Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 12 de abril de 2019

Areia, destroços e risadas – os segredos do trailer de Star Wars: A Ascensão Skywalker

O trailer de "A Ascensão Skywalker" fez muito mais do que revelar apenas o título do nono e último capítulo da saga "Star Wars".

Para os fãs de “Star Wars“, foram meses de ansiedade e expectativa. Tudo por uma sequência de três palavrinhas: “A Ascensão Skywalker“. Por algumas imagens. Notícias. Informações. Qualquer lampejo ou conhecimento sobre esse filme que promete ser um dos maiores fenômenos da cultura pop dos últimos tempos. E agora aqui está, com título e trailer finalmente divulgados.

Agora, no entanto, começa um ciclo totalmente diferente em termos de ansiedade para os fãs. Se você também já assistiu ao trailer mais vezes do que seria recomendável, então entende. É sobre analisar cada imagem, cada frame e cada sequência mostrada em um curto vídeo de 2 minutos de duração. Algo que pode até não fazer sentido para pessoas normais, mas para nós, os fãs e padawans da saga de George Lucas, faz sentido e nunca será o suficiente. Pensando nisso, o Cinema com Rapadura compartilha agora tudo que você pode esperar para a conclusão da saga Skywalker com base neste primeiro trailer.

O sabre de Rey

Para quem esperava que ela construísse um sabre de luz novo após a destruição do anterior em “Os Últimos Jedi“, bom… achou errado. Desde o retorno da arma que já foi de Anakin e de Luke Skywalker, muitos dos fãs esperavam que Rey, como seu mestre em “O Retorno de Jedi“, viesse eventualmente a montar a sua própria – afinal, é parte do treinamento de todos os Jedi, conforme extensamente visto em todo o cânon da saga. Mas não.

Após este sabre ganhar a alcunha de “Rey’s lightsaber” (“sabre da Rey”) no jogo “Star Wars: Battlefront II“, algumas pessoas reclamaram que a arma não pertenceria a ela de verdade – por razões que nada têm a ver com os filmes e personagens, e sim com convicções pessoais distorcidas. Mas, como já havia antecipado Maz Kanata em “O Despertar da Força“, este sabre chama por Rey. Nada mais justo e sensato dentro da trama da trilogia nova, portanto, que ela o torne seu próprio.

No trailer, vemos que as duas metades foram remendadas, com uma faixa preta as mantendo unidas e preservando a lâmina na cor azul. O contraste com seu arquirrival Kylo Ren é claro: ele usa o mesmo sabre de quando era padawan de Luke Skywalker e quebrou seu cristal de kyber, que deu a coloração vermelha e a instabilidade do raio de sua lâmina (e mesmo seu capacete anteriormente destruído também foi reforjado, como mostrado no vídeo). O sabre de Rey, por sua vez, também foi fragmentado, mas recebeu o devido concerto. Talvez isso indique que é possível remendar coisas quebradas, como, digamos, a crença no lado da luz da Força?

A Estrela da Morte retorna (de novo)

Não, você não viu nada errado. É ela mesmo. A segunda Estrela da Morte, em toda sua glória – e destroços. Acontece que, infelizmente, uma arma tão grande e significativa dificilmente pode ser deixada de lado. Há quem não aguente mais vê-la – como este artigo do The Hollywood Reporter sugere -, e há quem adore, pois remete de imediato à trilogia original.

O fato é que essa breve imagem retratada no teaser de “A Ascensão Skywalker” era algo que já vinha sendo planejado há anos, e que poderia ter sido mostrado já em “O Despertar da Força“. Conforme visto nos materiais de referência e no livro “The Art of The Force Awakens“, quando J.J. Abrams e Lawrence Kasdan assumiram o roteiro do sétimo episódio, surgiu a ideia de um planeta cheio de destroços das batalhas da trilogia original, possivelmente até mesmo Endor. O maior destes destroços seria a própria segunda Estrela da Morte, incluindo a Torre do Imperador (onde ocorre o duelo entre Luke Skywalker e Darth Vader e o fim do Imperador Palpatine… a princípio). Lá estaria escondido o suposto mapa até Skywalker, e a protagonista – então conhecida como Kira – deveria mergulhar e encontrá-lo. Este planeta depois se tornou o que vimos de Jakku, Kira evoluiu até se tornar a nossa Rey, e a Estrela da Morte se tornou a Base Starkiller.

Felizmente, poderemos ver uma nova versão dessa cena, ainda que um pouco diferente e adaptada à trama do nono episódio. O retorno de Billy Dee Williams como Lando Calrissian poderia, inclusive, ter algo a ver com essa ideia, já que especula-se que sua função seria a de indicar aos heróis da nova geração a direção de onde estaria um suposto MacGuffin (mecanismo de roteiro que avança a trama). Seria essa direção a de Endor, com os destroços submersos?

A cidade nas montanhas

Como é de se esperar em uma galáxia grande como a de “Star Wars”, é impossível que toda a ação se concentre nos mesmo planetas sempre. Quanto mais lugares novos pudermos ver, melhor. Então não é de se surpreender que o trailer traga locais que não conhecemos ainda. Seria o deserto em Tatooine ou em Jakku? E a floresta, seria Endor? Quanto a esta última, existe agora uma nova possibilidade. Uma que, na verdade, poderemos até visitar a partir de maio: O planeta Batuu.

Batuu é onde fica um dos maiores antros de escória e vilania da galáxia (talvez não maior que Mos Eisley, velho Ben), um local conhecido como Black Spire Outpost (algo como “Entreposto da Espiral Negra”), que será o local aberto ao público nos novos parques da Disney, o Galaxy’s Edge. Dentro do universo, o planeta é definido comolar daqueles que preferem ficar longe do mainstream, um porto próspero para contrabandistas e aventureiros entre a fronteira do conhecido e do espaço não mapeado. Significantemente, também se tornou um refúgio para aqueles que buscam evitar a atenção da Primeira Ordem“.

A aparência de floresta e relevo rochoso das imagens reveladas na Star Wars Celebration certamente remetem às primeiras imagens de Galaxy’s Edge, e seria uma grande jogada de marketing de Disney e Lucasfilm acrescentar aos filmes um local dentro de seus próprios parques. Vale lembrar ainda que o planeta já apareceu anteriormente em romances como “Thrawn: Alliances” e no vindouro “Galaxy’s Edge: Black Spire“.

Jannah… Calrissian?

O palco da Celebration nesta sexta (12/04) foi a primeira vez que a atriz Naomi Ackie apareceu entre as imagens e o elenco de “A Ascensão Skywalker”. Mas quando perguntada se sua personagem, Jannah, teria algum parentesco com o notório apostador e cafajeste Lando Calrissian, que retornará à saga neste filme, ela deu uma resposta bem vaga em meio a risadas: “[ele] é um homem muito encantador, então ele poderia ter filhos em todo o universo. Isso é tudo que digo“.

Mesmo sendo conhecido por seu estilo de vida de solteirão, Lando já foi fisgado algumas vezes. Apesar de o termos visto na trilogia original, muito de sua vida acaba não chegando às telas se compararmos com Luke, Leia e Han Solo. Mas em “Han Solo: Uma História Star Wars“, a droide autossuficiente L3-37 dá a entender que já houve algum relacionamento entre ambos. No romance “Last Shot“, que serve de prequel para o filme, Calrissian continua vivendo cada dia como se fosse o último mesmo após os eventos de “O Retorno de Jedi“, até conhecer a twi’lek Kaasha Bateen, que ele jura para seu amigo e colega cafajeste Han Solo que “pode ser a mulher de sua vida“. Pelo jeito, os Skywalker não serão os únicos com dramas a resolver neste filme.

Rey e o futuro dos Jedi

Passamos adiante tudo que sabemos. Mil gerações vivem em você agora. Mas essa é a sua luta“. Se o peso da responsabilidade de Rey não estava claro, agora está. Depois que Luke Skywalker se tornou um com a Força, ela é, para todos os efeitos, a última Jedi. Cabe a ela levar adiante este legado – caso a Resistência sobreviva à guerra contra a Primeira Ordem, claro. Mas o que podemos ver a partir destas novas imagens? Em “Os Últimos Jedi“, Rey fala para Luke que “precisamos da Ordem Jedi de volta“, mas ela é quem será responsável por isso.

Apesar de não haverem muitos indícios de como isso pode acontecer no trailer, é importante apontar a maneira com a qual Rey se porta e se caracteriza nele. Primeiro, o já mencionado retorno de seu antigo sabre de luz. E, em seguida, sua indumentária. Seu traje aqui se assemelha mais ao usado em “O Despertar da Força” do que os vistos em “Os Últimos Jedi“, com a diferença de ser totalmente branco. Se o filme anterior trazia a ideia de que Luz e Escuridão são elementos indissociáveis da Força, “A Ascensão Skywalker” promete colocá-los em conflito, com Rey sendo a campeã da Luz e Kylo Ren, novamente trajado todo de preto, o campeão da Escuridão.

A risada de Palpatine

É possível ouvir essa risada malévola só de olhar para o GIF acima. Esse riso gostoso é de “A Vingança dos Sith“, mas foi ouvido novamente ao final do trailer de “A Ascensão Skywalker”. Mas como é possível que o Imperador Palpatine, comandante do Império por décadas com punhos de ferro e que sucumbiu pelas mão de seu próprio discípulo Darth Vader na Estrela da Morte em “O Retorno de Jedi“, poderia voltar?

Primeiro, é preciso dizer que esta brincadeira com retornos já foi feita antes, com o trailer de “O Despertar da Força“: ao final, ouvimos o som de um sabre de luz sendo ligado. Sim, o mesmo sabre que outrora pertencera a Anakin Skywalker, depois a seu filho Luke, e hoje a Rey. À época, os fãs imediatamente passaram a especular que a icônica arma iria retornar, o que se provou correto. Agora, a risada de Palpatine promete ser o regresso da vez, com seu próprio intérprete Ian McDiarmid aparecendo no palco da Celebration após a exibição do trailer.

No antigo Universo Expandido – conjunto de histórias que hoje são publicadas com o selo Legends e que não fazem mais parte do cânon estabelecido pela Lucasfilm a partir de 2012 – Palpatine já retornou fazendo uso de clones. Aqui, no entanto, as coisas devem ser diferentes. Como estabelecido pelo novo cânon, Darth Sidious há muito vinha sentindo um fluxo de energia sombria vindo das Regiões Desconhecidas da galáxia. Ele tinha toda uma entourage de cientistas e peritos na Força pesquisando seus limites e alcance, com diversos centros de estudo altamente secretos espalhados pela galáxia. Um deles aparece em “Star Wars: Battlefront II” no planeta Pillio. O principal, no entanto, ficava em um lugar que já conhecemos: Jakku.

O planeta desértico possui um nexo de energia sombria, atraindo o interesse de Palpatine. Mas vemos a destruição deste centro no fim da trilogia de romances “Marcas da Guerra“, chamado “Fim do Império“. Nele, Norra Wexley (mãe de Snap Wexley, interpretado por Greg Grunberg) persegue os almirantes imperiais Gallius Rax e Rae Sloane até estas instalações subterrâneas durante a Batalha de Jakku. O lugar acaba destruído, mas não é revelado até onde ele se estendia e nem quantos outros haveriam galáxia afora. Norra sobrevive, e Sloane vem a se tornar uma das criadoras da Primera Ordem posteriormente.

Com isso em mente, faria sentido especular que o deserto visto no trailer seria em Jakku, e que o conflito entre Resistência e Primeira Ordem teria retornado ao lar de Rey por conta destes segredos soterrados pela guerra e pelo tempo. Estaria, então, Kylo Ren em busca de algo ali? Ou seria Rey? Teria Palpatine alguma ligação com os protagonistas da nova geração? Teria isso algo a ver com este suposto fluxo de energia sombria vindo de fora da galáxia? O fato é que o Imperador havia tramado planos até mesmo para sua possível queda, dado o exímio estrategista que era. Seu possível retorno não é de todo surpreendente.

Que Skywalker irá ascender?

Shmi Skywalker, a matriarca da família, faleceu em “O Ataque dos Clones“. Seu filho Anakin, em “O Retorno de Jedi“. Seu neto Luke, em “Os Últimos Jedi“. Restam agora apenas dois herdeiros desta poderosa linhagem: Leia Organa e seu filho, Ben Solo. Sabemos que a participação de Carrie Fisher em “A Ascensão Skywalker” será limitada ao material excedente das gravações de “O Despertar da Força“, o que deve limitar também as possibilidades de Leia. Seria então Ben Solo este Skywalker ascendente? Ou haveria outro?

Após “Os Últimos Jedi” romper radicalmente com o molde tradicional do que era um filme de “Star Wars” – com foco na predestinação da família Skywalker -, o próprio título do último episódio da saga aponta para uma retomada destes valores. O principal vilão, Kylo Ren, sequer tem o sobrenome, tendo nascido Ben Solo. A heroína, Rey, nem mesmo tem um sobrenome, sendo ela descendente de um casal de anônimos em Jakku… supostamente.

Há pontos a favor de ambos. Se o título de “O Retorno de Jedi” faz referência a Anakin Skywalker abdicar da Escuridão em favor da Luz para resgatar seu filho da morte pelas mãos do Imperador, talvez “A Ascensão Skywalker” se refira a um possível retorno de Ben Solo à Luz, mantendo a “rima” que George Lucas estabeleceu em seus filmes. Quem sabe para derrotar de vez Palpatine, caso seu retorno se confirme?

Mas e Rey? Apesar da revelação do passado de sua família, continuam havendo pontos da narrativa em aberto em seu passado. Se seus pais estão em uma vala comum em Jakku, de quem era a nave da qual ela se lembrou na visão que teve em “O Despertar da Força“? E por que o sabre de luz da família Skywalker chamou por ela? Poderia a revelação de Kylo Ren ser apenas uma das visões implantadas em sua mente por Snoke, não condizendo com a realidade?

A Star Wars Celebration está apenas começando! Ainda haverão muitos painéis e revelações, como “The Mandalorian“, “The Clone Wars” e muito mais. Fique ligado no Cinema com Rapadura para não perder nada dessa galáxia muito, muito distante!

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Conteúdos Relacionados