Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 24 de maio de 2011

Histórias muito além do segredo de Brokeback Mountain

Breve panorama de obras que retratam a diversidade sexual no cinema.

Na terça-feira (17) foi comemorado o Dia Internacional Contra a Homofobia, pouco tempo depois da decisão do STF favorável à união homoafetiva no Brasil. Decisão tardia, que reitera a intolerância e o preconceito da sociedade,  ainda mantidos por partes por ela. A televisão brasileira, por meio de seu produto de ficção mais popular, a telenovela, exibiu seu primeiro beijo lésbico em rede nacional, contrariando o poderio da Rede Globo e dando ao SBT a força que a comunidade gay sempre pediu.

Em um mundo que ainda julga a “minoria” em favor uma maioria conservadora, onde políticos e religiosos discutem a perpetuação da raça humana e a demagogia de regras pré-estabelecidas, esse “novo” espaço que a comunidade gay está conquistando é um avanço, ainda que não elimine a discriminação sexual (o que ainda acontece com outras diferenças, como raça, poder aquisitivo e estética). De toda forma, é inegável que haja um processo gradativo para uma maior tolerância, ainda que não seja tão forte quanto é preciso. Barbaridades surgem na mídia todos os dias, denunciando quão retrógradas são algumas pessoas.

O cinema, assim como todas as artes, foi aos poucos integrando a temática em suas produções. Não me recordo daquele que é considerado o primeiro filme gay da História, e isso pouco importa para essa coluna. Quando se fala em filmes gays, talvez um dos que mais marcaram as referências dos cinéfilos seja “O Segredo de Brokeback Mountain”, de Ang Lee. À sua época, o burburinho foi tremendo, como se antes disso outras produções não tivessem falado sobre relação homoafetivo melhor ou mais significativo que a ótima obra estrelada por Jake Gyllenhaal e Heath Ledger.

Ainda que a produção americana e principalmente europeia represente bem a comunidade, o assunto ainda é tabu em alguns países. Ano passado, a Índia recebeu com olhos tortos a produção “Dunno Y”, centrado em protagonistas gays. Os exibidores temeram a reação do público. Já na Malásia, “Dalam Botol” foi líder de bilheteria quando estreou, mostrando a história de um muçulmano que decide mudar de sexo. Ainda que os malaios não sejam tão abertos a discutir assuntos que abordem sexualidade, a reação acabou sendo um pouco inesperada. Os defensores dos direitos homossexuais acusaram o filme de ter feito um retrato negativo e injusto dos transexuais. No Brasil, a temática foi pouco alvo principal de um longa, mas sempre permeou as tramas nacionais.

Para a coluna dessa semana, a ideia não é montar um manual ou um histórico sobre filmes afins, mas sim mostrar um panorama mais abrangente possível de diferentes películas recentes (outras nem tanto) que contribuíram para a disseminação da diversidade sexual, servindo também de wish list cinematográfica. Muitos filmes faltarão abaixo, da mesma forma que obras desconhecidas foram inclusas, mas não altera a importância delas. Vamos relembrar a seguir as várias histórias que já apareceram no cinema.

Juventude: Assunto de Meninas (2001); Minha Vida em Cor de Rosa (1997); C.R.A.Z.Y – Loucos de Amor (2005)

Documento: Dzi Croquettes (2009); Como Diz a Bíblia (2007); Bruno (2009)

Representatividade: Milk – A Voz da Igualdade (2008); Monster – Desejo Assassino (2003); Capote (2005)

Desejos: Baby Love (2008); A Lei do Desejo (1987); The Bubble (2006)

Sensibilidade: Almas Gêmeas (1994); Meninos Não Choram (1999); Minhas Mães e Meu Pai (2010)

Sexy: De Repente Califórnia (2007); Shortbus (2006); Eclipse de uma Paixão (1995)

Dúvida: Plata Quemada (2000); XXY (2007); Além do Desejo (2006)

 Extravagância: The Rocky Horror Picture Show (1975); Priscilla, a Rainha do Deserto (1994); Transamérica (2005)

Nacional: Madame Satã (2002); Como Esquecer (2010); Do Começo ao Fim (2009)

Diferenças: Mistérios da Carne (2004); Tudo Sobre Minha Mãe (1999); Bent (1997)

Qual filme representa a diversidade de uma forma peculiar e inesquecível?Complete a lista.

