Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 08 de maio de 2020

[LISTA] 5 indicações de filmes curtos que valem cada minuto de duração

É possível um boa trama se desenrolar em menos de 2 horas de duração? Nessa lista, provamos que sim.

Um filme não possui tempo de duração certo: histórias maravilhosas podem ser contadas em curtas ou em longas com mais de quatro horas. E claro, não é o tempo de duração que vai determinar a qualidade de uma obra. Mas há quem ainda se pergunte se é possível acompanhar uma trama incrível em menos de duas horas – será que não tinha mais a explorar? Ou falou elaborar alguma parte da trama? Por isso, o Telecine preparou uma Cinelist só com filmes com até 95 minutos de duração, mas que cumprem sua função de proporcionar a melhor experiência para os apaixonados pelo cinema, e aqui no Cinema com Rapadura listamos cinco destes longas que valem cada minuto.

Casamento Sangrento

Uma pena este filme ter passado despercebido em territórios brasileiros. Apesar do nome genérico e literal até demais (em inglês, o longa se chama “Ready or Not”, referenciando a brincadeira de esconde-esconde), Casamento Sangrento é uma agradável surpresa para os fãs de terror e de uma comédia mais sombria.

Grace (Samara Weaving) é uma mulher que passou a vida como órfã, e que está prestes a se casar com Alex Le Domas (Mark O’Brien) e finalmente realizar seu sonho de pertencer a uma família. O que ela não contava é que o clã Le Domas segue uma tradição antiga de promover um “jogo” de sobrevivência na noite do casamento de um de seus membros.

Misturando gore, ação, humor negro e uma trama ágil, “Casamento Sangrento” merece muito mais destaque nas listas de destaques do cinema de 2019 (quando teve sua estreia em festivais mundo afora) e 2020.

Tomboy

A diretora Céline Sciamma tem sido muito (bem) falada por seu trabalho excepcional no recente “Retrato de uma Jovem em Chamas”, mas não é de hoje que ela vem se firmando na indústria do audiovisual francês como uma grande cineasta. Em 2011, ela já havia atraído olhares com o ótimoTomboy.

Laure (Zoé Héran) é uma criança que acabou de se mudar para um novo bairro de Paris e que deseja jogar bola com os meninos do local. O problema? Laure é vista como uma menina, o que faz com que os garotos se afastem dela. É aí que ela conhece Lisa e, por ter um visual andrógino, Laure decide se apresentar como Mickäel e passa a se vestir e se portar com o que é visto como “jeito de menino”.

“Tomboy” trabalha com questões de gênero e sexualidade de uma forma leve e simplificada, mostrando como a insistência de colocar as pessoas em “caixinhas” pré-determinadas muitas vezes não faz sentido e como esse pensamento é perpetuado desde a infância.

Você Nunca Realmente Esteve Aqui

Antes de ganhar o Oscar de Melhor Ator em 2020 por “Coringa”, Joaquin Phoenix teve outro momento em que sua atuação brilhou durante os festivais de cinema. Seu papel em Você Nunca Realmente Esteve Aqui lhe rendeu o prêmio de melhor ator em Cannes em 2017, e não sem razão.

O filme conta a história de um mercenário extremamente traumatizado e suicida que trabalha resgatando garotas e mulheres vítimas do tráfico sexual. Uma das vítimas que ele salva é filha de um político que contrata seus serviços e pede para que ele se vingue dos sequestradores de qualquer forma, mesmo que seja extremamente violenta.

Dirigido e roteirizado por Lynne Ramsay, que foi muito elogiada pelo seu trabalho no filme “Precisamos Falar Sobre o Kevin”, “Você Nunca Realmente Esteve Aqui” é um drama intenso que trabalha temas muito comuns na filmografia da cineasta, como culpa, vingança, violência e a perda – ou até mesmo ausência – da inocência.

Um Lugar Silencioso

Este é provavelmente o longa mais blockbuster da lista, mas que não por isso não mereça seu crédito. Dirigido e estrelado John Krasinski, juntamente com Emily Blunt no papel principal, Um Lugar Silencioso foi um dos grandes sucessos de 2018, misturando horror suspense e ficção científica.

O longa acompanha uma família tentando sobreviver num mundo desolador assolado por criaturas mortais que não enxergam, mas são hiper sensíveis ao som. Qualquer barulho que seja faz com que eles ataquem o que estiver na frente.

Tenso e bem atuado, “Um Lugar Silencioso” faz com que sua premissa simples seja amplificada ao trabalhar o medo e os sentidos mais básicos dos seres humanos, fazendo com que filme se torne uma experiência imersiva do começo ao fim – tente mastigar uma pipoca sem se preocupar com o barulho assistindo.

O Mau Exemplo de Cameron Post

Baseado no livro de Emily M. Danforth e lançado durante o Festival de Sundance de 2018, O Mau Exemplo de Cameron Post intercala sua temática de filme “coming of age” enquanto mostra as crueldades exercidas em centros que prometem “curar” pessoas LGBTQs.

Em 1993, a jovem Cameron Post (Chloë Grace Moretz) é flagrada por seu namorado transando com uma amiga no carro durante uma festa. O namorado tira as meninas do armário e Cameron é enviada por seus pais a um centro religioso que promete “curar” seu desejo por mulheres. Lá, ela conhece dois membros que também foram levados ao lugar à força, mas que se recusam a se submeter ao “tratamento”.

Sensível, “O Mau Exemplo de Cameron Post” mostra não somente um grupo de jovens tentando entender quem são no meio das transformações da adolescência, mas também o que acontece quando se tenta reprimir ou mudar aquilo que não se pode – e que não precisa ser mudado pois não é errado.

==

E se você quiser rever, ou assistir pela primeira vez, todos os filmes desta nossa lista, é só acessar a Cinelist “Filmes com até 95 minutos” no Telecine. De quebra, você ainda poderá aproveitar para experimentar todos os filmes da plataforma por até 30 dias grátis!

No streaming do Telecine, você tem mais de 2000 títulos para assistir na hora que quiser, com o catálogo sempre se renovando com os grandes lançamentos de Hollywood e com os principais sucessos do cinema nacional. E todos estes filmes podem ser assistidos em vários dispositivos, como: Smart TV, Computador, Chromecast, Tablets e Smartphones. Seja diretamente no site ou no aplicativo do Telecine.

Jacqueline Elise

Compartilhe


Conteúdos Relacionados