Avatar | Kate Winslet, Pandora subaquática e novas tribos Na’vi: o futuro da franquia de James Cameron
Uma história única conectará as quatro sequências previstas; mas cada uma das continuações terá a sua própria narrativa.
Em 2009, James Cameron, então já um conceituado diretor dentro da indústria cinematográfica hollywoodiana – tendo, inclusive, obras como “Titanic” e a duologia “O Exterminador do Futuro” em seu currículo -, causou um verdadeiro rebuliço (mais um!), tanto artístico quanto tecnológico, com o lançamento de seu grandioso “Avatar”. A produção, embora não oferecesse grandes novidades em termos narrativos, apresentou empolgantes inovações no que tange ao aspecto visual, criando, por meio da concepção do fictício planeta Pandora, um exuberante novo mundo que mesclava conceitos de fantasia e ecologia.
De quebra, e graças aos belíssimos e inovadores efeitos empregados em sua realização, “Avatar” despertou forte interesse na audiência, que foi em peso aos cinemas prestigiar sua estreia. O sucesso foi tanto que rendeu à obra o recorde de maior bilheteria de todos os tempos, posto ainda mantido e que dificilmente será alcançado.
Apesar de toda a repercussão positiva, e ao contrário do que tradicionalmente ocorre com os grandes blockbusters, “Avatar 2”, mesmo após quase uma década de espera, ainda não chegou às telonas. No entanto, Cameron, depois de anos apenas afirmando que estava planejando a sequência, agora está, de fato, trabalhando no projeto; mas não somente na realização da continuação imediata do famoso longa, como em nada menos que quatro produções ligadas à franquia de ficção científica, e que são continuações diretas da história desenvolvida no primeiro filme.
Para a satisfação do grande público e dos cinéfilos mais exigentes, Cameron, a julgar por algumas de suas recentes declarações, tem se entregado de coração a todos esses filmes. O cineasta considera que é na franquia “Avatar” que repousa o grande futuro de sua carreira, constituindo uma espécie de projeto de estimação. Tanto é verdade, que ele está se preparando para dirigir todos os quatro longas da série de sci-fi, e sua atuação em outras produções futuras, como “Alita – Anjo de Combate” (que estreia em fevereiro de 2019), será apenas como produtor, e não diretor.
Cameron planeja rodar “Avatar 2” e “Avatar 3” simultaneamente, podendo até mesmo, caso seja viável, filmar “Avatar 4” em paralelo aos dois anteriores. De qualquer forma, pelo menos os dois primeiros filmes da sequência serão realizados ao mesmo tempo, ao passo que elementos dos demais também serão rodados nesse período.
Para a perfeita execução da saga, Cameron montou uma equipe de roteiristas que inclui Josh Friedman (“Guerra dos Mundos”), Shane Salerno (“Memórias de Salinger”), Rick Jaffa e Amanda Silver (ambos de “Planeta dos Macacos: A Guerra”), para contribuir com ideias e, por fim, elaborar o roteiro dos filmes.
Boa parte da equipe técnica presente no primeiro “Avatar” retornará, o que pressupõe a reutilização da tecnologia utilizada nessa primeira aventura. Mas também haverá novidades nesse sentido. Entre as técnicas novas ou expandidas, está a utilização da performance por captura de movimentos embaixo d’água. Cameron e sua equipe passaram anos aperfeiçoando a tecnologia subaquática, resolvendo problemas de alta complexidade com o uso de pontos de rastreamento sob a luz da água. Em suma, veremos toda a criação de um novo mundo. O próprio Cameron ainda promete o uso de uma revolucionária tecnologia 3D.
Em relação à trama de “Avatar 2”, Cameron tem mantido mistério a respeito. É sabido apenas que serão apresentadas outras tribos Na’vi, além de que a exploração dos oceanos de Pandora será um dos temas. E mais, o público verá os filhos ainda crianças dos protagonistas Jake e Neytiri com papel de destaque. Cameron tem delineado uma história que se conecta através de todas as quatro sequências, mas que, ao mesmo tempo, também permite que todas essas continuações contem individualmente com suas próprias narrativas.