+ MAIS

[Festival 1] De 8 a 15 de junho, o 21º Cine Ceará levará ao público cearense mais de 100 (cem) produções de cinema e vídeo brasileiras e ibero-americanas, promovendo o intercâmbio entre profissionais de audiovisual e abrindo espaço aos novos talentos da área. O Festival acontece pela primeira vez em duas sedes e traz o tema “Religião e Religiosidade no Cinema”, homenageando os 100 anos de emancipação política de Juazeiro do Norte, conquistada por meio do trabalho social, religioso e político realizado pelo Padre Cícero na região do Cariri, sul do Ceará. A programação terá entrada gratuita no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, entre os dias 9 a 14 de junho. Em Juazeiro do Norte, o Festival será realizado nos dias 9 a 16 de junho, no Memorial Padre Cícero e no Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri, com uma parte da programação de Fortaleza. Visite o site oficial.

[Festival 2] Saindo da cidade grande em direção ao litoral cearense, o II Festival de Jericoacoara – Cinema Digital está agendado para 15 de junho e segue até o dia 21. O evento destacará um total de 50 filmes, de até 15 minutos de duração, produzidos com tecnologia digital, e selecionados em meio a 218 obras inscritas. O resultado da seleção, realizada após inscrições abertas nos meses de fevereiro e março, consolida a dimensão nacional do Festival. O Ceará é o estado que conta com maior número de filmes selecionados: 12. Produzido pela Anhamum Produzido e dirigido pelo cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, o evento tem por objetivo contribuir para dar visibilidade a novos valores da produção audiovisual , de forma descentralizada, indo bem além dos grandes centros. Visite o site oficial.

[Educação] Limoeiro do Norte, município cearense, promoverá sessões gratuitas de cinema para os alunos da rede pública do Ensino Fundamental. O projeto “A Escola vai ao Cinema”, da Federação das CDLs do Ceará, terá sessão inaugural nessa quinta-feira (26) às 15 horas, com exibição de“O Cavalinho Azul”, dirigido por Eduardo Escorel. O filme é um clássico brasileiro do gênero e conta com a participação de Erasmo Carlos e da autora, Maria Clara Machado. Até novembro, o projeto pretende atender 7 mil alunos, com sessões orientadas por professores para estimular o debate.

– RÁPIDAS

[Infantil] Escolas, cineclubes e pontos de cultura de Santa Catarina receberam gratuitamente uma edição especial com com 33 curtas-metragens brasileiros em DVD exibidos nos últimos 10 anos na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O lançamento aconteceu no dia 17 de maio em Florianópolis, passou por Lages, Chapecó, Criciúma e, no dia 3 de junho, chegará a Joinville, aproximando as crianças da arte cinematográfica.

[Inscrições] Estão abertas até o dia 1º de julho as inscrições para a 4ª Mostra Live Cinema, que acontece no Rio de Janeiro de 1º a 4 de setembro, no Oi Futuro de Ipanema. Podem ser inscritos trabalhos de Live Cinema, Live Images, performances e composições audiovisuais onde a imagem e o som sejam manipulados ao vivo, usando softwares e hardwares. Informações no site oficial.

[Reconhecimento] A produtora pernambucana BPE (Bertini Produções e Eventos Culturais e Esportivos), que realiza há 15 anos o Cine PE Festival do Audiovisual, receberá em junho o troféu Peak of Success no THE BIZZ AWARDS 2011, que se destina a reconhecer e difundir o crescimento empresarial e as lideranças corporativas em 60 países.

*Envie sua sugestão de pauta para a coluna Action: [email protected]

Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados