Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

A nova década de Star Wars: todas as séries e filmes anunciados pela Lucasfilm

Com treze obras em desenvolvimento, a primeira metade da nova década promete ser agitada para a franquia.

O final da segunda temporada de “The Mandalorian” deixou boa parte dos fãs de “Star Wars” anestesiados. A separação do mandaloriano Din Djarin (Pedro Pascal) e a criança Grogu era algo esperado, mas nem por isso menos emocionante. A temporada toda marcou o retorno de personagens adorados pelos fãs e apresentou outros novos que logo cativaram o público. Agora é hora dessa galáxia muito, muito distante se expandir.

Durante o Dia do Investidor da Disney, a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, anunciou 11 novas obras, entre filmes e séries, que irão se juntar a “The Mandalorian” e “The Book of Boba Fett” para compor esse universo. Enquanto a maioria ainda tem suas estreias distantes, algumas chegam ao Disney Plus já em 2021 para satisfazer o vazio deixado por Grogu nos corações dos fãs. Sem muitos detalhes sobre suas tramas, preparamos um apanhado de todos os anúncios, reunindo tudo que já foi dito sobre cada um deles – e especulando um pouco, também, pois não faz mal a ninguém. Aperte os cintos de sua nave e venha conosco. É como deve ser.

The Mandalorian

Em entrevista ao programa Good Morning America, Jon Favreau revelou que “The Book of Boba Fett” chegará ao Disney Plus antes da terceira temporada de “The Mandalorian”. Por mais doloroso que possa ser ter que esperar mais de um ano para reencontrar Din Djarin e o menino Grogu, este período trará novas estreias da franquia e dará tempo para o público digerir os acontecimentos da segunda temporada.

Ainda não há informações sobre a terceira temporada da série criada por Favreau e Dave Filoni. O retorno de Pedro Pascal ao papel principal é esperado, mas não se sabe para onde a história irá agora que o Mandaloriano e Grogu se separaram – na verdade, não se sabe nem se veremos a criança durante seu treinamento com Luke Skywalker. Mesmo assim, o episódio final da temporada, O Resgate, abre algumas possibilidades.

Djarin havia se comprometido a ajudar Bo-Katan Kryze (Katee Sackhoff) em sua jornada para unificar o povo mandaloriano; o fato de o protagonista ser o detentor por direito do darksaber (ainda que relutante), no entanto, promete criar rusgas entre os dois. Apresentada nas animações “The Clone Wars” e “Star Wars Rebels“, a dinâmica de poder dos mandalorianos é baseada em clãs e demonstrações de força similares à de “Game of Thrones“, além de um apego perigoso ao “caminho mandaloriano”, que instiga seus seguidores a um conflito quase permanente entre entre si. Por outro lado, Giarcarlo Esposito já adiantou que seu personagem, o vilão Moff Gideon, tem um papel importante na terceira temporada, e que iremos conhecê-lo melhor.

Previsões à parte, Favreau e Filoni já surpreenderam os fãs inúmeras vezes antes e sabem o que faz uma boa história em “Star Wars”. Resta esperar até 2022, quando a terceira temporada de “The Mandalorian” está prevista para estrear. Para saber mais sobre os mandalorianos, leia nossa coluna.

The Book of Boba Fett

A cena pós-créditos no final da segunda temporada de “The Mandalorian” foi a primeira da história de “Star Wars”, e fez-se justificar com o anúncio de “The Book of Boba Fett”. Temuera Morrison irá voltar ao papel do lendário caçador de recompensas e terá a companhia de Ming-Na Wen como a assassina de aluguel Fennec Shand. As gravações já estão em andamento, com a série tendo produção executiva de Jon Favreau, Dave Filoni e Robert Rodríguez, que dirigiu A Tragédia, episódio que marcou o retorno definitivo de Fett ao universo da franquia. Ainda não há mais informações sobre elenco e equipe.

A série será ambientada na mesma época de “The Mandalorian”, cerca de cinco anos após os acontecimentos de “O Retorno de Jedi“. O retorno de Fett ao palácio de Jabba the Hutt pode ser uma boa pista. Ele passou os últimos cinco anos em Tatooine sem sua armadura, e ainda não se sabe o motivo. O fato de ele saber que ela estava com Cobb Vanth (Timothy Olyphant) pode ser um indício da participação de Vanth na série, mas também de um possível respeito de Fett pelo uso que o xerife fazia dela em Mos Pelgo. O caçador de recompensas passou boa parte da vida trabalhando para Jabba the Hutt e passou maus bocados, e parece ter mudado seu temperamento. Espera-se que “The Book of Boba Fett” mostre essa nova postura, além de explicar o porquê de ele ter sido derrotado tão facilmente no poço do sarlacc em “O Retorno de Jedi“. A série estreia em dezembro de 2021.

Ahsoka

Depois de fazer sua aguardada transição das séries de animação ao live-action, Ahsoka Tano agora terá sua própria minissérie para Disney Plus. Rosario Dawson, que se encaixou como uma luva na personagem criada por George Lucas e Dave Filoni e interpretada até então por Ashley Eckstein, tem seu retorno confirmado, e Filoni já está trabalhando no roteiro da série, da qual também será produtor executivo junto a Jon Favreau. Ainda não há previsão de lançamento.

“Ahsoka” será ambientada na mesma timeline de “The Mandalorian”. Sua participação no episódio A Jedi revelou que ela está em busca do Grande Almirante Thrawn, um dos maiores vilões de “Star Wars”, possivelmente por crer que, ao encontrá-lo, poderá também encontrar Ezra Bridger, padawan que sumira junto do militar imperial no final de “Star Wars Rebels“. O logo da série também dá pistas interessantes, dado que a fonte utilizada é estilizada com traços das runas presentes no Mundo Entre Mundos, espaço entre dimensões sustentado pela Força no qual Ahsoka e Ezra fugiram de figuras sombrias como Darth Vader e o imperador Palpatine em “Rebels“. Para conhecer melhor Ahsoka, leia nossa coluna.

Rangers of the New Republic

Mais uma história ambientada na época de “The Mandalorian”, “Rangers of the New Republic” deverá contar a história dos pilotos da Nova República que patrulham a Orla Exterior da galáxia, tentando manter a paz como podem. Até agora, conhecemos quatro patrulheiros: Carson Teva (Paul Sun-Hyung Lee), Trapper Wolf (Dave Filoni), Sash Ketter (Deborah Chow) e Jib Dodger (Rick Famuyiwa). Dado que os últimos são interpretados por parte da equipe da Lucasfilm, é improvável que seus personagens apareçam na série; Lee, por sua vez, ainda não foi confirmado. Jon Favreau e Dave Filoni serão produtores executivos, e a série terá intersecção com “The Mandalorian” e “Ahsoka”, que irá culminar em um grande evento nas três produções.

Uma série focando nos patrulheiros da Nova República é uma pedida dos fãs desde sua primeira aparição em “The Mandalorian”, no episódio O Prisioneiro. Na segunda temporada, o patrulheiro Carson Teva apareceu em A Passageira e O Cerco, chegando a promover Cara Dune (Gina Carano) a marechal da Nova República. Seu relato nesses episódios dão conta de uma galáxia sem rumo, principalmente na Orla Exterior, carecendo de patrulhamento e combate ao crime e insurgências de imperiais remanescentes.

Rogue Squadron

Um dos principais anúncios do Dia do Investidor da Disney, “Rogue Squadron” será um filme sobre o núcleo de pilotos de “Star Wars”, um dos mais celebrados da franquia. Junto ao anúncio, foi divulgado também um teaser (acima), que mostra a diretora Patty Jenkins falando sobre sua relação pessoal com caças e velocidade. Em entrevista ao Collider, ela revelou estar trabalhando em parceria com outro roteirista, ainda desconhecido, e que o trabalho está adiantado:

“Quero que ele tenha seu próprio anúncio, então vou esperar até isso ser revelado. Estamos bem adiantados, estamos terminando o tratamento, basicamente, que é bem grande. Então acaba que estaremos bem perto de um roteiro definido quando eu terminar o tratamento do meu processo. Então, sim, estamos trabalhando nisso já há algum tempo. Está indo muito bem.”

“Rogue Squadron” será um filme sobre os pilotos de caça da Aliança Rebelde e, posteriormente, da Nova República. O esquadrão (conhecido como “Esquadrão Desordeiro” no Brasil) é um favorito entre os fãs de “Star Wars“, com diversas publicações e jogos de videogame sendo lançados ao longo das décadas de 1990 e 2000. Esses materiais não integram mais o novo cânone da Lucasfilm após a compra pela Disney, mas o esquadrão já existe no novo universo. Revelado no quadrinho Star Wars #52, de 2018, o Rogue Squadron é batizado por Luke Skywalker em homenagem ao sacrifício de Jyn Erso e sua equipe em “Rogue One: Uma História Star Wars“. O esquadrão continua ativo até após a Batalha de Endor em “O Retorno de Jedi“, sendo mencionado por Wedge Antilles no jogo “Star Wars Squadrons“.

A estreia de “Rogue Squadron” está prevista para 22 de dezembro de 2023.

Taika Waititi

Um filme da franquia dirigido pelo vencedor do Oscar Taika Waititi fora anunciado inicialmente em maio, com roteiro do próprio Waititi junto a Krysty Wilson-Cairns, de “1917“. Durante o Dia do Investidor da Disney, Kathleen Kennedy descreveu um pouco do projeto: “a abordagem de Taika para ‘Star Wars’ será fresca, inesperada e… única. Seu enorme talento e senso de humor irão garantir uma experiência inesquecível para o público.

Não foram dados detalhes sobre o que será essa nova produção “Star Wars”, e nem sua data de estreia, mas o filme está programado para ser lançado nos cinemas. No último calendário divulgado, a franquia tinha datas reservadas em 22 de dezembro de 2023, 19 de dezembro de 2025 e 17 de dezembro de 2027. Resta saber se este novo projeto se encaixa em 2025 ou 2027.

Obi-Wan Kenobi

Uma série sobre a vida de Obi-Wan Kenobi em Tatooine protegendo um jovem Luke Skywalker era uma pedida dos fãs havia anos. Quando Kathleen Kennedy e Ewan McGregor confirmaram o projeto no palco da D23 em agosto de 2019, os fãs foram à loucura. Além de McGregor, a série também terá o retorno de Hayden Christensen como Anakin Skywalker/Darth Vader, no que Kennedy prometeu ser “a revanche do século“.

Kenobi e Skywalker se viram pela última vez em “A Vingança dos Sith“, em um duelo no planeta Mustafar vencido pelo mestre Jedi. Em “O Retorno de Jedi“, quando Luke apela para a bondade em Vader, o vilão responde que “Obi-Wan já pensou como você“, o que pode ser uma pista de como será o reencontro entre a antiga dupla de mestre e aprendiz, agora inimigos mortais. A série será ambientada dez anos após “A Vingança dos Sith” e nove anos antes de “Uma Nova Esperança“, quando Kenobi morre pelas mãos de Vader abordo da Estrela da Morte.

Com direção de Deborah Chow, que trabalhou em episódios memoráveis da primeira temporada de “The Mandalorian” como O Pecado e O Acerto de Contas, e roteiro de Joby Harold, “Obi-Wan Kenobi” será uma minissérie com seis episódios. Sua estreia está prevista para 2022 no Disney Plus. Para saber mais sobre Obi-Wan, leia nosso perfil do personagem.

Andor

Rogue One: Uma História Star Wars” é um dos mais bem sucedidos projetos da Lucasfilm desde sua aquisição pela Disney. Agora, “Andor” espera repetir o sucesso no Disney Plus. Diego Luna retorna como o espião rebelde Cassian Andor nesse suspense de espionagem ambientado nos primeiros dias da Aliança Rebelde. Não há maiores informações sobre enredo, mas a série se passa no mesmo período da animação “Star Wars Rebels“, que mostra justamente a unificação das várias células rebeldes em um movimento único contra o Império. Com isso, não seria surpresa ver personagens da animação fazendo sua transição para o live-action.

O elenco também terá Genevieve O’Reilly como Mon Mothma e Alan Tudyk como o androide K-2S0, além de Denise Gough, Stellan Skarsgard, Adria Arjona e Kyle Soller. Toby Haynes dirige os três primeiros episódios da série. Tony Gilroy será o único showrunner após a saída de Stephen Schiff do posto. Schiff continuará creditado como roteirista junto a Tony, Dan Gilroy e Beau Willimon. “Andor” já está em produção em Londres, e tem estreia prevista para 2022.

The Bad Batch 

Nova animação de Dave Filoni, “The Bad Batch” dará continuação aos acontecimentos de “The Clone Wars“, agora sob o olhar da Clone Force 99 – mais conhecida como Bad Batch (ou “Os Mal Feitos”, na tradução oficial). Uma unidade de clones geneticamente alterados e aprimorados, o grupo apareceu pela primeira vez em seu arco próprio na sétima temporada de “The Clone Wars“. A Bad Batch conduzia missões de alto risco durante as Guerras Clônicas, e agora, com a ascensão do Império, se vê sem mestre e precisando aceitar missões cada vez mais arriscadas para sobreviver.

As vozes dos clones serão novamente fornecidas por Dee Bradley Baker, que já os dublava na série original. Outro membro do elenco confirmado é Ming-Na Wen, que será uma jovem Fennec Shand. Filoni será produtor executivo da série, junto a Athena Portillo, Brad Rau, Jennifer Corbett e Josh Rimes. Corbett é a roteirista principal, com Rau atuando como diretor supervisor. “The Bad Batch” estreia em 2021 no Disney Plus.

Lando

Desde sua primeira aparição, na pele de Billy Dee Williams em “O Império Contra-Ataca“, Lando Calrissian é um dos personagens mais queridos de “Star Wars”. A versão mais jovem criada por Donald Glover em “Han Solo: Uma História Star Wars” só fez crescer a mística ao redor do estilo e gosto por apostas do personagem.

Agora, Justin Simien, de “Cara Gente Branca“, irá comandar uma série própria do personagem para Disney Plus. Ainda não foi divulgado se Glover retorna ao papel, mas sua iteração de Lando é um dos pontos fortes de “Han Solo” e tornou-se referência para os fãs. Ainda não há previsão de lançamento.

The Acolyte

Entre todas séries anunciadas, “The Acolyte” é certamente a com proposta mais ousada. O projeto de Leslye Headland foi anunciado inicialmente em abril, e vinha sendo mantido em total segredo até o Dia do Investidor da Disney – muito disso se deu para aguardar o lançamento das novas obras de “Star Wars” ambientadas em uma nova era da história da franquia, a Alta República. Além de Headland, a série terá produção de Rayne Roberts, membro do Lucasfilm Story Group que já trabalhou em obras como “Rogue One: Uma História Star Wars“, “Han Solo: Uma História Star Wars” e a série “Star Wars Rebels“, além da trilogia recente da Saga Skywalker.

“The Acolyte” será ambientada no final da Alta República, cerca de 50 anos antes de “A Ameaça Fantasma“. A Alta República foi o período no qual os Jedi estiveram no auge de seu poder e influência, sendo os autênticos guardiões da paz e da justiça que costuma-se descrever. A série irá contar uma história do Lado Sombrio da Força e terá uma protagonista feminina. Com todos esses indícios apontando para o início do fim da Ordem Jedi, muitos fãs vêm especulando que “The Acolyte” irá mostrar um jovem Palpatine ou mesmo seu mestre, Darth Plagueis.

Visions

“Visions” é mais uma das expressões de afinidade entre “Star Wars” e a cultura japonesa, mas a primeira que se manifesta nas telas através de uma mídia típica. Além da clara influência de Akira Kurosawa e de histórias de samurai sobre as obras originais de George Lucas, livros como “Estrelas Perdidas” e “Leia: Princesa de Alderan“, ambos da autora Claudia Gray, já foram adaptados ao formato mangá.

Com estreia prevista para 2021, “Visions” irá trazer dez histórias que celebram o universo de “Star Wars” contadas por dez dos maiores estúdios produtores de anime do Japão. A série será uma antologia, o que a permite explorar momentos e contextos diferentes da galáxia da franquia.

A Droid Story

Em seu próprio filme para televisão, os droides C-3PO e R2-D2 irão embarcar em uma nova aventura junto a um novo herói da franquia, ainda desconhecido. A ausência de BB-8 e D-O, no entanto, indica a possibilidade de o filme ser ambientado antes dos acontecimentos de “O Despertar da Força” e da nova trilogia.

O projeto vem sendo descrito como uma intersecção entre animação e efeitos visuais, remetendo possivelmente para um formato híbrido entre live-action e animação. Ainda não há maiores informações sobre elenco, equipe ou data de lançamento de “A Droid Story”.

==

Fique ligado no Cinema Com Rapadura para saber todas as novidades de “Star Wars”!

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Conteúdos Relacionados