Cinema com Rapadura

Colunas   domingo, 07 de abril de 2019

Star Wars: Episódio IX, The Mandalorian e mais – conheça as atrações da Star Wars Celebration 2019

Entre os dias 11 e 15 de abril, Chicago será o centro da galáxia para os fãs de "Star Wars".

Entre os dias 11 e 15 de abril, Chicago será a grande Meca para um dos maiores fandoms da cultura pop: “Star Wars“. É nesse período que ocorre a Star Wars Celebration, conferência anual dedicada exclusivamente à galáxia muito, muito distante. Em um ano cheio para a franquia, a Celebration de 2019 promete ser a maior até agora, com mais de 140 painéis ao longo de quatro dias e mais de 70 convidados com presença confirmada.

Como acontece em toda convenção do tipo, é comum os auditórios estarem lotados de fãs com horas de antecedência, a feira estar em polvorosa com diversos artigos exclusivos e cosplays incríveis e a área de meet-and-greet com artistas estar toda agendada há meses. Nem sempre é possível ver e fazer tudo que se quer, principalmente daqui do Brasil. Mas não temam, padawans! O Cinema Com Rapadura preparou um guia com os principais painéis e atrações da Celebration 2019, para você não perder nenhum detalhe.

Star Wars: Episódio IX – sexta-feira, 12 de abril, às 13h (horário de Brasília)

Sem dúvida, este será o grande momento da Celebration. O painel sobre “Star Wars IX” promete sanar toda a expectativa dos fãs, todas as dúvidas e toda a ansiedade. Até agora, o filme que será a conclusão da saga da família Skywalker nos cinemas não tem título definido nem qualquer imagem ou vídeos divulgados oficialmente (apenas a foto comemorando o fim das filmagens, vista acima). A presença da presidente da Lucasfilm Kathleen Kennedy e do diretor J.J. Abrams é o principal sinal de que todas estas revelações foram guardadas para esta ocasião. Além deles, Oscar Isaac – o piloto Poe Dameron – também afirmou que estará na Celebration, muito provavelmente para participar deste painel, quem sabe, junto ao restante do elenco. Ajuste seu calendário e comece a contar os segundos, porque você não vai querer perder nenhum detalhe!

O elenco de “Star Wars: Episódio IX” conta com os retornos de Carrie Fisher, Mark Hamill, Daisy Ridley, John Boyega, Lupita Nyong’o, Domhnall Gleeson, Kelly Marie Tran, Billie Lourd, Greg Grunberg e Billy Dee Williams. Nomes que aparecerão pela primeira vez na série incluem Richard E. Grant, Matt Smith, Naomi Ackie, Keri Russell e Dominic Monaghan. O longa tem estreia marcada para 20 de dezembro de 2019.

The Mandalorian – domingo, 14 de abril, às 13h (horário de Brasília)

Outro grande mistério para os fãs é a série “The Mandalorian“, a primeira em live-action do universo de “Star Wars” e que estreará pelo novo serviço de streaming Disney+. Tendo terminado sua produção no mesmo dia que “Star Wars IX”, também há pouquíssimas informações sobre o enredo da série ou seus personagens. Estes são alguns dos tópicos que o criador da série Jon Favreau, e o produtor executivo e guru da franquia Dave Filoni pretendem esclarecer durante o painel, além de revelar novas imagens e – por que não? – vídeos da série. Ainda não foram confirmadas presenças dos membros do elenco, mas a expectativa é de que Pedro Pascal, que interpreta o protagonista mandaloriano ainda sem nome, também apareça.

Nomes confirmados do elenco incluem, além de Pascal, Nick Nolte, Gina Carano, Carl Weathers, Emily Swallow, Giancarlo Esposito, Omid Abtahi e Werner Herzog. “The Mandalorian” será lançada com exclusividade na futura plataforma de streaming da Disney, o Disney+. Ainda sem data de estreia confirmada, é certo que a série será lançada no segundo semestre de 2019. Saiba mais sobre os mandalorianos nesta coluna.

Star Wars na TV

Antes de “The Mandalorian”, o universo de “Star Wars” nas telinhas sempre foi bastante ativo, mas com séries de animação. Todas marcaram sua época e fizeram história dentro da mitologia desta galáxia muito, muito distante, e estarão presentes na Celebration também. Para os fãs que querem conhecer mais ou apenas matar a saudades de certos personagens, acompanhar estes painéis certamente é uma boa pedida.

Star Wars Rebels (13/04, 14:45): ambientada nos anos entre “A Vingança dos Sith” e “Uma Nova Esperança“, “Rebels” acompanha a tripulação da nave Ghost, que aparece brevemente em “Rogue One: Uma História Star Wars“: a general da rebelião Hera Syndulla, o lasat Zeb Orrellius, a mandaloriana Sabine Wren, o droide Chopper e os Jedi Kanan Jarrus e Ezra Bridger. Eles são um grupo de contrabandistas tentando ajudar a população do planeta Lothal a resistir à ocupação do Império. Ao longo de suas quatro temporadas, a série expandiu o universo da franquia, mostrando momentos importantes como a formação da Aliança Rebelde, e resgatou personagens queridos, como Darth Maul, Ahsoka Tano e o Grande Almirante Thrawn – além, claro, do próprio Darth Vader. Durante o painel, o criador da série, Dave Filoni, volta ao palco da Celebration para falar sobre a produção da obra, embora sem novos anúncios.

The Clone Wars (14/04, 15:30): encerrada abruptamente durante sua sexta temporada, “The Clone Wars” foi uma das últimas obras deste universo a ser concebida pelo próprio George Lucas, novamente com participação de Dave Filoni. Poucas obras tiveram sua ousadia para expandir o cânone de “Star Wars”, chegando até mesmo a introduzir a togruta Ahsoka Tano, padawan de ninguém menos que Anakin Skywalker e uma das personagens mais amadas pelos fãs, apresentar a cultura mandaloriana, resgatar a metade sobrevivente de Darth Maul e explorar a própria natureza da Força. Agora a série ganhará um final digno com uma sétima temporada que irá ao ar via Disney+, e que promete amarrar todas as pontas soltas e ligá-la ao início do terceiro filme da saga, “A Vingança dos Sith“.

Star Wars Resistance (15/4, 15:30): esta é a primeira série a se passar na mesma época de “O Despertar da Força“, chegando até mesmo a mostrar acontecimentos do filme sob perspectivas diferentes. A trama acompanha Kazuda “Kaz” Xiono, antigo piloto da Nova República que é recrutado para a Resistência por ninguém menos que Poe Dameron para monitorar a expansão da Primeira Ordem na Orla Exterior da galáxia. Designado para a estação Colosso no planeta Castilon, Kaz vê em primeira mão como um regime ditatorial tal qual a Primeira Ordem vem a ganhar a simpatia de os cidadãos comuns, até que seja tarde demais. Os produtores da série Justin Ridge, Athena Portillo e Brandon Auman mostrarão um pouco do que veremos na segunda temporada da animação, e o painel terá a presença de todo o elenco de vozes.

Star Wars além das telas

Nem só de cinema e televisão vive este universo! Livros, quadrinhos e outras mídias são grande parte das histórias que fazem “Star Wars” crescer e também estarão na Celebration.

Vader Immortal (12/04, 15:30): primeira empreitada da Lucasfilm no campo da realidade virtual, a série proporcionará ao expectador acompanhar Darth Vader explorando sua fortaleza no planeta vulcânico Mustafar – que vimos em “Rogue One: Uma História Star Wars” e cujos quadrinhos do Lorde Sith apresentaram muito bem no arco da MarvelDarth Vader: Dark Lord of the Sith“.

Lucasfilm Publishing (12/04, 19:45): alguns dos maiores nomes da literatura de “Star Wars” se juntam para falar de seus próximos projetos – e também um pouco dos antigos, que conquistaram os corações de tantos fãs. Presenças garantidas são Timothy Zahn (“Thrawn“), Claudia Gray (“Estrelas Perdidas“), E.K. Johnston (“Ahsoka“) e Delilah S. Dawson (“Phasma“). No dia 13/4 também haverá uma mesa-redonda com os autores mediada pela editora Del Rey, que publica os livros da franquia nos Estados Unidos.

Galaxy’s Edge (13/04, 14:45): a equipe da Disney apresenta novos detalhes, vídeos, imagens e informações sobre a área dedicada a “Star Wars” que será inaugurada nos parques de de Anaheim, na Califórnia, e Orlando, na Flórida. Dentre as atrações, os fãs poderão explorar estabelecimentos ligados à Resistência e à Primeira Ordem, além de explorar um Star Destroyer e até mesmo pilotar a Millennium Falcon. Os parques abrirão ao público em 31 de maio na Califórnia e em 29 de agosto na Flórida.

Sisters of the Force (13/04, 16h): “Star Wars” sempre foi uma franquia marcada por personagens femininas fortes e de papel essencial para a história. Neste painel, a moderadora Ashley Eckstein, voz de Ahsoka Tano em “The Clone Wars” e “Star Wars Rebels“, receberá diversas convidadas (além de algumas surpresas) para falar da importância da presença feminina nesta galáxia muito, muito distante.

Marvel Comics (13/04, 17:30): os quadrinistas Greg Pak e Ethan Sacks comandam um painel sobre os quadrinhos de “Star Wars” na Marvel Comics. A dupla falará sobre seus respectivos projetos – “Star Wars: Age of Rebellion” e “Star Wars: Galaxy’s Edge“, respectivamente – e apresentará alguns dos demais que estão por vir, além de mostrar o processo de produção de um quadrinho junto à Lucasfilm.

Além dos painéis mencionados, a convenção terá mais diversas atrações. A feira da convenção promete impressionar a todos com cosplays, artes e produtos exclusivos confeccionados de fã para fã. Por fim, diversos grandes nomes da franquia estarão presentes e participarão todos os dias do programa “The Star Wars Show“. Fique ligado no Cinema Com Rapadura para não perder as principais novidades da Star Wars Celebration 2019!

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Conteúdos Relacionados