Muitos atores estão se preparando para interpretarem os Na’vis das diversas novas tribos que serão exploradas no longa. No entanto, o maior destaque entre os novos integrantes do elenco é Kate Winslet, que já trabalhou com Cameron em “Titanic” (1997). Esta viverá Ronal, uma personagem que, de acordo com o diretor, será fundamental para a trama e estará presente nos quatro filmes vindouros. Como Ronal será uma das diversas criaturas aquáticas introduzidas à trama, Winslet foi submetida a treinamento a fim de participar das filmagens embaixo d’água. Ela aprendeu muito sobre mergulho, incluindo o ato de interrupção do fôlego por vários minutos. Como os personagens falarão por meio de uma espécie de linguagem de sinais, ficará mais fácil criar “diálogos” com os atores prendendo a respiração.
Ainda em relação aos novos personagens, Cliff Curtis (“Megatubarão”) será Tonowari, o líder de um clã que habita os recifes de Metkayina. Bailey Bass (“Moon and Sun”) será Tsireya (ou apenas “Reya”), um mergulhador do clã. Filip Geljo (“Esquadrão Bizarro: O Filme”) será Aonung, um jovem caçador e também mergulhador. Duane Evans Jr. (da série “The New Legends of Monkey”) será Rotxo, outro dos caçadores e mergulhadores.
Teremos o retorno de grande parte dos atores de “Avatar”, que novamente darão vida aos principais personagens do primeiro filme: Sam Worthington (“The Titan”) como Jake Sully, um humano que em todo o tempo vive na pele de um avatar Na’vi; Zoe Saldana (“Vingadores: Guerra Infinita”) como Neytiri, a companheira nativa de Jake; Stephen Lang (“Perigo na Montanha”) como Coronel Miles Quaritch – apesar deste ter morrido no primeiro longa, ele retornará graças a recursos tecnológicos; Sigourney Weaver (da série “Os Defensores”) em um novo papel ainda não revelado – seu personagem também morreu na aventura original; Giovanni Ribisi (da série “Sneaky Pete”) como Parker Selfridge, um explorador obcecado por recursos naturais; e ainda Joel David Moore (da série “Bones”) como Dr. Norm Spellman, Dileep Rao (da série “Mr. Robot”) como Dr. Max Patel, CCH Pounder (da série “NCIS: New Orleans”) como Mo’at (a Na’vi mãe de Neytiri) e Matt Gerald (“Rampage – Destruição Total”) como o cabo Lyle Wainfleet, que, tal como Quaritch, também retornará dos mortos.
No núcleo familiar de Jake e Neytiri, as adições ao elenco serão as seguintes: Jamie Flatters (da série “Liar”) viverá Neteyam, o filho mais velho do casal; Brian Dalton (da série “Mr. Deity”) será Lo’ak, o segundo filho; e a novata Trinity Bliss dará vida a Tuktirey (ou “Tuk”), a filha mais nova.
Fora do núcleo de Jake e Neytiri, os novos atores e seus respectivos personagens serão estes: Jack Champion (da série “Gone”) será Javier “Spider” Socorro, um adolescente nascido no Portão do Inferno (uma base para humanos em Pandora) que prefere passar seu tempo na floresta tropical; a atriz Oona Chaplin (da série “Taboo”) será Varang, uma personagem misteriosa; enquanto David Thewlis (“Somente o Mar Sabe”) viverá um personagem ainda não divulgado.
A produção está sendo filmada principalmente em instalações de propriedade de James Cameron situadas na cidade de Manhattan Beach, na Califórnia; mas também em locações na Nova Zelândia.
“Avatar 2” tem data de lançamento agendada para 18 de dezembro de 2020. “Avatar 3” será lançado um ano depois, em 2021. Depois disso, haverá um espaço de três anos para a estreia de “Avatar 4”, com este saindo apenas em 2024. “Avatar 5” sairá um ano depois, em 2025.