa veterana é presa no papel que escolheu para si, Agnes, a vizinha intrometida, ficando para sempre em Westview, até que Wanda precise de algo. Como nos quadrinhos, Agatha pode servir como um papel de mentora – mesmo que relutante – para uma Feiticeira Escarlate em busca de seus filhos.

» Não tem Mefisto! A teoria que mais se disseminou na internet não encontrou espaço na série, apesar de duas frases jogadas como easter eggs. Agatha pareceu agir sozinha, mas não se pode negar a possibilidade de uma entidade maligna estar vindo por aí, afinal, o Darkhold pode servir como a porta de entrada para Algo da mesma forma que o Livro de Cagliostro foi para Dormammu.

“Meu marido Ralph…”

Quando tudo está desmoronando ao redor de Wanda, uma aparição mágica surge para confortá-la. Seu irmão Pietro bate na porta, mas algo está errado! Pietro foi “reescalado” e agora é interpretado por um novo ator. Sai Aaron Taylor-Johnson, entra Evan Peters. Isso quer dizer que… multiverso?

» O multiverso ainda não foi aberto e todos deviam TER CALMA.

Uma grande expectativa nutrida pelos fãs foi a possibilidade do falso Pietro mostrado na série ser na verdade o Peter Maximoff do universo dos X-Men da Fox, já que é interpretado pelo mesmo ator. Tudo na verdade se tratou de uma brincadeira. Peters interpreta Ralph Bohner, o tal “marido” de Agnes que é citado desde o primeiro episódio.

Agatha, ao chegar em Westview, toma a casa de Ralph como sua, e o controla através de um colar. Ele, que parece ser um ator pela foto encontrada por Monica em seu quarto, só estava servindo como “os olhos e ouvidos” de Agatha quando colocado no papel de Pietro. Suas habilidades similares às do falecido Maximoff também parecem ter vindo de Agatha.

» Não existem X-Men no MCU. E nem mutantes… ainda.

Embora fique claro pelo próprio nome Feiticeira Escarlate, e pelos seus poderes similares aos de bruxas, Wanda parece estar a um passo acima disso. No entanto, ainda fica o questionamento sobre o que ela era quando tinha 10 anos e aparentemente impediu que a bomba Stark explodisse em sua casa. Se ela sempre foi bruxa, o que era Pietro para que também fosse escolhido pela Joia da Mente para receber poderes, mesmo que em menor escala?

Já foi indicado que os gêmeos tinham algo especial dentro de si, uma predisposição genética por assim dizer, para sobreviverem aos experimentos com a Joia da Mente. Este assunto pode ser mais abordado por “Eternos” (previsto para novembro de 2021, mas que anteriormente seria lançado antes de “WandaVision”).

Mas não é só a família Maximoff que foi “abençoada”.

“Quando eles estavam dando crianças, eles lhe deram a mais forte, Tenente Problema”

Monica Rambeau é a pessoa mais altruísta de “WandaVision”. Ao voltar ao mundo, depois de nem mesmo perceber que havia sumido, ela tem de lidar com a morte da mãe, mas não demora a querer voltar para o serviço e fazer o que faz de melhor. Mesmo quando é colocada frente a um caso que parece ser pouco relevante, ela se dedica, e ao descobrir a gravidade da situação, ela se entrega, de corpo e alma.

Monica é especial. E essa parece a palavra certa para classificar não só seu bom coração, mas sua genética. Quando a vemos no hospital mergulhado em caos, ela se esbarra em um dos pacientes, que parece ser lançado para o chão, como se empurrado por uma força sobre-humana. Quando Monica sai do Hex pela primeira vez, e seus exames parecem “errados”, ela não dá atenção, e nem quando Darcy alerta sobre o perigo de passar pelo Hex novamente.

Monica parece saber que é especial neste nível, e quando seu corpo entra em contato pela última vez com a barreira de energia feita por Wanda, ela é capaz de absorver aquilo que passa pelo seu corpo, chegando do outro lado como uma nova pessoa, uma que entende que foi destinada para isso.

» Os poderes de Monica parecem similares aos da personagem nos quadrinhos, em que ela manipula energia eletromagnética. Aqui, a radiação do Hex parece ter concedido a ela tal habilidade, dando-lhe o poder de detectar e manipular energia. Isso é o que pode ser visto, mas nada é explicado sobre o assunto.

Monica Rambeau voltará em “Capitã Marvel 2”, e poderá também ter relação com a futura série “Invasão Secreta”. A personagem está diretamente conectada aos Skrulls, e vemos uma representante dos alienígenas convocar a agente da SWORD para ir “lá para cima”, no Espaço.

E o engenheiro aeroespacial?

Talvez o easter egg jogado mais mal aproveitado tenha sido o tal do “engenheiro aeroespacial” (ou engenheira, dependendo de qual legenda está certa) amigo de Monica. Ela menciona esta pessoa que iria ajudá-la a montar algo necessário para resistir aos poderes do Hex. O veículo aparece, mas a pessoa não.

