Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 11 de maio de 2011

Filme-show: Glee segue tendência e lança turnê em 3D nos cinemas

Fox aproveita bom momento da série para invadir as telonas.

De uns tempos para cá, o cinema deu espaço para um novo produto. Os filmes-shows vieram como uma alternativa de investimento dos realizadores para atrair um público específico que garante bilheteria aos projetos musicais. A ideia (maravilhosa) serve para aproximar o público de shows que, eventualmente, nem todos podem ter acesso. O caráter documental dos artistas sempre está presente em tais produções, além de estreitar cada vez mais a relação entre cinema e música.

Algumas experiências renderam bons frutos (e dinheiro) nas telonas. Assim aconteceu com as estrelas “Jonas Brothers 3D: O Show”, “Justin Bieber: Never Say Never” e “This Is It”, documentário-show sobre o rei do pop Michael Jackson. O rock também foi representado com “U2 3D”, “Shine a Light”, obra de Martin Scorsese com o Rolling Stones,  e “The Big 4-0”, que reuniu as bandas pancadas Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax.

Dessa vez, foi confirmado que a premiada série “Glee” ganhará um show em 3D para tirar os fãs da sala de estar e levá-los às poltronas do cinema. O projeto, intitulado “Glee Live! 3D!”, terá a direção de Kevin Tancharoen e aproveitará a repercussão positiva do musical criado por Ryan Murphy em 2009. Uma das séries responsáveis pela nova segmentação da cultura pop, “Glee” tem seus méritos não só por executar músicas top 5, mas também por resgatar em versões quase sempre belas antigos sucessos e mostrá-las a uma nova geração consumidora e formadora de opinião.

O reconhecimento da série, incompreendida por alguns espectadores “mais maduros” que costumam compará-la com a franquia “High School Musical” ou qualquer outro besteirol colegial, está em juntar atores talentosos e principalmente por apresentar ao público em geral temáticas que ainda precisam ser discutidas por serem consideradas tabus. Desde a sua primeira temporada, o bullying, a sexualidade e a exclusão social são alguns dos temas recorrentes, sempre abordados com sensibilidade. O carisma e a qualidade da produção são responsáveis por fazer a massa americana (e mundial) se apaixonar por Rachel, Finn, Kurt, Mercedes, Brittany, Santana, Sue, Will e equipe.

Prestes a encerrar a segunda temporada na Fox, os atores aproveitarão a folga das gravações para cumprir uma nova turnê, que reunirá números com a trilha sonora da série. O filme-show tem como objetivo agradar os fãs que não conseguiram ingressos para a tour americana, que termina em 18 de junho. Já em agosto o público poderá prestigiar o show nas telonas do cinema. Por enquanto, apenas Estados Unidos e Inglaterra receberão durante apenas duas semanas as cópias do longa, mas há chances óbvias do longa estrear em outros países.

Entre as músicas que apareceram na segunda temporada estão hits da cantora Britney Spears, que ganhou episódio especial, além da homenagem ao musical clássio “The Rocky Horror Picture Show”. Entre os cantores e bandas que foram parar em “Glee” estão também Katy Perry, Pink, Cee lo Green, Ke$ha, Lady Gaga, Michael Jackson, My Chemical Romance, Beatles, Adele e Aretha Franklin. Com duas temporadas de sucesso e muitas músicas no repertório, “Glee Live! 3D” promete não deixar ninguém parado.

Veja alguns vídeos da primeira turnê dos losers:

http://www.youtube.com/watch?v=PZJnlBnmQ40

Agora relembre algumas performances da segunda temporada:

http://www.youtube.com/watch?v=fHvSBIqlYlY

http://www.youtube.com/watch?v=oqYRdo1LrHc

http://www.youtube.com/watch?v=e1_B9FCZJMA

http://www.youtube.com/watch?v=oLPY72VE84s

http://www.youtube.com/watch?v=pB1cx16TEfk

+ MAIS

[Entrevista] A Rolling Stone Brasil deste mês, já disponível nas bancas, apresenta uma entrevista inédita com a atriz Elizabeth Taylor, que morreu em março. “Eu tinha 9 anos quando fiz os primeiros filmes em Hollywood. Fui usada desde que era criança e utilizada pelo estúdio. Fui promovida para seus bolsos. Nunca senti que era um refúgio”,  contou. A atruz  tambémexplicou que era diferente do padrão de beleza das estrelas da época, mas ainda assim nunca se deixou influenciar pelas exigências do estúdio. Na entrevista, Liz ainda alfinetou os paparazzi e riu ao relembrar o episódio de vinte anos antes, quando havia sido pronunciada morta.

[Projeto] Para quem tem vontade de aprender a produzir um vídeo ou tirar fotos de boa qualidade usando aparelhos de baixo orçamento, como máquinas fotográficas digitais e celulares, as oficinas do projeto Laboratório – Experimentações Audiovisuais, realizado pelo Instituto Claro, serão uma ótima oportunidade. A iniciativa surgiu para reforçar o conceito educativo do Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas e incentivar o aprimoramento de novos realizadores audiovisuais. As aulas são gratuitas e acontecem no Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de junho, em Manguinhos. Saiba mais sobre as inscrições aqui.

[Prêmio] Saíram os inicados ao 8° Prêmio ACIE de Cinema, conferido pela Associação dos Correspondestes de Imprensa Estrangeiros, que acontece entre os dias 17 e 22 de maio no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro. Concorrem a Melhor Filme as produções “As Melhores Coisas do Mundo”, “Olhos Azuis”, “Tropa de Elite 2” e “5 x Favela – Agora por Nós Mesmo”. Na categoria de Melhor Diretor estão Daniel Filho (“Chico Xavier”), José Joffily (“Olhos Azuis”), José Padilha (“Tropa de Elite 2”)eLaíz Bodanzky (“As Melhores Coisas do Mundo”). Para Melhor Ator foram indicados Marat Descartes (“Os Inquilinos”), Nelson Xavier (“Chico Xavier”), Rui Ricardo Diaz (“Lula, O Filho do Brasil”) e Wagner Moura (“Tropa de Elite 2”). Entre as atrizes concorrem Glória Pires (“Lula, O Filho do Brasil”), Maria Padilha (“Praça Saens Peña”), Nanda Costa (“Sonhos Roubados”) e Zezé Polessa (“O Bem Amado”).

[Cannes] Grande vencedor do festival Cel.U.Cine 2010, “O Mala Man”, das paulistas Marina Puech e Lana Sultani, será exibido no ‘Short Film Corner’ (SFC), no Festival de Cannes. Durante o evento francês, que acontece até 22 de maio, também serão promovidas ações de divulgação do festival de micrometragem patrocinado pela Oi com apoio cultural do Oi Futuro. Além de Cannes, o Cel.U.Cine aparece no circuito internacional com 11 filmes concorrendo na terceira edição do festival holandês ‘LIsFE – Leiden International Short Film Experience’, realizado anualmente por estudantes estrangeiros da Leiden University. O festival será realizado no dia 10 de junho e terá como tema “Remake de Filmes Clássicos”.

[Animação] Sintonizada com as exigências do setor, a Melies Escola de Cinema, 3D e Animaçãodesenvolveu o Fantastique, um curso completo que ensina em detalhes todos os fundamentos, técnicas e segredos da Animação Clássica, proporcionando ao aluno uma base sólida e indispensável na profissão. O curso possibilita a assimilação de todo o conteúdo dos princípios da Animação Clássica, habilitando posteriormente o aluno para um trabalho de qualidade em qualquer outra plataforma. Após o curso, ele estará apto a atuar em diversos tipos de produções e estúdios, exercendo as funções de animador, assistente de animação, clean-up, planejamento de cenas, departamento de story board ou desenvolvimento de personagens de acordo com sua habilidade e foco. Mais informações aqui.

– RÁPIDAS

[Vergonha 1] Entre os desafios de achar um nome nacional para filmes estrangeiros, inventaram de batizar “Potiche” (“Vaso”, em francês), do maravilhoso François Ozon, como “Minha Rica Mulherzinha”. Constrangedor. E ainda dizem que a diva do cinema europeu Catherine Deneuve virá ao Brasil fazer o lançamento da película com esse título infame.

[Vergonha 2] O ator Vin Diesel comentou que não se surpreenderia se “Velozes e Furiosos 5” fosse premiado com estatuetas do Oscar em 2012. Pela prepotência, eu torço para um Framboesa de Ouro.

Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados