Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 21 de novembro de 2017

Criador de Toy Story e chefão da Pixar, John Lasseter é afastado após acusações de assédio

Rashida Jones e Will McCormack teriam abandonado "Toy Story 4" devido ao comportamento do cineasta, que segundo fontes, era recorrente e conhecido dentro do estúdio.

Criador de Toy Story e chefão da Pixar, John Lasseter é afastado após acusações de assédio>

John Lasseter, cofundador, chefe de criação e diretor de animações da Pixar (“Toy Story”, “Vida de Inseto”, “Carros”), além de ser o responsável pela grande reviravolta na Walt Disney Animation Studios (“Frozen”, “Detona Ralph”, “Zootopia”, “Moana”), anunciou que está se afastando do estúdio para tirar um “semestre sabático” após admitir que precisa “enfrentar seus erros“.

De acordo com o The Hollywood Reporter, a atriz Rashida Jones (da série “The Office“) deixou a produção de “Toy Story 4“, em que atuava como uma das roteiristas, por conta de um avanço não consensual de Lasseter. Will McCormack, seu parceiro criativo no filme que tem previsão de estreia para junho de 2019, também pediu demissão em apoio à colega. Eles seguem creditados como roteiristas do filme, e não quiseram comentar o suposto assédio de Lasseter. A princípio, o afastamento deles teve como justificativa um chavão de Hollywood: “diferenças criativas“.

Em texto enviado aos funcionários da Pixar, ele disse:

“Recentemente, eu tive algumas conversas difíceis que foram bem dolorosas para mim. Nunca é fácil encarar seus erros, mas é a única forma de aprender com eles. Como resultado isso, tenho pensado muito no líder que sou hoje e me comparando com o mentor e defensor que quero ser. Me chamaram a atenção dizendo que eu fiz com que alguns de vocês se sentissem desrespeitados e desconfortáveis. Nunca foi minha intenção. Coletivamente, vocês são o meu mundo e eu peço desculpas se os decepcionei. Eu quero me desculpar especialmente com qualquer pessoa que recebeu um abraço indesejado de mim ou qualquer outro gesto que possa ter cruzado alguma linha. Independente das minhas boas intenções, todos tem o direito de terem seus próprios limites respeitados.

Nas minhas conversas com a Disney, concluímos que estamos unidos no nosso compromisso de tratar suas preocupações com a seriedade necessária e lidar com elas da maneira apropriada. Também desejamos reforçar a cultura vibrante e respeitosa que tem sido a fundação de nosso estúdio de sucesso desde o começo. Nós concordamos que o primeiro passo nessa direção será o meu afastamento para refletir e descobrir como seguir em frente. Apesar de ser difícil ficar longe de um trabalho que eu amo e de um time que considero muito enquanto pessoas e artistas, sei que essa é a melhor decisão para nós no momento. Minha esperança é que esses seis meses me darão a oportunidade de cuidar melhor de mim, de recarregar as baterias e me inspirar e de no fim das contas voltar para cá com a perspectiva que preciso para ser o líder que vocês merecem.

Tenho muito orgulho desse time e sei que vocês continuarão surpreendendo o mundo na minha ausência. Eu desejo a todos um excelente final de ano e estou ansioso para trabalhar com vocês novamente no próximo ano.

John”.

Muitos funcionários falaram com o site, mas pediram para se manter no anonimato por temer que suas carreiras na indústria da animação fossem prejudicadas.

De acordo com relatos tanto de funcionários quanto de fontes da indústria, o incidente com Rashida Jones não teria sido isolado. Lasseter é muito conhecido por abraçar seus funcionários e demais profissionais da área, além de gostar de “agarrar, beijar e fazer comentários sobre atributos físicos“. O executivo também costuma ingerir doses altas de bebidas alcoólicas em eventos sociais da empresa, como festas de lançamentos, mas seu comportamento não estaria exclusivamente atrelado ao fato.

Ainda segundo o site The Hollywood Reporter, funcionárias mulheres da Pixar já sabiam “virar a cabeça rapidamente para evitar seus beijos“. Algumas usavam um movimento que batizaram de “o Lasseter” para evitar que seu chefe passasse a mão em suas pernas.

Uma das fontes que falou de forma anônima lembrou de uma reunião, realizada há 15 anos, em que Lasseter sentou ao lado de uma mulher.

Ela estava curvada e posicionou o braço na coxa. A melhor maneira de descrever é que era uma postura defensiva… John estava com a mão no joelho dela e movendo-a“, contou.

Após a reunião, a fonte conversou com a vítima sobre o ocorrido:

“Ela disse que deu azar por usar uma saia naquele dia e que se não estivesse se protegendo com o braço, a mão de John teria viajado…”.

A mesma fonte lembrou um caso em que uma foto corporativa precisou sofrer um corte bizarro porque Lasseter, que estava posicionado entre duas funcionárias, repousou suas mãos no corpo delas.

Em outro relato, uma ex-funcionária lembrou encontros estranhos com Lasseter, que gostava — “como muitos na indústria” — de distribuir abraços em reuniões.

Você o abraçava e ele sussurrava em sua orelha por um longo tempo. Ele abraçava diversas vezes e todos te olhavam. Era uma invasão de espaço“, relatou.

Os filmes da Disney e Pixar continuam, mesmo sem a supervisão de Lasseter.

 

Saiba Mais: , ,

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe


Notícias Relacionadas