Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 26 de abril de 2011

A influência da crítica cinematográfica na formação da opinião do público

Pesquisa aponta que os jovens se baseiam na opinião de profissionais na hora de escolher um filme.

Uma pesquisa realizada recentemente pela comunidade virtual Habbo Hotel com cerca de 20 mil jovens de 13 a 17 anos mostrou o interesse crescente pela Sétima Arte que vai além da exibição do filme e os faz buscar mais informações  em críticas ou resenhas dos filmes em sites especializados.

Foi verificado que a crítica cinematográfica é fator determinante na decisão de ver um filme ou não, já que 80% dos entrevistados dizem considerar a opinião dos profissionais da área. A pesquisa apontou também a preferência dos adolescentes pelo comédia, com três em cada quatro tendo este gênero como favorito..

Outro dado relevante diz respeito à frequência em que os jovens entrevistados vão ao cinema. Cerca de 40% deles assistem a um filme nas telonas pelo menos uma vez por semana e metade deste número chega até a ver mais de um longa no mesmo período de tempo. Apenas 3% registraram que não frequentam o cinema, mostrando assim como esta arte se integrou à rotina dos jovens.

A cultura cinematográfica quase sempre começou desde cedo. As sessões da tarde, as animações infantis acompanhadas pelos pais e a magia da sala escura são fatores encantadores para qualquer criança, que crescem assistindo a bons filmes com pipoca e guaraná. Em um mundo atual praticamente virtual em que as pessoas compartilham opiniões por meio de redes sociais e páginas na internet sobre todos os assuntos, tais números apenas reforçam a preocupação do público em compreender um filme bem mais do que o que é visto em tela.

Os críticos de cinema, baseados em estudos teóricos e em uma bagagem fílmica relevante, se posicionam acerca da qualidade das produções a partir do que é importante para a realização cinematográfica atual. Grandes críticos como Ana Maria Bahiana e Celso Sabadin fizeram escola para jornalistas e/ou blogueiros, que expõe sua opinião seja para um público restrito ou para a grande massa.

No Cinema com Rapadura, por exemplo, as críticas são fundamentais para facilitar o processo com o leitor. É notável a grande participação dos visitantes em debates gerados nas críticas semanais. Com o advento da internet e o acesso à informação (nem sempre filtrada), surgiram os trolls, que poluem as páginas com posicionamentos inconsequentes apenas por não aceitarem uma nota baixa ou uma reclamação que não concordam.

O mais importante na hora de ler uma crítica de cinema, em qualquer veículo, é estar ciente de que as opiniões são variáveis e quase nunca as pessoas pensam igual. E que isso é extremamente positivo, por trazer novas possibilidades de leituras e interpretações das obras audiovisuais.

Os críticos tentam mastigar os pontos fortes e fracos das produções, por meio de argumentos embasados que buscam transcender a experiência comum da sessão para um outro nível de discussão. Dessa forma, concordando ou não com eles, o leitor aprende mais sobre essa arte e aprimora seu olhar para as próximas películas.

Apesar do apontamento que o público jovem prefere a comédia na hora de pagar por um filme seja um pouco conflituoso por representar um gênero em constante desgaste, os jovens crescem cercados de possibilidades audiovisuais (filmes, séries, curtas, etc.). A função do crítico também é de gerar interesse em conhecer, acima de tudo, as diferentes vertentes que a Sétima Arte tem experimentado em seu centenário e em mídias afins.

Partindo disso, é uma delícia saber que sites como  o CCR estão falando para espectadores de opinião e interessados em desbravar esse universo maravilhoso do Cinema.

+ MAIS

[Novo CCR] Após três meses de pesquisas e ideias para o novo layout do Cinema com Rapadura, a equipe está orgulhosa do resultado final do nosso novo portal. Com um visual clean e focado mais do que nunca na produção de conteúdo, o CCR trará também novidades de games, literatura, histórias em quadrinhos, trilha sonora, séries de televisão, moda e matérias especiais, sem falar em críticas de filmes antigos. O compromisso da equipe continua o mesmo: levar conteúdo de qualidade a todos os seres rapadurianos que nos acompanham nessa jornada maravilhosa pela Sétima Arte.

– RÁPIDAS

[Pitching] Estão prorrogadas até o dia 13 de maio as inscrições para o 4º Pitching da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, destinado a projetos de longas-metragens brasileiros voltados para crianças e adolescentes. As inscrições podem ser feitas aqui.

[Festival] O In-Edit Brasil, que acontece de 28 de abril a 08 de maio em São Paulo e de 06 a 12 de maio no Rio de Janeiro, está preparando uma série de surpresas que resultarão em uma lista de mais de 70 documentários musicais, além de shows, debates, oficinas e convidados especiais.

[Curso] A Academia Internacional de Cinema, em São Paulo, abre vagas para o curso que visa a formação de diretores cinematográficos. As aulas começam em agosto. Mais detalhes aqui.

Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados