Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 02 de fevereiro de 2023

Titanic | Jack “poderia ter sobrevivido” em apenas um cenário, segundo estudo de James Cameron

Clássico retorna aos cinemas em uma nova restauração 4K em 3D em 9 de fevereiro.

Titanic | Jack “poderia ter sobrevivido” em apenas um cenário, segundo estudo de James Cameron>
(Imagem: 20th Century Studios)

James Cameron tem o tipo de mesquinhez que o público adora. Após décadas ouvindo que Jack e Rose caberiam na porta que serve como jangada ao final de “Titanic“, o cineasta resolveu tirar a questão a limpo. No especial “Titanic: 25 Years Later With James Cameron“, o diretor conduz um estudo com direito a análise forense para averiguar se o personagem de Leonardo DiCaprio poderia de fato ter sobrevivido (via Variety).

Embora Cameron tenha dito inicialmente à imprensa que a análise forense confirmou que “apenas um poderia sobreviver” na jangada da porta, ele admite no especial que há um resultado possível em que Jack “poderia ter sobrevivido”. O diretor contratou dois dublês com altura e peso semelhantes a DiCaprio e Kate Winslet à época das filmagens e recriou a cena da jangada de “Titanic” em uma piscina para testar várias teorias e resultados.

No primeiro teste, Cameron refuta a teoria dos fãs de que haveria espaço suficiente na jangada para Jack e Rose sobreviverem. Embora haja espaço suficiente para “Jack e Rose entrarem na jangada, agora ambos estão submersos em níveis perigosos de água gelada”, observou Cameron. A filmagem mostra a maioria dos corpos da dupla de dublês debaixo d’água neste cenário.

No segundo teste, Cameron novamente colocou Jack e Rose na jangada, mas posicionou seus corpos de forma que suas metades superiores (que inclui órgãos vitais) permanecessem fora d’água. Suas chances de ambos sobreviverem aumentaram neste cenário. “Fora da água, o tremor violento [de seu corpo] o estava ajudando”, disse Cameron. “Projetando isso, ele poderia ter aguentado por bastante tempo. Tipo, horas.

Para o terceiro e último teste, Cameron fez com que os dublês realizassem todas as atividades extenuantes que Jack e Rose realizam no filme para cansá-los. Cameron também acrescentou um momento extra que não está incluído no filme, em que Rose dá a Jack seu colete salva-vidas. Diz Cameron:

“Ele está estabilizado. Ele entrou em um lugar onde, se imaginássemos isso, ele poderia ter sobrevivido até que o bote salva-vidas chegasse lá. Jack pode ter sobrevivido, mas há muitas variáveis. Acho que o processo de pensamento dele foi: ‘Não vou fazer nada que a coloque em risco’, e isso é 100% do personagem.”

Ou seja, Jack “poderia ter sobrevivido” se Rose lhe entregasse seu colete salva-vidas. Mas isso, infelizmente, não é o que acontece no filme. Ponto para James Cameron.

“Titanic: 25 Years Later With James Cameron” vai ao ar em 5 de fevereiro pela National Geographic. “Titanic” retorna aos cinemas em uma nova restauração 4K em 3D em 9 de fevereiro.

Saiba Mais: , ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas