Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 10 de maio de 2017

7 adaptações literárias pouco badaladas que chegam ao cinema em 2017

Séries de filmes baseadas em livros não são novidade, mas e aquelas obras literárias com potencial que passam batido pelo público?

Roteiros de cinema baseados em histórias literárias é uma enorme fonte de conteúdo para Hollywood todos os anos. Naturalmente, tramas adaptadas de best-sellers mundiais como as séries de livros “Jogos Vorazes”, “Harry Potter”, o recente “50 Tons de Cinza”, e até os badalados filmes de super-heróis, acabam gerando ansiedade e expectativas no mundo cinéfilo.

Há, porém, aquelas obras literárias mais discretas, que possuem qualidade artística e potencial adaptativo, mas acabam passando despercebidas pelo grande público. Se ganham algum destaque a mais, acaba sendo no final do ano, quando se inicia oficialmente a temporada de premiações norte-americana, que geralmente incluem categorias de roteiro adaptado. Confira agora uma lista de sete filmes que provavelmente não alcançarão a bilheteria arrebatadora de “A Bela e Fera”, mas prometem grandes histórias nas telonas.

Febre da Tulipa

Baseado na obra de Deborah Moggach, “A Febre das Tulipas”, o filme conta a história do artista Jan Van Loos, que é contratado para pintar o retrato do casal Sandvoort, na Holanda de 1630, e imediatamente se apaixona pela jovem esposa do rico comerciante, Sophia. Completamente envolvida no tórrido romance e cansada da existência infeliz ao lado do marido, ela decide fugir de casa para viver um grande amor ao lado de Jan van Loos.

A produção ainda não possui data certa para chegar aos cinemas brasileiros, mas tem estreia programada para 27 de agosto nos Estados Unidos. O elenco tem Alicia Vikander (“A Garota Dinamarquesa”), como Sophia, Christoph Waltz (“Bastardos Inglórios”), como Cornelis Sandvoort, e Dane DeHaan (“A Cura”), no papel do pintor Jan Van Loos. Outros nomes incluem Cara Delevingne (“Esquadrão Suicida”), Judi Dench (“Philomena”) e Zach Galifianakis (“Se Beber, Não Case!”).

Annihilation

Ainda sem título oficial em português, “Annihilation”, baseado na obra homônima de Jeff Vandermeer, nos apresentará a misteriosa Área X, um local que está há décadas isolado do restante do mundo. Após todas as expedições de reconhecimento terminarem de forma trágica, os membros da 12ª missão assumem o objetivo de mapear o terreno do lugar, identificar as mudanças ambientais e, o mais importante, não se contaminarem.

Com previsão de chegar aos cinemas norte-americanos em setembro de 2017, “Annihilation” será dirigido por Alex Garland (“Ex Machina: Instinto Artificial”) e terá estrelas como Natalie Portman (“Jackie”), Oscar Isaac (“Star Wars: O Despertar da Força”), Tessa Thompson (“Creed: Nascido para Lutar”) e Jennifer Jason Leigh (“Os Oito Odiados”) no elenco.

The Snowman

Baseado no livro homônimo de Jo Nesbø, “The Snowman” será um suspense com foco no detetive Harry Hole. Quando uma mulher desaparece, a única pista deixada para trás é um cachecol rosa encontrado em volta de um estranho boneco de neve. Hole, interpretado por Michael Fassbender (“Steve Jobs”) começa suas investigações e percebe que o crime é obra de um serial killer.

 O longa tem data de estreia programada para 13 de outubro de 2017 nos Estados Unidos. Além de Fassbender, o elenco conta com Val Kilmer (“Fogo Contra Fogo”), Rebecca Ferguson (“Vida”) e J.K. Simmons (“Whiplash: Em Busca da Perfeição”).

Depois Daquela Montanha

Adaptação do romance homônimo de Charles Martin, “Depois Daquela Montanha” conta a história de Ashley e Ben, duas pessoas que sobrevivem a um acidente de avião e ficam gravemente feridas. Diante da situação, eles são forçados a confiar um no outro, com o objetivo de encontrar um lugar seguro em uma região selvagem, o que os leva a desenvolver um romance.

O filme tem data de estreia programada para 20 de outubro, nos Estados Unidos, e terá Kate Winslet (“Steve Jobs”) e Idris Elba (“Beasts of No Nation”) no elenco. A direção é de Hany Abu-Assad (“O Ídolo”) e o roteiro de Chris Weitz (“Rogue One: Uma História Star Wars”).

Extraordinário

“Extraordinário” é o filme baseado na história do livro homônimo de de R.J. Palacio. Ele conta a história de Auggie Pullman, um garoto que nasceu com uma deformação facial. Pela primeira vez, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, mas precisará se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.

O longa, que chega aos cinemas do Brasil no dia 23 de novembro, já tem sido comentado nos principais sites de cinema do mundo, por conta das imagens divulgadas que mostram o ator Jacob Tremblay (“O Quarto de Jack”) no papel de Auggie. Além de Tremblay, Julia Roberts (“Álbum de Família”), Owen Wilson (“Meia-Noite em Paris”) e a brasileira Sonia Braga (“Aquarius”) compõem o elenco.

A Fortaleza de Vidro

“A Fortaleza de Vidro” é o filme baseado na obra autobiográfica “O Castelo de Vidro”, da jornalista Jeannette Walls. A trama retrata a infância de Walls, criada com os irmãos no seio de uma família desequilibrada, bastante pobre e nômade. O livro fez bastante sucesso, quando foi lançado em 2005, o que acabou gerando surpresa por ter levado mais de uma década para ser adaptado para o cinema.

A mais nova queridinha da América, Brie Larson (“O Quarto de Jack”), faz o papel de Jeannette Walls. Além dela, Naomi Watts (“O Impossível”) e Woody Harrelson (“Truque de Mestre”) completam o elenco de peso.

My Cousin Rachel

Ainda sem título em português, “My Cousin Rachel” será a segunda adaptação cinematográfica do livro homônimo de Daphne du Maurier. A primeira versão, de 1952, recebeu o nome de “Eu Te Matarei, Querida!”, no Brasil. O clássico romance conta a história do jovem órfão Philip. Após a misteriosa morte de seu tutor, Philip se vê em busca de vingança contra sua prima, a bela e cheia de segredos Rachel, por quem ele tem grandes suspeitas do assassinato. Mas seus planos e sua mente ficam confusos, já que a jovem usa um grande charme para invalidar as pistas.

O elenco terá Rachel Weisz (“O Legado Bourne”), no papel da prima Rachel, e Sam Clafin (“Como Eu Era Antes de Você”) como Philip. O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 14 de julho.

É claro que muitas adaptações literárias chegarão ao cinema ainda este ano, mas estas chamam a atenção não só pela relevância temática ou o sucesso de exemplares vendidos, mas pela qualidade técnica de diretores, produtores e atores envolvidos em suas produções. Para você, quais outros livros podem gerar grandes histórias no cinema?

Sarah Lyra
@sarahlyra

Compartilhe


Conteúdos Relacionados