Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Antes da contratação de John Lasseter, Skydance consultou o grupo Time’s Up

O grupo, no entanto, deu uma declaração contra a contratação.

Antes da contratação de John Lasseter, Skydance consultou o grupo Time’s Up>

Segundo reporte exclusivo da Variety, a Skydance Media contratou John Lasseter, ex-diretor de criação da Pixar, como diretor de sua divisão de animações, após seu fundador, David Ellison, entrar em contato com a organização Time’s Up, em novembro de 2018.

Lasseter deixou seu cargo como diretor da Pixar no final de 2018, após várias denúncias de abuso e assédio que ele recebeu em 2017. A Skydance procurou a Time’s Up para falar sobre a reabilitação de uma figura acusada de abusar de seu poder. O grupo, no entanto, se sentiu desconfortável, pois imaginaram que a Skydance queria o apoio da Time’s Up para contratar Lasseter.

Ellison e outros líderes da Skydance se encontraram com um consultor recomendado pela Time’s Up para falar sobre a contratação de Lasseter, e esperam poder continuar trabalhando com ele após o início do cineasta na empresa. A Skydance também incluiu a opinião da Time’s Up nas desculpas de Lasseter, que reflete os valores e missão do grupo, reconhecendo seu privilégio e comportamentos que podem causar desconforto no ambiente de trabalho.

“Eu sou muito grato por David e a equipe Skydance, e sei que confiaram em mim uma responsabilidade enorme. É um privilégio distinto que eu irei apreciar. Eu passei o último ano longe da indústria refletindo profundamente, aprendendo como minhas ações podem ter deixado colegas desconfortáveis, do que eu me arrependo profundamente e peço desculpas. Foi humilhante, mas creio que me tornará um líder muito melhor”, afirmou Lasseter na sua declaração.

Segundo uma fonte, o pedido de desculpas reflete ideias de remorso, arrependimento e restituição. Lasseter expressou em particular para a equipe Skydance que ele está empenhado em alcançar igualdade entre gêneros no departamento de animação. Aumentar a representação de mulheres na força de trabalho é uma grande causa do grupo Time’s Up, além de dar suporte a vítimas de abuso sexual em Hollywood e além.

A Time’s Up, no entanto, não viu uma reflexão significativa ou transparência na investigação de Ellison a respeito das acusações contra Lasseter na Disney. Embora a Skydance tenha conduzido uma investigação do caso, o grupo sente que não foram transparentes a respeito do que encontraram. Na época, a Time’s Up criticou a decisão, dizendo que “perpetuava um sistema quebrado que permite homens poderosos agirem sem consequências.”

“Em um momento onde deveríamos estar trazendo à tona novos talentos que não são bem representados, a Skydance Media está dando outra posição de poder, proeminência e privilégio para um homem que foi repetidamente acusado de assédio no ambiente de trabalho”, declarou a organização Time’s Up.

A Time’s Up foi fundada em 2017 por diversas celebridades notáveis de Hollywood, como Reese Witherspoon, Eva Longoria, Nicole Kidman, Constance Wu, e Shonda Rhimes. O grupo foi formado na época em que surgiu uma série de escândalos de abuso envolvendo grandes nomes e celebridades como Kevin Spacey, Harvey Weinstein, Brett Ratner, e Dustin Hoffman.

Women in Film, outra causa que trabalha por igualdade de gênero na indústria e promove segurança no ambiente de trabalho para mulheres, também teve os mesmos questionamentos sobre a investigação de Skydance.

“Para mulheres nessa indústria se sentirem seguras, precisamos de mais transparência do que a declaração [de Lasseter], e precisamos saber que a companhia planeja assegurar essa segurança. Ao dizer que a Skydance conduziu uma investigação independente e depois contratou Lasseter, significa que eles o contrataram mesmo com as diversas cauções de mulheres e colegas? Nós acreditamos que essas pessoas podem aprender e mudar, e esperamos os homens que irão demonstrar isso, mas reparação de verdade requer transparência”, declarou a Women in Film.

Empregados da Skydance também expressaram frustração e preocupação com a contratação de Lasseter. Em uma reunião na prefeitura na quarta-feira (9), funcionários questionaram Ellison sobre sua decisão de contratar Lasseter e expressaram preocupação, de que ótimos talentos sentiriam medo de trabalhar no estúdio por causa de sua reputação. Na reunião, Ellison pediu para que os funcionários dessem tempo para Lasseter provar que aprendeu com seus erros.

Um representante da Skydance disse não ter nenhum comentário. A Time’s Up se referiu à sua declaração prévia.

Saiba Mais: , ,

Isa Madeira
@isabelapmadeira

Compartilhe


Notícias Relacionadas