Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 24 de julho de 2020

[LISTA] 8 dicas de filmes para se inspirar!

O cinema pode divertir, assustar, empolgar, e claro, servir de inspiração em relação aos mais diversos aspectos da vida.

O cinema pode ser encarado apenas como um mero entretenimento, ou uma fuga da realidade, e não há nada de errado nisso. No entanto, é possível também encarar os filmes como algo além e absorver aquilo que está ali logo abaixo da superfície que distrai, e com isso encontrar inspiração para diversos aspectos da vida.

Pensando nisso, o Cinema com Rapadura separou oito filmes disponíveis na plataforma de streaming do Telecine para você se inspirar, seja em relação a si mesmo, ou em relação à vida. Fique tranquilo, evitaremos grandes spoilers das tramas para não estragar sua experiência, caso não os tenha assistido (sortudo!). Veja as indicações abaixo pra ficar em casa com o Telecine!

Pequena Miss Sunshine

A família Hoover é extremamente disfuncional. O pai é um fracasso, o tio é um suicida e o avô foi expulso da casa de repouso. Mas tudo muda quando a caçula desajeitada Olive é convidada para um concurso de beleza e eles precisam deixar suas diferenças de lado para apoiá-la em uma viagem até a Califórnia.

Este road movie é um dos raros exemplos de obra que consegue unir muito bem o drama e a comédia, sem pender demais para nenhum dos lados. Formado por um elenco brilhante – com destaque para uma pequena Abigail Breslin – e com um ótimo roteiro, o filme demonstra que é possível aceitar os defeitos, seus e dos outros, e buscar a felicidade dessa forma.

As Vantagens de Ser Invisível

O jovem Charlie (Logan Lerman) tem 15 anos e se sente excluído em seu novo colégio após um evento traumático. Ele terá que lidar com as usuais dores da adolescência, como o primeiro amor, e outras não tão usuais, como o suicídio de seu melhor amigo. Charlie então conhece os formandos Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller), que o apresentam a um novo mundo.

Baseado no livro de mesmo nome, este filme poderia muito bem ter sido dirigido pelo mestre John Hughes, pois retrata com maestria a adolescência de seu tempo e ainda faz isso sem filtrar ou amenizar temas mais sérios. Com uma linda mensagem sobre valorização, é impossível não se emocionar e se inspirar com a música Heroes, de David Bowie.

O Lado Bom da Vida

Pat (Bradley Cooper) sofre de bipolaridade e volta a morar na casa do pai (Robert De Niro) depois do tratamento. Ele tenta reconquistar sua ex-mulher, mas acaba conhecendo Tiffany (Jennifer Lawrence), a irmã de sua amiga Veronica, uma mulher misteriosa que chama Pat para ser o seu par de dança.

Este é um filme meio doido sobre as diversas formas de loucura. Aqui, todo mundo é um pouquinho disfuncional e precisa aprender a viver com isso, além de aprender a amar a si mesmo e àqueles que estão próximos, justamente por causa dessas pequenas loucuras.

Wall-E

Depois de destruir a Terra com poluição, a raça humana passa a viver em uma nave no espaço. Wall-E é um robô construído para limpar o planeta e sobrevive à base de energia solar. Um dia, uma nave traz um novo e moderno robô: Eva, por quem Wall-E se apaixona.

Um filme que quase não possui falas em sua primeira metade, que homenageia Chaplin, Kubrick e muito mais. Tudo isso com um pequeno robô que expressa o mundo somente pelo seu olhar e por sons básicos, e que busca, acima de tudo, um amor, pelo qual está disposto a fazer tudo. Se não bastasse, a animação possui uma das mais belas cenas do cinema, em um quase balé espacial. E ainda sobra espaço para uma crítica a forma como lidamos com o lixo e o meio-ambiente, além de abordar nosso constante consumismo e ausência de percepção do mundo ao nosso redor.

Questão de Tempo

Após uma festa de Ano Novo, o jovem Tim (Domhnall Gleeson) descobre que os homens de sua família podem viajar no tempo. Com isso, ele consegue conduzir o que acontece em sua vida e decide arrumar uma namorada (Rachel McAdams), mas romance e viagens no tempo são uma mistura complicada.

Tenho que confessar que considero esse filme praticamente perfeito. Uma comédia romântica com drama na dose certa, roteiro redondo, atuações excelentes, e um feel good movie de primeira. Respondendo a clássica questão “o que você faria se pudesse voltar no tempo?”, o longa surpreende ao ensinar que, se você aprender a viver cada dia ao máximo, voltar no tempo se torna desnecessário.

Creed: Nascido para Lutar

Adonis Johnson (Michael B. Jordan) decide entrar no mundo das competições profissionais de boxe. Após muito insistir, ele convence Rocky Balboa (Sylvester Stallone) a ser seu treinador e, enquanto um luta pela glória, o outro luta pela vida.

Continuar uma franquia clássica como Rocky, que havia terminado de forma excelente com o sexto filme, era um péssimo presságio. Porém, o longa surpreende ao trazer um novo personagem principal e demonstrar a importância de buscar a própria identidade, aceitar seu passado, e persistir em busca do que se sonha. Se isso não for o suficiente para te inspirar, experimente ouvir o clássico tema Gonna Fly Now durante a luta final.

Superação: O Milagre da Fé

Em uma cidadezinha do Missouri, Joyce (Chrissy Metz) e Brian (Josh Lucas) criam o pequeno e talentoso John (Marcel Ruiz). Com 14 anos, ele promete ser um sucesso no basquete. Mas, de repente, o futuro promissor que o aguardava é afastado por um trágico acidente que faz o garoto ser dado como morto. Certa de que sua fé pode alterar o rumo das coisas, Joyce une forças para pedir a Deus por um milagre.

Baseado em uma história real, esse filme é repleto dos mais diversos clichês e, por vezes, chega a beirar o piegas. Contudo, é impossível negar que se trata de uma história inspiradora, no qual a fé de que tudo acontecerá da forma certa se mostra inabalável e até determinante. E, caso você não seja exatamente religioso, essa fé não é necessariamente a de uma igreja ou religião, e sim a sua própria crença e determinação de acreditar no melhor.

Extraordinário

#wonderedit from i won't let you die

O pequeno Auggie Pullman (Jacob Tremblay) vai viver seu maior desafio até então: frequentar a escola. Isso porque, com apenas dez anos, ele já passou por 27 cirurgias decorrentes de uma deformidade que tem no rosto desde o nascimento. Com a ajuda de sua mãe super protetora Isabel (Julia Roberts), do pai Nate (Owen Wilson) e da irmã Via (Izabela Vidovic), ele tenta levar com leveza os desafios de um cenário que se mostra cruel em certos momentos.

Inspirado no livro de mesmo nome, o longa mostra como o ser humano, inclusive as crianças, possuem bastante dificuldade em aceitar o que é diferente, simplesmente por ser diferente. No filme, encontrar amigos em quem pode confiar, juntamente com o apoio de sua família e da própria persistência, é o que permite a Auggie sobreviver e aprender a usufruir de sua infância. Como o próprio filme diz: Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.

==

E se você quiser rever, ou assistir pela primeira vez, todos os filmes desta nossa lista, é só acessar o Telecine. De quebra, você ainda poderá aproveitar para experimentar todos os filmes da rede por até 30 dias grátis!

No streaming do Telecine, você tem mais de 2000 títulos para assistir na hora que quiser, com o catálogo sempre se renovando com os grandes lançamentos de Hollywood e com os principais sucessos do cinema nacional. E todos estes filmes podem ser assistidos em vários dispositivos, como: Smart TV, Computador, Chromecast, Tablets e Smartphones. Seja diretamente no site ou no aplicativo do Telecine.

Giovanni Mosena
@giovannimosena

Compartilhe


Conteúdos Relacionados