» Nada de Quarteto Fantástico por enquanto, mas há chances de que a equipe seja apresentada como agentes da SWORD no futuro, ou talvez até sejam astronautas que estavam em missão quando o estalo aconteceu. Pensamento para outro dia…

Visões do futuro

Tyler Hayward tem como objetivo reviver o corpo do Visão original no chamado Projeto Catarata, e para isso usa a energia do poder de Wanda que ficou presa a um drone enviado para dentro do Hex, e depois devolvido por ela junto ao aviso de “não perturbe”. Assim, o diretor da SWORD faz com que o Visão acorde, agora um novo ser, todo branco, sem a Joia da Mente e com as memórias apagadas. Sua missão? Destruir o outro Visão, assim como aquela que o criou.

» Hayward não parece ser ninguém além de um vilão de quinta que em breve vamos todos esquecer.

Mas os Visões são seres que olham o mundo pelas lentes da objetividade filosófica, se isso faz algum sentido, e quando confrontado com a pergunta sobre quem é o verdadeiro Visão, a versão pintada de branco se junta a sua contraparte colorida na viagem da filosofia e conclui que nenhum deles é o Visão, e ambos são o Visão. O Visão de Wanda, então, ativa as memórias do corpo que foi revivido, e assim Visão branco voa para longe.

» O Visão de Wanda pode ter desaparecido com o Hex. Mas um Visão ainda vive no MCU. Agora, não mais como aquele sintozoide que amava Wanda, certamente, mas ainda como uma versão de si. Similar a sua jornada nos quadrinhos de certa forma, o Visão sobrevive para voltar no futuro novamente. Mas seu tempo com Wanda acabou, e ela sabe, e fez sua paz com isso.

O que acontece em Westview, fica em Westview?

Não se sabe se a SWORD já monitorava Wanda a mando de Hayward, e assim já sabia que ela seguia para a cidade de Nova Jersey. Mas a “anomalia de Westview” chamou a atenção de Jimmy Woo porque seu informante morava no local e de repente sumiu. Não só isso, como teve qualquer registro de existência apagado. A “amnésia seletiva” previamente citada foi causada para que Wanda pudesse manter seu mundo perfeito com o mínimo de danos possíveis.

Mas, não foi este o caso. Os moradores que foram forçados a serem fantoches sofriam com o luto de Wanda. Quando lhes era permitido dormir, os pesadelos de Wanda também eram seus. Aqueles com filhos foram obrigados a ficar longe deles, pois a Feiticeira os mantinha dormindo em suas camas (“saindo apenas para o tradicional cameo no Halloween”). E quando a força tarefa liderada pela SWORD intervém, Wanda expande os domínios de sua bolha e coloca mais mentes debaixo de seu controle.

Quando ela desfaz o Hex e permite que tudo volte ao normal, cabe a pergunta: como a “anomalia de Westview” foi encoberta? Veremos algum sinal deste evento em vindouras obras do MCU? Na cronologia, “Homem-Aranha: Longe de Casa” se passa cerca de oito meses depois do blip, já em 2024, e nada sobre o assunto é mencionado. Talvez apenas por não se ver necessário, mas fica o questionamento sobre como uma cidade inteira foi silenciada sobre um acontecimento tão traumático.

Há de se notar que também em “Longe de Casa”, Quentin Beck, o Mystério, diz vir de um outro universo a Nick Fury/Talos e Peter Parker, uma Terra que não a nossa. No filme, ele está mentindo. Mas, o multiverso é real. Várias outras realidades existem paralelas à vista no MCU, a própria viagem do tempo em “Vingadores: Ultimato” deixou bem claro. Resta saber como isso será explorado no futuro.

A Feiticeira Escarlate retornará no Multiverso da Loucura

“WandaVision” chega ao seu fim cumprindo o objetivo de desenvolver a personagem de Wanda, dando a ela a chance de lidar com seus traumas, vistos de forma tão superficiais nos filmes, e oferecendo a conclusão em sua história com o Visão. Agatha Harkness pode ter causado sofrimento, mas foi ela quem despertou em Wanda algo que estava há muito adormecido. A certeza de quem ela é, a visão dada pela Joia da Mente agora feita real.

Wanda, em seu novo uniforme de Feiticeira Escarlate, não é mais uma heroína, e nem uma vilã, mas um ser poderoso, e por isso, perigoso. Ela pegou o Darkhold para si, este artefato que esconde segredos obscuros sobre dimensões demoníacas e que ainda pode guardar a chave para a tão esperada aparição de Mefisto – ou alguma outra entidade maligna.

Agora, a Feiticeira estuda o Livro dos Condenados, e seu poder nato em breve será um poder ampliado por conhecimento. Predita como a Precursora do Caos e Destruidora do Mundo, Wanda ainda tem a chance de escolher seu próprio destino. Mas qualquer que seja sua escolha, é certo que Doutor Estranho terá muito a resolver em “Multiverso da Loucura” (que chega aos cinemas apenas em 2022).

==

“WandaVision” acabou, mas a Marvel só está começando em sua trajetória de retorno com a Fase 4 do MCU. “Falcão e o Soldado Invernal”, a próxima série para o Disney Plus, estreia em 19 de março.

Louise Alves
@louisemtm

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados