Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 22 de outubro de 2019

Star Wars: A Ascensão Skywalker – Os segredos e indícios do novo trailer

Último filme da Saga Skywalker chega ao cinema em 19 de dezembro; ingressos já estão à venda.

Atenção! O texto abaixo é meramente especulativo, mas se você for sensível a possíveis spoilers, fica o aviso!

Demorou, mas chegou. A noite do dia 21 de outubro veio carregada de ansiedade para os fãs de “Star Wars“, com a abertura da venda de ingressos para “A Ascensão Skywalker” ocorrendo meras horas antes da divulgação do último trailer do filme. O último trailer de um filme da Saga Skywalker. Ou seja, uma das etapas deste que é o fim de uma era no cinema.

Apesar de não trazer tantas novidades quanto os vídeos anteriores, este fez muito bem seu papel: o de inflar ao máximo as expectativas do público com imagens esplendorosas, lutas épicas com sabres de luz e batalhas espaciais de proporções gigantes. Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Onde Rey está treinando?

Logo de início, nossa heroína Rey (Daisy Ridley) surge correndo por uma floresta densa, rebatendo tiros de blaster sem nem sequer olhar de onde eles vêm. Pelo caminho ela larga uma espécie de máscara com visor fechado, semelhante ao que Luke Skywalker usou para treinar em “Uma Nova Esperança“.

A mata fechada e as cenas seguintes apontam até o momento para o planeta de Endor como o local da sequência. Há ainda quem especule que pode se tratar de Yavin 4, palco da destruição da primeira Estrela da Morte em “Uma Nova Esperança” e que também tem um ecossistema de floresta – a ausência de ewoks nas imagens até agora é um ponto a favor dessa ideia. O site oficial de “Star Wars”, entretanto, praticamente confirmou que trata-se, na verdade, da lua oceânica Kef Bir, lugar do qual a nova rebelde Jannah (Naomi Ackie) é oriunda e que, ao que tudo indica, integra o sistema planetário de Endor.

Palco da batalha que resultou na morte de Darth Vader e do imperador Palpatine e na destruição da segunda Estrela da Morte em “O Retorno de Jedi“, a Resistência aparentemente está em peso no local. O motivo? Um suposto macguffin que também atrairia o Líder Supremo da Primeira Ordem…

Rey, Kylo e a Estrela da Morte

A magnífica imagem acima traz a essência de “Star Wars”: o conflito entre Luz e Escuridão ao longo das gerações. Rey e Kylo Ren (Adam Driver), protagonistas dessa nova era, no mesmo local onde Luke Skywalker enfrentou seu pai Darth Vader e o trouxe de volta ao lado da luz da Força décadas antes. A sala do trono da segunda Estrela da Morte não é o palco por acaso, sendo o local onde o macguffin mencionado anteriormente estaria escondido.

Enquanto não há maiores informações sobre o que exatamente seria esse dispositivo, especula-se que seria algo relacionado ao maior usuário do lado negro da Força que a galáxia já viu: Darth Sidious (Ian McDiarmid). Outro indício dessa teoria é que Rey estaria vasculhando os destroços da Estrela da Morte como fazia com os antigos Star Destroyers no deserto de Jakku – e quem vasculha um local geralmente está em busca de algo.

Lando Calrissian prepara a Resistência para a batalha

Durante a Star Wars Celebration deste ano, o diretor J.J. Abrams mencionou uma cena na qual Billy Dee Williams surgiu como Lando Calrissian e deixou todo o elenco presente boquiaberto. Este era o momento ao qual ele se referia, provavelmente, com nosso segundo canalha favorito (atrás apenas do saudoso Han Solo) falando aos pilotos da Resistência no que parece ser os momentos que antecedem uma batalha. Em outra cena mais adiante, Lando reaparece pilotando a Falcon junto de Chewbacca. Ninguém melhor que o general que comandou a Frota Rebelde no ataque à segunda Estrela da Morte em “O Retorno de Jedi“, não?

Um detalhe digno de nota é haver um Mon Calamari entre os presentes. Nos quadrinhos “Star Wars: The Rise of Skywalker – Allegiance“, publicados pela Marvel e que preparam o terreno para o filme, o filho do almirante Giall Ackbar (destaque da batalha final em “O Retorno de Jedi” e falecido em “Os Últimos Jedi“), Aftab, se alia à Resistência para o honrar o legado de seu pai. Por mais que possa não ser o único Mon Calamari na Resistência, faria sentido ele ocupar um lugar de destaque antes de uma batalha importante.

“Não estamos sozinhos. Pessoas boas lutarão se as liderarmos.”

É válido lembrar que a Resistência foi quase dizimada em “Os Últimos Jedi“. Além da dúzia de combatentes a bordo da Millennium Falcon ao final do filme, apenas alguns poucos aliados sobraram. Um dos principais desafios da general Leia Organa (nossa eterna Space Mom Carrie Fisher) será o de angariar pessoas dispostas a lutar contra a tirania da Primeira Ordem galáxia afora.

Nos livros e quadrinhos que preparam o terreno para “A Ascensão Skywalker” dentro do cânone da Lucasfilm, esse processo já começou. Espera-se que a Resistência tenha o apoio de frotas dos planetas Mon Cala e Corellia, ambos com grande simbologia para a saga. O primeiro é lar de um povo aguerrido, os Mon Calamari, que sempre lutaram pela justiça e liberdade na galáxia e têm grandes expoentes na Rebelião como os almirantes Raddus (de “Rogue One: Uma História Star Wars“) e Giall Ackbar. O segundo é o planeta natal de Han Solo e chegou a aparecer em “Han Solo: Uma História Star Wars“), que certamente tem motivos de sobra para lutar após a morte de um de seus filhos mais famosos.

Durante a tarde, um teaser foi divulgado mostrando uma parte desta nova frota da Resistência, com diversas outras naves sendo lideradas pela Millennium Falcon. Naves dos mais variados tipos, formatos e tamanhos, mostrando exatamente que não se trata mais de exércitos e sim de pessoas lutando por sua liberdade. Entre as naves, vêem-se a Ghost, da série “Star Wars Rebels“, uma corveta Hammerhead (modelo que “fatiou” dois Star Destroyers em “Rogue One“), uma U-Wing (também de “Rogue One“) e um bombardeiro StarFortress, de “Os Últimos Jedi“.  Há praticamente uma nave de cada era da franquia. Em outro momento do trailer aparece também um Blockaderunner de mesmo modelo que a falecida Tantive IV, nave consular de Leia Organa em “Uma Nova Esperança“.

Mas nem só de naves e frotas é composta uma rebelião. Ela é composta, principalmente, por pessoas dispostas a lutar, e a imagem acima mostra algumas dessas pessoas. Rose Tico (Kelly Marie Tran), Kaydel Ko Connix (Billie Lourd) e um combatente ainda sem nome interpretado por Dominic Monaghan. Essa é a primeira imagem oficial de Monaghan no filme.

Um asteroide de gelo ou o planeta Kijimi?

Em determinado momento do trailer, um enxame de TIE Fighters da Primeira Ordem ruma em alta velocidade a um local um tanto peculiar. À primeira vista, o visual gélido do local remete ao planeta nevado Kijimi, onde a ladra Zorii Bliss comanda o Quartel dos Ladrões. Olhando com atenção para a lateral da imagem, no entanto, é possível ver que não há horizonte, e que o lugar conta ainda com uma cidade em sua beirada. Não, isso não significa que Kijimi é plano, e sim que o corpo celeste em questão seria um asteroide de gelo. Mas o que exatamente a Primeira Ordem iria querer em um lugar como esse? É o que ainda vamos descobrir.

“Esperei muito tempo. Agora, a união de vocês será sua perdição.”

Quem esperou, todos já imaginam. O imperador Sheev Palpatine, alterego do lorde Sith Darth Sidious, antigo chanceler da Velha República que a converteu em seu próprio Império Galático. Seu retorno em “A Ascensão Skywalker” está mais confirmado do que nunca, apesar de não sabermos exatamente como – ou porque – ele se dará. Poderia o macguffin que Rey e Kylo buscam os levar a Sidious? E que união é essa da qual Sidious fala, seria entre Rey e Kylo para derrotá-lo?

No final do trailer, uma nova imagem aparece mostrando Rey se afastando lentamente de um ser encapuzado. A menos que tenha renovado seu guarda-roupa, esse deve ser o próprio Sidious. É importante apontar sua altura aqui, o que pode ser um indício de um sistema de locomoção e suporte de saúde para o antigo imperador.

“Estou dando uma última olhada, senhor. Nos meus amigos.”

A imagem de C-3PO com os os fotorreceptores vermelhos no primeiro trailer de “A Ascensão Skywalker” deixou muitos fãs intrigados sobre o que aconteceria com ele. Afinal, trata-se de um droide programado para diplomacia e etiqueta, por que ele estaria assim e aparecendo em imagens promocionais com bandoleira e blaster nas mãos? E por ele fala em “uma última olhada” em seus amigos?

Ao que tudo indica, C-3PO deve ser reprogramado para auxiliar a Resistência em sua luta contra a Primeira Ordem. O propósito dessa empreitada ainda é desconhecido, mas deve deixar mudanças permanentes no droide. Talvez as mãos do pequeno mecânico Babu Frik carreguem alguma surpresa – para bem ou para mal.

Poe, Chewie e Finn em um Star Destroyer

Estar dentro de um Star Destroyer da Primeira Ordem nunca é bom sinal. Poucos vivem para contar história. Com isso em vista, o trailer mostra logo Poe (Oscar Isaac), Finn (John Boyega) e Chewbacca (Joonas Suotamo) em uma corrida frenética pelos corredores de um desses – no melhor estilo Han Solo em “Uma Nova Esperança” Estrela da Morte afora.

Este momento, a bandoleira de Chewbacca presente no mesmo lugar que o capacete de Darth Vader (imagem abaixo) e imagens divulgadas recentemente podem indicar que a Millennium Falcon deverá ser capturada em algum momento do filme com Chewie a bordo, e que Poe e Finn se infiltrarão no Star Destroyer para o resgate. Para pessoas normais essa seria uma missão praticamente suicida, mas vale lembrar que essa dupla já fugiu de dentro de um Star Destroyer antes, em “O Despertar da Força“.

O capacete de Darth Vader

Um dos momentos mais intrigantes do trailer é sem dúvida um dos momentos de luta entre Rey e Kylo Ren, mas não em meio aos destroços da Estrela da Morte. Aqui vemos a dupla em um ambiente praticamente todo branco, mas de design claramente imperial. Em meio ao duelo, eles acabam destruindo um pedestal preto e revelando o que havia no mesmo: o capacete de Darth Vader, relíquia guardada por Kylo.

Vale destacar ainda que Rey segura uma espécie da adaga Sith, e ao fundo pode-se ver a besta e bandoleira de Chewbacca. Seria Rey parte do grupo de resgate do nosso amigo wookiee? E a adaga, tem uma importância especial ou seria mais uma relíquia do lado negro guardada por Kylo Ren?

“Enfrentar o medo é o destino de um Jedi. Seu destino.”

Ainda não o vimos, mas o lendário mestre Jedi Luke Skywalker dá nesse trailer uma das principais definições do que é ser Jedi. Aparentemente em uma fala para Rey já após seu falecimento em “Os Últimos Jedi“, Luke demonstra ter de fato compreendido seu papel na eterna luta entre Luz e Escuridão pela Força. Se no início do oitavo episódio da Saga Skywalker ele estava relutante e declaradamente com medo do poder bruto de Kylo Ren e determinado a acabar com a Ordem Jedi de uma vez por todas, aqui ele fala em enfrentar seus medos e como isso é a essência de sua religião. Mesmo após sua morte, Skywalker ainda tem muito a ensinar.

Finn (e Jannah) atrás de Rey: uma tendência

Em “O Despertar da Força” ele se dispôs a infiltrar a Base Starkiller com Han Solo e Chewbacca para resgatar sua amiga Rey. Em “Os Últimos Jedi” ele continuou com a Resistência apenas para garantir que Rey voltaria sã e salva de Ahch-To. Agora, em “A Ascensão Skywalker”, Finn vai até os destroços da Estrela da Morte atrás de Rey, mostrando uma devoção sem tamanho à sua amiga. Três filmes, três vezes em que isso ocorre. Uma tendência de sucesso.

O principal ponto desta imagem, no entanto, não é nosso herói e nem sua relação com a protagonista, mas sim quem está atrás dele ao fundo: Jannah (Naomi Ackie). O materiais de referência publicados até agora indicam que ela vem do planeta Kef Bir, mas lidera um grupo de combatentes e guerrilhas de resistência em uma lua oceânica. O fato de ela estar atrás de Finn neste momento gera dúvidas sobre qual momento do filme este seria. Os destroços da Estrela da Morte estariam mesmo em Endor ou esta lua oceânica poderia estar no mesmo sistema planetário e ter recebido parte deles?

A frota imperial

O trailer de “A Ascensão Skywalker” divulgado durante a conferência D23 trouxe uma cena surreal, mostrando inúmeros Star Destroyers imperiais aparentemente escondidos do reto da galáxia. Muito especulou-se sobre o que eles seriam e a quem eles serviriam. Seriam uma parte esquecida da antiga Frota Imperial? Ou uma armada aguardando pacientemente o retorno de Palpatine? O novo trailer, porém, mostra caças e naves da Resistência atacando abertamente estes Star Destroyers – além de Jannah, Finn e BB-8 liderando um ataque sobre a própria estrutura de um deles em pleno voo – o que indica que, seja qual for o lado, não será o de nossos heróis.

Outro detalhe importante está na imagem acima, de uma Y-Wing atacando um Star Destroyer durante a grande batalha mostrada. Enquanto os Star Destroyers padrão do Império costumavam ter um hangar em sua região ventral, este aparente ter um canhão – que não é nada pequeno, diga-se de passagem. O questionamento agora é sobre a capacidade destas novas armas.

Enquanto não há nenhuma confirmação nos materiais divulgados até agora, os trailers anteriores mostraram um planeta nevado sendo atingido por poderosos turbolasers, além da imagem de uma grande explosão no espaço. Seria ela uma possível destruição do planeta Kijimi? E os responsáveis poderiam ser estes novos Destroyers? Se sim, estariam a mando de quem: Kylo Ren ou Palpatine?

“A Força estará com você. Sempre.”

No último e mais bonito toque deixado no trailer, Luke e Leia alternam-se para dizer a Rey: “a Força estará com você. Sempre.” Uma das frases mais icônicas da franquia, ela é a última coisa que Obi-Wan Kenobi diz a Luke ainda em vida em “Uma Nova Esperança“. Além da coragem que ela inspira, ouvir a voz de Carrie Fisher dizer esta frase no mesmo dia em que ela completaria 63 anos é algo especial para todos os fãs de “Star Wars”, além de uma linda homenagem a uma pessoa que faz tanta falta.

Ainda há muito mais coisa para ser divulgada antes da estreia de “A Ascensão Skywalker” em 19 de dezembro. Muitos spots, matérias de revistas e materiais promocionais. Mas nenhum deles causará o impacto que este trailer causou. Para não perder nada ao longo dos próximos dois meses, fique ligado no Cinema Com Rapadura e veja nossas análises e teorias anteriores!

>> Areia, destroços e risadas – os segredos do trailer de Star Wars: A Ascensão Skywalker
>> Star Wars: A Ascensão Skywalker – Os segredos revelados pelas imagens da Vanity Fair
>> Novo teaser de Star Wars: A Ascensão Skywalker – Rey é um clone?
>> Teoria Star Wars: O verdadeiro significado da Saga Skywalker

==

Saiba Mais:

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Notícias Relacionadas