Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 12 de maio de 2010

O encanto das imagens criadas pelo mestre Zhang Yimou

O espetáculo visual de Zhang Yimou.

Nas últimas semanas eu decidi rever quatro das grandes obras magistrais do cineasta chinês Zhang Yimou. “Herói”, “O Clã das Adagas Voadoras”, “Lanternas Vermelhas” e “A Maldição da Flor Dourada” foram os escolhidos para o deslumbre das minhas noites. Além das tramas fantásticas, históricas e artísticas que o cineasta costuma abordar em seus filmes, sua maior marca está na qualidade dos recursos audiovisuais que compõem suas cenas.

“O Clã das Adagas Voadoras”

Em comum aos filmes citados acima, está o potencial estético de Yimou. Não é só filmar e pronto. O cineasta se preocupa com o impacto que as imagens e toda sua composição terão em tela. O figurino, sempre exuberante e rico em detalhes, incorpora a época e a personalidade dos protagonistas de seus filmes. A direção de arte complementa o poder de impacto do figurino e do cenário, junto à utilização de efeitos visuais e uma trilha sonora marcante, compõem fotografias cuja paleta de cores sempre remete ao estilo peculiar do cineasta e seus colaboradores técnicos, como Xiaoding Zhao, e que posso garantir que ninguém faz igual.

É impossível não se encantar com a linguagem que Yimou utiliza em suas produções. O apuro visual é seu principal trunfo, aliado a histórias densas e, muitas vezes, lúdicas. É como se os personagens fossem objetos de observação que promovem ao espectador todo tipo de reação sensorial. Por mais que algumas pessoas não gostem de personagens voadores ou batalhas épicas que retratam a moral dos protagonistas, muitas vezes o que prende a atenção do espectador são as belas cenas desenvolvidas, como podemos ver abaixo nas imagens ilustrativas.

“Herói”

O que o cinema de Yimou agrega a toda uma geração de filmes é a comprovação de que um roteiro bom e o apuro da linguagem cinematográfica de um diretor formam sempre a melhor parceria para levar um bom filme às telas. Pena que hoje a indústria se venda a produções tão enlatadas ou pouco autorais, sempre com a intervenção gigantesca dos estúdios em produzir exemplares tão pouco inspirados e que, na realidade, sirva principalmente como caça-níquel.

Assim, o talento de quem pensa e produz filmes de qualidade acaba sendo deixado de lado, reconhecido apenas por um grupo de admiradores. De qualquer forma, torço para que novos (iguais ou diferentes) Zhang Yimou apareçam nos próximos anos. O cinema não se sustenta só com explosões épicas, mas também de experimentações visuais, estéticas e linguísticas. O cinema merece inovar, mesmo quando os atuais filmes são apenas “um pouco do mesmo”. É preciso apenas saber como inovar.

“Lanternas Vermelhas”

“A Maldição da Flor Dourada”

Filmografia de Zhang Yimou

2011 – The Love of the Hawthorn Tree (Shan zha shu zhi lian) – pré produção
2009 – A Simple Noodle Story (San qiang pai an jing qi) – inédito
2007 – Cada Um Com Seu Cinema (Chacun Son Cinéma ou Ce Petit Coup au Coeur Quand la Lumière S’Éteint et que le Film Commence)
2006 – A Maldição da Flor Dourada (Man Cheng Jin Dai Huang Jin Jia) [Trailer]
2005 – Um Longo Caminho (Qian li zou dan qi)
2004 – O Clã das Adagas Voadoras (Shi Mian Mai Fu) [Trailer]
2002 – Herói (Ying Xiong) [Trailer]
2001 – Happy Times (Xingfu Shiguang)
1999 – O Caminho Para Casa (Wo de fu qin mu qin)
1999 – Nenhum a Menos (Yi ge dou bu neng shao)
1997 – You hua hao hao shuo
1995 – Lumière e Companhia (Lumière et compagnie)
1995 – Operação Xanghai (Yao a yao yao dao waipo qiao)
1994 – Tempo de Viver (Huozhe)
1992 – A História de Qiu Ju (Qiu Ju da guan si)
1991 – Lanternas Vermelhas (Da hong deng long gao gao gua) [Trailer]
1990 – Amor e Sedução (Ju Dou)
1989 – Codinome Cougar (Daihao meizhoubao)
1987 – O Sorgo Vermelho (Hong gao liang)

+ MAIS

[Encontro] O Centro Cultural b_arco e a associação Autores de Cinema (AC) promoverão, nesta sexta-feira (14), um encontro do argumentarista americano Robert McKee com roteiristas e dramaturgos brasileiros. McKee é respeitado internacionalmente por seu livro “Story” e seus seminários sobre roteiro, que levaram vários de seus alunos ao Oscar. O evento, que contará com a presença de Bráulio Mantovani, Luiz Bolognesi e outros, será fechado para convidados. Informações: (11) 3081-6986.

[Homenagem] Hoje (12), o diretor Gustavo Spolidoro retorna à cidade onde sua avó nasceu, onde passou verões e páscoas de sua infância e onde descobriu o valor da liberdade na adolescência, para receber o titulo de Cidadão Cotiporanense. Após a homenagem, o filme “Morro do Céu” será exibido pela primeira vez (oficialmente) na cidade, no Anfiteatro Municipal. “Oficialmente”, pois desde sua finalização, em julho de 2009, o filme foi exibido muitas vezes nos bares da cidade e cópias do filme circulam por Cotiporã, autorizadas pelo diretor.

[Curta] “De Volta ao Quarto 666”, de Gustavo Spolidoro, produção da V2 CINEMA para o evento Fronteiras do Pensamento, é um dos cinco curtas indicados pela Academia Brasileira de Cinema na categoria Melhor Documentário em Curta-Metragem. O evento acontecerá dia 08 de junho no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. O filme recebeu os seguintes prêmios: Melhor Filme Documentário, Menção Honrosa do Júri e Prêmio de Público da RTP – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro 2009; Melhor Vídeo Júri Popular – Curta-Se 2009 de Aracajú; Melhor Filme – Mostra Gaúcha do Festival de Cinema de Gramado 2009.

[Rodando] Nesta quarta-feira (12), a produção do filme “As Mães de Chico Xavier” tem um grande desafio: a gravação de cenas com a maior parte do elenco principal, centenas de figurantes e grande contingente de profissionais da equipe técnica. Na própria locação, a Casa de José de Alencar, em Fortaleza (CE), Glauber Filho e Halder Gomes, diretores da produção, e os atores Nelson Xavier, Herson Capri, Caio Blat, Via Negromonte, Vanessa Gerbelli, Tainá Muller e Joelson Medeiros concederão entrevista coletiva à imprensa.

– RÁPIDAS

[Filmagem] Terminaram no último final de semana (9) as filmagens de “LB Persona”, a história da saga da realização do clássico “O Cangaceiro”, através da vida do seu diretor, Lima Barreto. Dirigido por Galileu Garcia e produzido pela Cinematográfica Vera Cruz, em co-produção com a Digital Films & Toon, o longalevanta histórias inacreditáveis sobre um dos períodos mais intensos do cinema brasileiro.

[Curso] Flávio Ferreira, fotógrafo de TV e Cinema, comandará workshop de Direção de Fotografia para HD a partir da próxima segunda, dia 17, em São Paulo. Inscrições e informações pelo telefone (11) 2959.6245.

***

Sugestões de Pauta: [email protected]

Veja as outras matérias da coluna ACTION.

Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados