Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 24 de junho de 2011

Flash mobs levam a experiência cinematográfica às ruas do mundo

E mais: veja os festivais que invadem o circuito nacional nos próximos meses.

Nem todo mundo já passou pela experiência de acompanhar um flash mob ao vivo. As movimentações aleatórias em lugares públicos para vender um produto ou mesmo levar diversão a um ambiente ordinário se tornou recorrente nos últimos anos, sendo uma forma criativa e ousada de arte. Mas assim como os filmes musicais, seus admiradores ainda estranham quando um bando de gente que decide sair por aí dançando junto. Eu acho divertido. Veja outra coluna nossa sobre o assunto.

Dizem que o primeiro flash mob, assim como conhecemos, começou após uma convocação por e-mail pelo jornalista Bill Wasik, de Manhattan, aos seus amigos. Hoje, o grupo nova iorquino Improve Everywhere é um dos mais famosos em tais manifestações. No Brasil, conta-se que o primeiro flash mob foi realizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Daí em diante, novas apresentações se tornaram recorrentes no mundo.

Como o assunto é cinema, decidi selecionar alguns dos flash mobs mais curiosos. Como ação de marketing do Shopping Vila Olímpia, em São Paulo, foi realizada no mês passado uma manifestação baseada no musical da Broadway “Mamma Mia!”, no cinema protagonizado por Meryl Streep. Cerca de 20 atores da peça apresentaram as músicas “Mamma Mia” e “Dancing Queen”. Eles estavam distribuídos e disfarçados de clientes e funcionários do shopping:

Em 2009, cerca de 200 dançarinos interpretaram a música “Do Re Mi”, do musical “A Noviça Rebelde”, na Central Station Antwerp, situada na Bélgica. Foram necessários apenas dois ensaios para levar aos transeuntes a experiência que pode ser vista abaixo:

A cena imortalizada por Patrick Swayze e Jennifer Grey em “Dirty Dancing – Ritmo Quente” ganhou uma releitura nas ruas da Itália. Vários casais se formaram e dançaram “(I’ve Had) The Time of My Life”:

A febre da série “Glee”, que este ano ganhará um filme-show nas telonas, também foi objetos de diversos flash mobs. Em Seattle, cerca de mil pessoas fizeram parte de um mash up com as músicas do seriado, como “Don’t Stop Believin'” e “Somebody To Love”:

E você, já participou ou participaria de um flash mob? Qual é a sua sugestão de filme que merece uma homenagem nas ruas?

+ MAIS

[Outros Cinemas] Estão abertas até 22 de julho as inscrições para filmes e vídeos brasileiros de curta metragem para a 4ª Mostra Outros Cinemas. Os interessados devem enviar as produções acompanhadas da ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, além de fotos, release e autorização de exibição, disponíveis no blog oficial. A Mostra deve acontecer em Fortaleza (CE) em agosto deste ano. Podem ser inscritas produções de todo o País, realizadas na bitola 35 mm ou vídeos no sistema NTSC, em qualquer formato de captação, exigindo-se, no ato da inscrição, o encaminhamento da cópia em mídia digital DVD-R, individual e identificado com nome do filme e do seu diretor. Os filmes selecionados pela curadoria da Mostra não são exibidos em nível competitivo.

[CEL.U.CINE] Conhecido pelo pioneirismo no incentivo à criação e difusão de conteúdo audiovisual em novas mídias, o CEL.U.CINE – Festival de Micrometragens – chega à sua quarta edição. O Festival tem como objetivo revelar talentos e criar uma cultura de produção audiovisual em novos formatos. Como nas edições anteriores, o festival acontece em duas etapas. O tema da primeira fase será anunciado no evento de abertura que acontece no dia 27 de junho, no OI Futuro Flamengo, no Rio de Janeiro. Os participantes (profissionais ou amadores) devem ter mais de 16 anos e podem inscrever quantos filmes quiserem durante um mês e que estejam de acordo com o tema da primeira etapa. A novidade este ano é que países de língua portuguesa também podem participar da competição.  As inscrições serão realizadas somente pelo site oficial do festival.

[Curta Canoa] Estão abertas as inscrições para a mostra competitiva de filmes de curta-metragem da sétima edição do Curta Canoa – Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada – que acontece entre os dias 12 e 17 de setembro, na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, Ceará. As inscrições são gratuitas, podendo participar filmes em película 35mm e vídeos nos demais formatos nos gêneros documentário, ficção, animação ou experimental, com duração máxima de 20 minutos e que tenham sido concluídos entre os anos de 2009 e 2011. A ficha de inscrição e o regulamento do festival estão disponíveis no site oficial. A lista com os filmes selecionados será divulgada a partir do dia 30 de julho, no site do festival.

[Fantaspoa] A sétima edição do Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre – será realizada entre os dias 01 e 17 de julho em quatro diferentes espaços da capital gaúcha, o Cine Bancários, Cine Santander Cultural e duas salas da Casa de Cultura Mário Quintana. O evento, que se consolida como o maior festival de cinema fantástico da América Latina, apresentará neste ano um total de 140 filmes oriundos de 35 países, sendo 45 curtas-metragens e 95 longas. A sessão de abertura do VII Fantaspoa será no dia 01 de julho, às 19 horas no Cine Bancários, com o filme inédito “A Noite do Chupa-Cabras”.

[CineEsquemaNovo] O CineEsquemaNovo 2011 – Festival de Cinema de Porto Alegre ganhará itinerância em Belo Horizonte até o dia 26 de junho. A mostra com 15 filmes premiados e selecionados na sétima edição do festival (seis longas e nove curtas) será realizada no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, sempre em sessões gratuitas às 17h, 19h e 21h. A programação inclui os filmes vencedores dos prêmios de melhor longa e melhor curta-metragem escolhidos pelo júri do CEN 2011, respectivamente “Pacific” (Marcelo Pedroso, PE) e “O Sarcófago” (Daniel Lisboa, BA). Vão ser exibidas também obras que conquistaram outros prêmios, como “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo” (Rodrigo John, RS), “Álbum de Família” (Wallace Nogueira, BA) e “Chantal Akerman, de Cá” (Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira, RJ).

– RÁPIDAS

[Cine Ceará] A edição deste ano do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema foi marcado pela mudança de palco para o tradicional Theatro José de Alencar, em Fortaleza. O Cinema com Rapadura conferiu de perto a Mostra Competitiva e votou no Prêmio da Crítica, que elegeu, junto à imprensa nacional e internacional, as melhores produções do Festival.

[Jericoacoara] O CCR também participou do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital, realizado na última semana na praia paradisíaca de Jeri, no Ceará. Concorriam 50 curtas de diversos estados brasileiros, dos quais CE, SP, PB, PE, RJ, DF e RS levaram o Troféu Pedra Furada.

*Envie sua sugestão de pauta para a coluna Action: [email protected]

Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados