Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Andor | Primeiro episódio traz um Star Wars maduro, focado e despreocupado com fan service

Três primeiros capítulos da nova série de "Star Wars" já estão disponíveis no Disney Plus.

(Imagem: divulgação/Disney)

Atenção: este texto contém spoilers do primeiro capítulo de “Andor”. Siga por sua conta e risco.

Andor” foi anunciada há quase quatro anos. Quando veio a notícia de um spin-off de “Rogue One: Uma História Star Wars” focado no espião Cassian Andor (Diego Luna), muita gente torceu o nariz. “Nós precisamos mesmo disso?”, os fãs mais preocupados em caçar easter eggs dizem até hoje. Mas essa mesma pergunta pode ser aplicada a qualquer outra história que alguém se proponha a contar. Precisar, mesmo, talvez não precisemos. Mas toda boa história merece ser contada, especialmente em “Star Wars“.

Pelo primeiro episódio, que chegou ao Disney Plus nesta quarta-feira (21), esse é o caso de “Andor”. O personagem de Diego Luna em “Rogue One” é um dos que melhor navega a área cinza da névoa da guerra durante a Guerra Civil Galáctica, sem pudor de eliminar quem possa ser um obstáculo, mas focando sempre no objetivo final, que é a queda do Império. Aqui, neste primeiro momento, ele parece não ter esse objetivo — ainda. Aliás, ele parece não ter qualquer objetivo, apenas encontrar sua irmã. Logo isso vai mudar.

Antes de partirmos para o recap, é importante pontuar duas coisas. Primeiro, o criador e showrunner Tony Gilroy já adiantou que a série terá apenas duas temporadas, com a primeira cobrindo o equivalente a um ano na vida de Cassian Andor. O que nos leva à segunda: a temporada toda será ambientada no ano de 5 ABY (sigla para “antes da Batalha de Yavin”, a convenção mais utilizada em “Star Wars”), portanto cinco anos antes dos eventos de “Rogue One” e “Uma Nova Esperança“.

Presente, 5 BBY

A série começa com Cassian andando a passos rápidos pela noite chuvosa de Morlana One, planeta-sede da empresa Preox-Morlana (Pre-Mor, para os íntimos). Entre longas passarelas e vielas estreitas em um distrito de luz vermelha, ele logo chega a uma boate, onde é prontamente atendido por uma das dançarinas enquanto encara dois seguranças da Pre-Mor, incomodados por ainda não terem sido atendidos. Cassian não está lá pelo mesmo motivo que os guardas, e logo pergunta à dançarina sobre uma colega nascida no planeta Kenari. Quem ele procura é sua irmã, Kerri.

Sem sucesso, ele deixa a boate rumo à nave que o aguarda, e acaba abordado pela dupla de seguranças amargos que o estranhava havia pouco. Ele consegue seduzir os dois com a promessa de 300 créditos (a unidade monetária de “Star Wars”), e nos dá a impressão de que, talvez, tudo isso fosse parte de uma missão, já que, até aqui, o conhecemos justamente como um espião. Mas não, ele logo ataca e mata os dois, partindo em seguida rumo ao planeta Ferrix, onde mantém um esconderijo dentro de uma nave.

Em Ferrix, Cassian parece viver uma vida de garoto-problema. Pelos relatos de seu droide B2EMO quando ele chega em casa, seus amigos todos se preocupam com ele, mas também não têm uma reputação tão boa assim. Entre os nomes mencionados está o de Maarva (Fiona Shaw), que é uma das mentoras de Cassian nesta primeira temporada. Em casa, ele pede para B2EMO mentir para quem o estiver procurando, e o droide relutantemente concorda, afirmando que mentir exige muita energia dele. Um amor.

De lá, Cassian segue para encontrar outro amigo, Brasso, na saída de uma fábrica, para forjar outra mentira a respeito de onde ele esteve na noite anterior. Ele logo chega a uma oficina, onde sua amiga Bix Caleen (Adria Arjona) trabalha. Ele pede para ela chamar um comprador misterioso para um equipamento de segurança roubado do Império, e ela concorda depois de muita relutância. O namorado de Bix, Timm (James McArdle), não gosta da situação toda, apesar de não saber o que está acontecendo, e a segue quando ela vai até uma antena de comunicação, possivelmente para chamar o tal comprador.

De lá, Cassian vai para um pátio de naves, onde pede ao administrador do local, Pegla (Kieran O’Brien), para pegar emprestado a nave da noite anterior mais uma vez. Pegla, aparentemente cansado de lidar com Cassian, diz que não. Mas se sabemos algo sobre Cassian à essa altura, é que uma negativa não vai impedi-lo de nada.

De volta a Morlana One, um inspetor da Pre-Mor, Syril Karn (Kyle Soller), investiga a morte dos dois seguranças do começo do episódio. Seu superior quer encobrir o caso para não atrair atenção negativa. Karn, no entanto, tem todo o tipo de um funcionário do Império: rígido e obcecado por hierarquia, normas e procedimentos. Ele não vai largar esse osso. E nós sabemos para onde o rastro leva.

Passado, Kenari

As cenas do presente são alternadas com flashbacks da infância de Cassian no planeta florestal Kenari. Cassian é chamado de “Kassa” (seu verdadeiro nome), e logo conhecemos sua irmã mais nova, Kerri. A dupla é muito próxima, e assiste junto aos demais moradores de sua tribo uma nave cair do céu em uma área próxima de onde eles estão.

Não há adultos ou anciões na tribo de Kassa, pelo menos não neste primeiro momento. Os jovens formam um grupo para ir até o local da queda da nave, pintando-se como se fossem ao combate, mas usando casacos e jaquetas que indicam que eles não são tão primitivos assim.

Kassa se junta ao grupo e fica clara sua admiração (ou atração) pela líder. Kerri expressa sua preocupação com o irmão partindo em uma missão arriscada assim, mas acaba ficando para trás.

Curiosidades

– A paisagem do planeta Morlana One, sede da Pre-Mor, é similar à de Corellia, planeta Natal de Han Solo (Harrison Ford) mostrado em “Han Solo: Uma História Star Wars“, com o mesmo ar industrial. Já as ruas têm inspiração em “Blade Runner“, com a chuva constante e a atmosfera cyberpunk.

– Os interiores da Pre-Mor lembram a Cidade nas Nuvens de Bespin, onde Lando Calrissian (Billy Dee Williams) comandava uma mineradora de gás Tibanna em “O Império Contra-Ataca“. Logo se percebe que Bespin é muito mais limpa, um reflexo da vaidade de Lando.

– A tradição de comidas coloridas em “Star Wars” segue firme e forte. Após o leite azul em “Uma Nova Esperança” e o leite verde em “Os Últimos Jedi“, agora foi a vez do yakissoba azul em “Andor”. Um dos funcionários da Pre-Mor amassava a iguaria quando Syrill chega para mandar a equipe questionar os habitantes de Ferrix a respeito de quem matou os dois funcionários na noite anterior.

– No pátio de naves em Ferrix, muitos modelos novos são vistos, mas dois imediatamente saltam aos olhos. Uma é uma Y-Wing, caça bombardeiro utilizado pela Aliança Rebelde e, posteriormente, também pela resistência. Outra é uma nave do mesmo modelo (se não for a própria) Bestoon Legacy, utilizada pelo assassino dos Sith, Ochi de Bestoon. A nave aparece em “A Ascensão Skywalker“, quando Rey (Daisy Ridley), Poe Dameron (Oscar Isaac), Finn (John Boyega) e BB-8 fogem do planeta Pasaana. Ela foi utilizada por Ochi para sequestrar os pais de Rey quando ela era criança.

– Os cães que habitam em Ferrix também são vistos em “Han Solo” durante a sequência inicial em Corellia. Apesar de parecidos, eles não são o mesmo tipo de animal que acompanha os Tusken em Tatooine, como visto em “Ataque dos Clones” e “The Mandalorian“.

– O droide de Cassian já é um dos favoritos dos fãs. Não bastasse o visual, semelhante à uma lata de lixo ambulante, seu nome também é um sucesso: B2EMO, cujos caracteres formam uma expressão que soa como “seja muito emo”, em português.

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Conteúdos Relacionados